PARANÁ
Turismo longe do mar: trilhas, montanhas e cachoeiras são opções alternativas no Litoral
Publicado em
5 de janeiro de 2024por
Itajuba TadeuIlha do Mel, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Morretes e Antonina. É inegável a beleza natural do Litoral. Praias limpas e seguras, com um mar em ótimas condições de balneabilidade, e atrações culturais. Um combo perfeito para fazer a alegria dos turistas na temporada de verão. Mas há também passeios incríveis pelo patrimônio natural da região que vão além da faixa de areia.
O Instituto Água e Terra (IAT) administra no Litoral cinco Unidades de Conservação (UCs) que estão abertas à visitação do público. Esses complexos ambientais com montanhas, trilhas e cachoeiras ajudam o veranista a se divertir, conhecer melhor o ecossistema local e colaborar com a preservação da natureza. Confira cinco passeios incríveis para aproveitar a temporada.
ILHA DO MEL
Destaque do turismo paranaense, o Parque Estadual Ilha do Mel se tornou Unidade de Conservação em 2002. Entre trilhas, morros, e claro, o mar, a ilha possui cinco pequenos vilarejos: Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza. Para quem gosta de surf, a praia de Brasília, a mesma que abriga o Farol das Conchas, é o local perfeito. Já quem gosta de mar calmo, o lado de Encantadas, logo na chegada das balsas, é uma ótima opção.
O icônico Farol das Conchas pode ser acessado por uma trilha seguida de uma escadaria com 150 degraus. No topo do Morro das Conchas é possível ter uma belíssima visão panorâmica da ilha.
Em Encantadas, os visitantes podem caminhar até a Gruta das Encantadas, um dos patrimônios mais relevantes da UC. Diz a lenda caingangue que nesse local viviam algumas mulheres chamadas encantadas (deusas-sereias), que bailavam e cantavam ao nascer do sol e ao crepúsculo.
Outro ponto é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1679 por escravizados para proteger as minas de ouro descobertas pelos portugueses em Paranaguá, em 1646. A muralha de pedra conta com 10 metros de altura, voltada para o leste da ilha e ainda mantém os canhões originais da época. O local está aberto para visitação de forma controlada, visto que o espaço está em fase de obras de conservação, executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Há dois caminhos para se chegar à Ilha do Mel e é preciso embarcar em balsas, o que torna o passeio ainda mais agradável. Por Paranaguá a duração é de 1h30. Embarcando via Pontal do Sul, são 30 minutos. As passagens podem ser compradas no local, ou via internet, pela Abaline, com ida e volta custando entre R$ 44,18 e R$ 80 por pessoa, dependendo do ponto de partida.
PARQUE ESTADUAL DO PALMITO
Composto por 1.782,44 hectares de vegetação nativa, o Parque Estadual do Palmito é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral desde 1998. Localizado em Paranaguá, tem como principal objetivo garantir a conservação de uma parcela da floresta de Mata Atlântica por meio da inserção da atividade silvicultura do palmito-juçara (Euterpe edulis) e do palmito-pupunha (Bactris gasipaes). A medida busca diminuir a exploração ilegal e predatória do palmito nativo, garantindo a sustentabilidade da espécie.
O parque possui uma estrada com 6.500 metros de extensão que passa pelo interior da Unidade de Conservação, chegando até o Rio dos Correias. À margem deste rio, com 25 metros de largura, podem ser contempladas áreas formadas por manguezal com sua fauna e flora características – o acesso a essa área, porém, é permitido somente a funcionários, pesquisadores e grupos organizados com visitas pré-agendadas pelo número (41) 3424-5016.
São três trilhas que compõem o parque: Trilha do Jacu, com aproximadamente 6,5 km; a Trilha Neuton, com 13 km, e a Trilha interpretativa, de 1,6 km. No passeio pode se observar várias espécies de árvores de grande porte como o palmito, jerivá (Syagrus romanzoffiana), guanandi (Calophillum brasiliense), cupiúva (Tapirira guianensis) e figueira (Ficus sp), entre outros.
Para chegar até o complexo, os visitantes devem seguir no GPS a seguinte coordenada: 25°35’35.6″S 48°33’34.7″W. Pela BR-277, é indicado acessar a PR-407 (estrada das praias) e seguir em direção ao balneário Praia de Leste. Para quem está em Matinhos e Pontal do Paraná, via PR-412, é preciso acessar a PR-407 e seguir em direção à Paranaguá.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados e domingo é possível a entrada apenas com agendamento prévio pelo número (41) 3424-5016.

PARQUE ESTADUAL RIO DA ONÇA
Racionais MC’s já diziam na música “Vida Loka (parte 1)”: “Tenha fé, porque até no lixão nasce flor”. Essa é a história do Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos. O local foi utilizado parcialmente como lixão entre 1968 até meados da década de 1990. O espaço de 118 hectares aposentou o antigo ofício, se transformou em UC e agora abriga um trecho remanescente de Mata Atlântica repleto de bromélias, orquídeas e outras espécies da vegetação típica da planície litorânea do Estado.
Os visitantes podem percorrer cinco trilhas, num circuito de 1,5 km. Todas as trilhas são bem demarcadas, acessíveis e planas, fazendo do parque um local apropriado para qualquer perfil de visitante.
Logo em frente ao Centro do Visitante começa a Trilha Grande, com pontes suspensas que facilitam a travessia de trechos alagados, uma das principais características do complexo. Quase na metade do caminho, o visitante chega ao Mirante das Bromélias, ponto de descanso e observação deste tipo de planta nativa, bastante comum no parque.
Endereço: Rua Argentina, 99, Matinhos. Funciona de quarta-feira à segunda-feira, das 8h às 17h. Para grupos de 10 pessoas ou mais, é preciso fazer o agendamento prévio pelo telefone (41) 3453-2472.
PARQUE ESTADUAL PICO DO MARUMBI
Considerado um dos mais importantes palcos para a escalada no País, o Parque Estadual Pico do Marumbi está localizado em Morretes e recentemente retornou com as atividades de camping. Possui 8,7 mil hectares de história e conservação ambiental.
No local há a antiga Ferrovia Paranaguá-Curitiba, com as estações do Marumbi e Engenheiro Lange; a cachoeira Salto dos Macacos; o lendário Caminho do Itupava; e, claro, o Conjunto do Marumbi, formado por diversos picos que superam mil metros de altitude e dão nome ao parque. Destaque para a Ponta do Tigre (1.400 m) e o famoso Monte Olimpo, com 1.539 metros. Para acessar o Salto dos Macacos, o visitante deve se atentar ao horário limite, até as 9h, forma de garantir a segurança do turista.
Para chegar ao parque, os visitantes podem ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes. De lá, um ônibus municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima. Para ir de carro, basta seguir pela BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa, seguindo até o vilarejo de Porto de Cima. Os oito quilômetros restantes, até a Estação do Marumbi, devem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4×4. Contato: (41) 3432-0019.
Vale ressaltar que a assinatura do termo de conhecimento de risco é obrigatória e deverá ser entregue na portaria do complexo ao chegar no local.
PARQUE ESTADUAL PICO PARANÁ
Esse parque estadual abriga algumas das maiores formações rochosas do Estado, como o Pico Paraná (1.877,39 m) e o Ibitirati (1.877 m). O Pico Paraná é o mais alto do Sul, localizado na Serra do Mar, também conhecido por Serra do Ibitiraquire, que em tupi significa “Serra Verde”.
A Unidade de Conservação passa por Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, e Antonina, no Litoral. Essa é a dica perfeita, junto com o Parque Estadual do Marumbi, para quem gosta e tem experiência em escalada, visto que a caminhada até o cume leva de 6 a 10 horas e exige força e fôlego extra dos visitantes. Existem vários trechos difíceis até o ponto mais alto da formação, incluindo subidas com grampos.
Para chegar, basta acessar a BR-116, e, passando pelo Posto do Tio Doca, entrar à direita na Ponte do Rio Tucum, seguindo por 6 km, passando pela Fazenda Pico Paraná e Fazenda Rio das Pedras, até a base do IAT no final da estrada.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 meses agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR
Comarca de Bandeirantes recebe alunos do 5° ano pelo programa “Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola”

Comitê de Políticas Penais do Paraná realiza consulta pública até 19/07

Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável

TJPR homenageia servidores aposentados no fórum de Jacarezinho

TJPR realiza entrega de mais de 3 mil itens de doação durante a campanha “Ajudar Idosos”
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça4 dias ago
TJPR divulga Edital de Retificação do Concurso Público para técnico judiciário
-
Justiça2 dias ago
Corregedoria da Justiça do TJPR orienta uso do termo “gênero não definido”
-
Justiça2 dias ago
TJPR homenageia servidores aposentados no fórum de Jacarezinho
-
Justiça13 horas ago
Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável