NOVA AURORA

PARANÁ

Exibição de filmes de autores paranaenses é uma das atrações do Verão Maior Paraná

Publicado em

O projeto de extensão Cinespar Itinerante: Circuito no Litoral Paranaense de Cinema na Rua, vinculado ao campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), é uma das atrações da edição 2024 do Verão Maior Paraná, conjunto de ações integradas do Governo do Estado voltado ao lazer e ao entretenimento de turistas e moradores.

Ele percorrerá, até 4 de fevereiro, os municípios de Guaratuba, Morretes, Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba e Paranaguá, exibindo, sempre a partir das 19h, obras cinematográficas produzidas por professores e egressos do curso de cinema da Unespar. O primeiro evento foi nesta quinta-feira (4), com a exibição de “O Legado do Pirata Zulmiro”, de Estevan Silvera, em Caiobá.

Ao todo, serão 13 obras cinematográficas, sendo quatro longas e nove curtas. Entre os filmes estão “Brichos 2: A floresta é nossa”, de Paulo Munhoz; “CineMatoso”, de Bruno de Oliveira; “Travessias”, de Salete Machado Sirino;  “O estacionamento”, de William Biagioli, “Paisagem de meninos”, de Fernando Severo, “Haruo Ohara” de, Rodrigo Grota, “Garoto Barba”, de Christopher Faust, “A equação do amor”, de Fábio Allon, “Notícias da rainha”, de Ana Johann, “João & Maria”, de Eduardo Baggio, “Os monóculos da minha vó”, de Ana Torres, e “Órion”, de Rodriane DL.

Leia Também:  Sanepar amplia capacidade de armazenamento em Capanema, Cascavel e Corbélia

Todas as sessões promovidas pelo Cinespar, que nasceu em 2011, são precedidas de um diálogo com o público conduzido pela equipe do projeto de extensão, formada por professores, agentes universitários e estudantes, visando a destacar o papel do cinema paranaense na formação da identidade e da cultura do Estado. Ainda durante as exibições, com classificação indicativa entre livre e até 10 anos, serão apresentados os projetos de extensão, pesquisa e inovação desenvolvidos pela Unespar.

O Cinespar é coordenado por Áurea Viana, orientado por Eduardo Baggio, tendo Ana Paula Colavite, Joab Jacometti de Oliveira, Adriana Periçaro, e Juliana Andrade Viana como colaboradores, além de Hanon Arthur da Costa e Teodoro Andrade dos Santos como bolsistas. Para se deslocar entre os municípios, o Cinespar conta uma van estilizada, telão, equipamento de som e cadeiras.

Confira a programação completa no site da Unespar.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Leia Também:  Competições em Londrina unem aventura, tradição indígena e diversão para as famílias

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Fundação Araucária oferece bolsas de R$ 2 mil para técnicos de laboratórios multiusuários

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Sanepar amplia capacidade de armazenamento em Capanema, Cascavel e Corbélia

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA