NOVA AURORA

PARANÁ

Mostra de Teatro de Bonecos e oficinas estão na programação da Biblioteca Pública

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná recebe nesta sexta-feira (19) a abertura da 5ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos. O evento, organizado pela Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB), é uma homenagem ao bonequeiro Manoel Kobachuk, que faleceu em julho de 2023. A programação segue até o dia 27 de janeiro com apresentação de teatro, exibição de documentário e oficina.

Além da mostra, a programação da semana da BPP tem a Hora do Conto, com a leitura de “O Nascimento do Dragão”, de Catherine Louis e Marie Sellier Wang Fei, às 11h e 15h até quinta; na sexta e no sábado, somente às 11h, na Seção Infantil.

Na quinta (18) acontece a oficina de Origami, com Denise Krukoski, às 13h, que tem distribuição de 45 senhas direcionadas às crianças. No mesmo dia, às 18h, será realizado o primeiro encontro do minicurso sobre Emiliano Perneta, que propõe um percurso pela vida e obra do poeta paranaense, com inscrições já encerradas.

Leia Também:  Paraná vai exportar tecnologia de chamada por reconhecimento facial para Portugal

Na sexta (19), às 14h30, o Cine Pipoca exibe o filme “Zootopia: Essa Cidade é o Bicho” (2016), com distribuição de senhas para 132 pessoas. No dia 20, sábado, haverá a ação performativa “Onde nascem os ventos?”, uma oficina de gravuras em relevo da artista visual Iriana Vezzani, das 9h às 12h45, nas rampas externas da BPP (caso chova não haverá atividade). O evento terá distribuição de senhas, com capacidade máxima para 50 pessoas.

A programação ainda conta com o Sábado Lúdico, evento para crianças de 6 a 12 anos voltado para o aprendizado de RPG e card games, das 11h30 às 13h.

O público poderá conferir também duas exposições: “Diapositivos”, projeção de fotos históricas da Biblioteca, e “Entre Memórias e Leituras”, de João Carlos Pontes, no hall do segundo andar. Todas as atividades da BPP são gratuitas. 

Para conferir a programação detalhada, clique AQUI.

Serviço:

Biblioteca Pública do Paraná

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba – PR

(41) 3221-4900 

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e sábados, das 8h30 às 13h
 

Leia Também:  Ana Castela anuncia "Boiadeira Internacional", primeiro DVD da carreira que será gravado na tríplice fronteira, próximo dia 10 de maio na FESPOP

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Estão abertas inscrições da 1ª Olimpíada Nacional de Inovação, Ciência e Tecnologia

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA