NOVA AURORA

PARANÁ

Com programação variada, veranistas começam a curtir shows dos palcos Sunset

Publicado em

Quem decidiu passar os primeiros dias de janeiro nas praias do Litoral do Estado pôde curtir na noite desta terça-feira (2) uma programação musical variada que foi do rock ao sertanejo, passando pela releitura de grandes sucessos no acordeão. Os shows gratuitos ocorreram de forma simultânea a partir das 18h30 na praia central de Guaratuba, no balneário de Caiobá, em Matinhos, e no balneário de Shangri-lá, em Pontal do Paraná.

As apresentações ocorreram nos chamados Palcos Sunset, que integram a estrutura montada pelo Governo do Estado para o Verão Maior Paraná. Este foi apenas o primeiro dia de shows, que seguem ocorrendo diariamente até 2 de fevereiro nas três cidades, reunindo 27 bandas e grupos musicais locais.

Em Guaratuba, a animação ficou por conta da Orquestra Sanfônica de Pato Branco, que desde 2006 reúne gaiteiros ou sanfoneiros da cidade – como são popularmente chamados os acordeonistas. Segundo o regente Diego Roque Guero, mais de 100 músicos já passaram pelo grupo, que surgiu de forma despretensiosa, mas que foi se profissionalizando ao longo do tempo, inclusive lançando álbuns completos. Atualmente, a Orquestra conta com 15 integrantes que têm de 11 a 75 anos.

Leia Também:  MUPA terá performance de dança de Davi Pontes e Wallace Ferreira com mesa de conversa

“É a nossa primeira vez aqui no Verão Maior, que é um projeto bem bacana porque traz um pouco da cultura paranaense. Todo mundo tem na família alguém que tocava acordeão, então existe essa nostalgia, e a nossa proposta é tocar um repertório mais contemporâneo. Acabamos de lançar o terceiro disco, chamado Percurso, e apresentamos parte dele aqui em Guaratuba”, contou Guero.

A banda Ochtop, formada em 2017 por Pablo Colyn nos vocais, David Graveto na guitarra, Bruno Lopes no baixo e Vanderlei Gonçalves na bateria e percussão, se apresentou nas areias da praia de Shangri-lá. O grupo, que costuma se apresentar em bares e casas noturnas de Curitiba, tocou uma seleção inspirada pelo pop rock, grunge e surf music.

E o ritmo mais tocado no Brasil e no Paraná tomou conta da praia brava, em Caiobá, com a apresentação dos irmãos Gustavo Toledo & Gabriel. Com onze anos de carreira e cinco na estrada, vários clipes e um DVD na bagagem, a dupla paranaense despontou nacionalmente com a música “Precipício”, que acumula cinco milhões de visualizações no YouTube e é o grande destaque em todos os shows.

Leia Também:  No Dia do Jovem, programa Agentes da Cidadania é destaque para transformar vidas

APROVADO – Para Cibele Karam Bond, de 64 anos, que acompanhou o primeiro show em Guaratuba, a programação musical valoriza o Litoral. “Esses shows vieram para abrilhantar o início de 2024. A estrutura está muito organizada, com todos se engajando, e eu encontrei várias pessoas que estão alegres. Eu amo Guaratuba e ter mais essa opção é maravilhoso”, disse.

Alex Miranda Costa, 45, está passando alguns dias de folga com a família em Guaratuba, que veio de Arapongas, e também aprovou a nova estrutura dos shows. “O palco está maior e as apresentações também, então está sendo muito bom. Tá valendo muito a pena o verão nesse ano”, afirmou.

-

Gustavo Toledo & Gabriel agitaram a praia de Caiobá nesta terça-feira. Foto: Kraw Penas/SECC

AGENDA – Nesta quarta-feira (3), a partir das 18h30, a programação gratuita continua nos palcos Sunset. A dupla Gustavo Toledo & Gabriel, que tocou em Caiobá no primeiro dia, se apresenta em Shangri-lá. Em Guaratuba, será a vez da Banda Mais Bonita da Cidade, que ganhou fama nacional em 2011 com o clipe da música “Oração”. Em Caiobá, a clássica banda Denorex 80 promete agitar o público com clássicos brasileiros dos anos 80 e 90.

Confira a programação completa dos próximos dias:

Caiobá

Quarta-feira (3) – Denorex 80

Quinta-feira (4) – Banda Mais Bonita da Cidade

Sexta-feira (5) – Gui e Léo (Irmãos Jovino)

Sábado (6) – Ciro Moraes & BR4

Domingo (7) – Décio Caetano Blues Band e TeBeTê

Guaratuba

Quarta-feira (3) – Banda Mais Bonita da Cidade

Quinta-feira (4) – Djambi

Sexta-feira (5) – Donna Rosa

Sábado (6) – Gui e Léo (Irmãos Jovino)

Domingo (7) – Troy e Os Calvos

Shangri-lá

Quarta-feira (3) – Gustavo Toledo e Gabriel

Quinta-feira (4) – Relespública

Sexta-feira (5) – Banda da PM

Sábado (6) – Fernando Lobo e Banda Afrocaiçara

Domingo (7) – Domingo da Família

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Visitas às Unidades de Conservação do Paraná crescem 98% no 1º quadrimestre

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com apoio do Estado, cidades do Litoral já fizeram 55 mil atendimentos de saúde no verão

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA