14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Fazenda do Paraná realiza primeira movimentação orçamentária com novo sistema

    Publicado em

    A Secretaria da Fazenda realizou nesta segunda-feira (15) a abertura da execução do exercício orçamentário do Estado para 2024 pelo novo Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic). O início do exercício também foi marcado por uma reunião on-line com mais de 500 participantes, na qual os núcleos fazendários de todos os órgãos, secretarias e autarquias puderam tirar dúvidas, alinhar procedimentos e receber orientações.

    A diretora-geral da Fazenda Estadual, Marcia do Valle, aprovou o primeiro empenho neste início da operação do sistema em todo o Estado, uma alocação de despesas referente a encargos gerais da folha de pagamentos e a despesas operacionais da pasta e da Receita Estadual do Paraná.

    “O futuro financeiro do Estado se molda com base nessas inovações, promovendo uma gestão mais ágil e alinhada com as demandas contemporâneas. Dessa maneira, a iniciativa reflete nosso comprometimento em modernizar e otimizar as práticas financeiras, que visam sempre à eficiência e à transparência na condução dos recursos públicos”, destaca a diretora.

    Leia Também:  Tecpar abre edital para selecionar empresas para programa de incubação

    No período que antecedeu a abertura do orçamento, foram efetuados ajustes finos no sistema. Na última quarta-feira (10), departamentos internos da Fazenda e o núcleo fazendário do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) já começaram a usar o Siafic para realizar operações na plataforma. Por meio delas foi possível observar o funcionamento efetivo do sistema e sugerir pequenas adequações, com o objetivo de garantir uma transição sem incidentes significativos.

    MODERNIZAÇÃO FISCAL – O Siafic faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), uma iniciativa que visa conferir mais eficiência à aplicação dos recursos públicos. O sistema não apenas promove a integração entre diferentes módulos e sistemas da administração pública, mas também introduz novas funcionalidades, incluindo a certificação digital nos processos internos. Todas as informações orçamentárias e fiscais estão integradas com o Portal da Transparência.

    Ao longo de 2023, órgãos da administração direta e vinculados ao Governo do Paraná, assim como os Poderes Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e a Defensoria Pública, utilizaram o sistema para lançar dados e auxiliar na elaboração da Lei Orçamentária Anual 2024.

    Leia Também:  Alunos do Ganhando o Mundo de Campo Mourão ganham apoio do Núcleo Regional de Educação

    CAPACITAÇÃO – Na última sexta-feira (12), mais de 150 servidores participaram de um treinamento online sobre a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) no Siafic. O evento, coordenado pela Diretoria de Contabilidade Geral do Estado (DCG) e pelo Núcleo de Fiscalização Setorial (NFS) da Secretaria de Estado da Fazenda, faz parte das séries de atualização do novo sistema financeiro estadual. Todo o conteúdo dos tutorais pode ser acessado AQUI.

    O treinamento foi direcionado aos servidores da Secretaria da Fazenda e aos Núcleos Fazendários Setoriais. O objetivo principal foi ampliar os conhecimentos sobre a EFD-Reinf, e os tutoriais abordaram regras, procedimentos e implicações associadas ao envio correto das informações por meio do Siafic.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Incubada no Tecpar, startup quer aumentar eficiência do processo de geração de energia solar

    Published

    on

    By

    Uma solução inovadora para reduzir custos e aumentar a eficiência no setor de energias renováveis está sendo desenvolvida com o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A proposta é da i9+ Baterias Elétricas e Energias, empresa selecionada no mais recente edital da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), voltado ao fomento de empreendimentos de base tecnológica.

    Com o apoio da Intec, a empresa trabalha na criação de um equipamento que avalia a eficiência e a degradação dos painéis solares, chamado Traçador de Curva IxV de baixo custo para módulos solares fotovoltaicos.

    Os traçadores são utilizados para diagnosticar problemas nos módulos fotovoltaicos, como condições de sombreamento, conexões defeituosas ou de degradação, e também para medir o potencial de geração de energia desses painéis.

    O gerente do Creative Hub do Tecpar, Rogério Moreira de Oliveira, explica que muitos painéis que são descartados após um período de vida útil ainda têm condições de gerar energia. O projeto da i9+ propõe uma segunda aplicação para esses painéis, ou seja, que eles sejam usados para formar módulos para geração fotovoltaica com 70% de vida útil de geração de energia – e todos dentro do mesmo padrão.

    “Para conseguir identificar esses padrões e saber o quanto cada um desses painéis ainda está gerando de energia, será aplicado o traçador de curva que está sendo desenvolvido. O equipamento faz essa identificação para que seja possível montar estações para geração de energia fotovoltaica, usando painéis com a mesma capacidade”, diz.

    Sandro Moreira, CEO da i9+, ressalta que ter apoio do Tecpar neste projeto é fundamental, porque permite contar com infraestrutura especializada, suporte técnico e conexões estratégicas. Para ele, isso facilita tanto o aprimoramento do produto quanto sua futura inserção no mercado.

    Leia Também:  Movimentação de turistas triplica no Litoral na segunda semana do cruzeiro

    “Buscamos a Intec para acelerar o desenvolvimento e a validação do nosso produto, aproveitando a estrutura e o suporte oferecidos. Nosso objetivo com essa parceria é transformar a inovação em uma solução viável para o mercado, garantindo acesso a recursos tecnológicos e networking qualificado”, salienta.

    Por ter sido selecionada na modalidade residente do programa da Intec, a i9+ Baterias contará com um espaço físico para estabelecer sua linha de desenvolvimento, além de todos os recursos que o Tecpar, via Creative Hub, coloca à disposição das incubadas.

    “A Intec pode dar o aval necessário para um projeto que está iniciando e que muitas vezes ainda é desconhecido no mercado. Pelo fato de ter sido selecionada por uma incubadora tecnológica, essa empresa já ganha uma visibilidade diferenciada frente ao mercado, e na medida que o projeto necessite, ela recebe todo o apoio das mentorias nas áreas de negócio e tecnologia”, enfatiza o gerente do Creative Hub.

    DIFERENCIAL – O CEO da i9+ explica que o produto que está sendo desenvolvido com o apoio da Intec se destaca por integrar, em um único equipamento, a medição elétrica e a captura de parâmetros ambientais para a avaliação do desempenho e da degradação dos módulos fotovoltaicos. Segundo ele, não há indícios de que exista no Brasil o desenvolvimento de hardware e de software dessa natureza.

    “Nosso produto atende a necessidade de monitoramento e análise do desempenho dos painéis fotovoltaicos. Ele permite prever falhas e otimizar a geração de energia, garantindo maior eficiência e durabilidade dos sistemas solares. Isso representa economia para os consumidores e maior confiabilidade para o setor”, afirma.

    De acordo com Sandro Moreira, ao utilizar métodos avançados – que combinam diversos tipos de análises e Inteligência Artificial – o sistema da i9+ corrige e processa os dados coletados, possibilitando comparações precisas com as especificações dos fabricantes e com registros históricos.

    Leia Também:  Teatro e exposições: confira as atrações dos espaços culturais do Estado para o 7 de setembro

    Embora existam diversos tipos e marcas de traçadores no mercado, seus custos ainda são bastante elevados. Este é outro diferencial do produto da i9+. “Essa abordagem integrada e de baixo custo confere uma análise mais abrangente e automatizada, diferenciando-o dos traçadores convencionais disponíveis tanto no mercado nacional quanto internacional”, destaca.

    Nossa tecnologia tem impacto positivo no meio ambiente, pois contribui para o melhor aproveitamento da energia solar, reduzindo desperdícios e incentivando o uso de fontes limpas e renováveis. Além disso, beneficia o setor energético, permitindo diagnósticos mais precisos e manutenção preventiva em instalações fotovoltaicas.

    EDITAL – A Intec está com edital aberto até 2026 para novos ingressos de empresas ou startups interessadas em participar do seu programa de incubação.

    Atualmente, sete startups de base tecnológica participam do programa de incubação do Tecpar, e outras duas estão em processo de adesão. A intenção do instituto é chegar a 20 empresas apoiadas.

    A oportunidade é voltada para empresas de base tecnológica, ou seja, aquelas que investem em tecnologia nos seus processos, no desenvolvimento de seus produtos, e que sejam, preferencialmente, empresas de hardware.

    Para se candidatar a uma vaga, os participantes precisam demostrar inovação em seu projeto de produtos, serviços ou modelos de negócio inovadores, conforme critérios que serão avaliados por uma banca examinadora.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA