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Estado investe R$ 26,3 milhões para apoiar municípios com coleta de resíduos no Litoral

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O Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), repassou R$ 26,3 milhões para as prefeituras dos municípios do Litoral intensificarem a coleta de resíduos sólidos durante a temporada do Verão Maior Paraná 2023-2024. A medida busca suprir a alta demanda da região em razão do aumento expressivo no fluxo de turistas.

Entre as ações estão a coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos; desassoreamento e limpeza dos canais; além de atividades relacionadas à educação ambiental. O recurso permitiu também aos municípios instalarem biodigestores para evitar a possível contaminação gerada pelos banheiros químicos.

“A nossa preocupação sempre foi tornar o Verão Maior Paraná cada vez mais sustentável, por isso repassamos às cidades do Litoral mais de R$ 26 milhões para serem investidos em limpeza pública. Para além das nossas belezas naturais, queremos que as pessoas visitem o Paraná também por causa da limpeza. Esse é um atrativo a mais que podemos oferecer”, afirma o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Em Matinhos, por exemplo, o investimento por parte do Estado fez com que o número de coletores de lixo passasse de 30 para 70 profissionais. Já a equipe responsável pela varrição da praia saltou de 40 para 120 pessoas. Ampliação de quadro pessoal que também foi acompanhada por novos equipamentos, com a incorporação de sete caminhões compactadores de lixo neste período do ano, totalizando 15 veículos.

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“Um exército de pessoas foi contratado para fazer esse serviço de limpeza, com novos caminhões e equipamentos adequados”, diz Souza.

De acordo com a prefeitura de Matinhos, o lixo recolhido passa de 55 toneladas/dia na baixa temporada para 140 toneladas/dia na alta estação, entre os meses de dezembro e março.

OUTROS MUNICÍPIOS – Estrutura mais robusta que se vê também nos outros seis municípios do Litoral. Em Guaratuba, a quantidade de lixo gerado mais do que dobra nesta época do ano, pulando de 33 toneladas/dia para 74 toneladas/dia, com picos de até 180 toneladas/dia nos momentos de maior movimento de pessoas, como nas festas de fim de ano. Para dar conta, são 12 caminhões compactadores e 103 profissionais diretamente envolvidos com a limpeza pública.

Já em Pontal do Paraná, o incremento orçamentário garantiu à operação 12 caminhões compactadores; quatro caminhões de coleta seletiva; e duas caçambas e duas pás carregadeiras para a limpeza das praias. Os coletores de lixo saltaram de 12 para 48, além de 45 profissionais que foram destacados para a limpeza da faixa de areia. Na cidade, o lixo recolhido costuma passar de 40 toneladas/dia para 125 toneladas/dia no verão.

ILHA DO MEL – O contrato de gestão entre a prefeitura de Paranaguá e o Instituto Água e Terra permitiu a contratação de 40 funcionários para serviço especializado de limpeza, varrição, coleta e transporte de resíduos sólidos (lixo orgânico, reciclável e entulhos) da Ilha do Mel para o continente (Paranaguá), além de equipamentos de proteção individual (EPIs), ferramentas e material necessário para a efetivação do serviço.

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São, ainda, cinco quadriciclos elétricos para o transporte do lixo; um caminhão compactador de resíduos e seis banheiros químicos disponibilizados para a população, veranistas e turistas.

Somente na Ilha o lixo coletado alcança, em média, 10,2 toneladas/dia na alta temporada, um número quatro vezes maior ao registrado em outros períodos do ano. “O meio ambiente do Paraná é o principal beneficiado a partir de ações como essa promovida pelo Instituto Água e Terra”, destaca Souza.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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