27 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Em seis paradas, navios de cruzeiros trouxeram mais de 8,2 mil turistas ao Paraná

    Publicado em

    O ano de 2023 se encerra com números positivos para o turismo do Litoral do Paraná. A parceria do Governo do Estado com os navios de cruzeiros da MSC garantiram movimentação de mais de 8,2 mil passageiros e tripulantes na região em seis paradas do navio no Porto de Paranaguá, uma média de 1,3 mil pessoas por atracação.

    São os chamados passageiros em trânsito, que estão no roteiro de sete dias dentro do navio e desembarcam para conhecer os atrativos turísticos locais. O navio faz paradas em Paranaguá, Itajaí (SC), Buenos Aires e Montevidéu.  Nesta sexta-feira (29) foram registrados turistas da Macedônia, Chile, Argentina, República Dominicana, Uruguai. Um grupo de 16 pessoas da República Dominicana realizou o embarque em Paranaguá, dando início à jornada de sete dias a bordo do navio Lírica.

    No Paraná, o embarque é desembarque, inéditos no Estado, são realizados todas as sexta-feira, até o dia 08 de março de 2024. O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, afirma que os números superaram as expectativas de movimentação. “Isso só é possível quando o Governo do Estado acredita no potencial do turismo”, diz o secretário. “O turismo é uma grande fonte de geração de emprego. Com a estruturação da Secretaria de Estado do Turismo, identificamos a abertura de mais de 1,6 mil empresas ligadas ao setor, em cinco anos, e mais de 7 mil empregos gerados”, disse Nunes.

    Leia Também:  Ações do Paraná são destaques em Congresso Internacional de Odontologia

    Nesta sexta-feira (29), ele acompanhou o desembarque de passageiros e tripulantes em Paranaguá e o trabalho dos profissionais da Pasta junto aos veranistas e turistas nas praias do Litoral. “Quem está dando um show é o turista, que entendeu essa celeridade do Governo do Estado e está aproveitando a nossa nova infraestrutura, como a nova Orla de Matinhos”, afirmou o secretário. 

    NAVIO – Desde o dia 01 de dezembro, o navio Lirica fez cinco paradas em Paranaguá, nas sextas-feiras, e o navio Música fez uma parada no dia 23 de dezembro, este sem embarque e desembarque. 

    Os passageiros e tripulantes em trânsito são recepcionados na praça central de Paranaguá com opções de aquisições de pacotes turísticos ofertados por empresas dos sete municípios do Litoral. Tem passeios para três diferentes praias: Ilha do Mel (40 minutos de barco), Praia de Matinhos e Praia de Leste. 

    Leia Também:  Projetek-UEPG intensifica contato com municípios da AMCG para elaboração de projetos

    Também tem visitas a centros históricos de Paranaguá, Antonina, Morretes e passeio pelo de trem Caiçara (Morretes-Antonina), realizado pela única Maria Fumaça em funcionamento no Paraná. 

    Além disso, em Paranaguá é possível conhecer o Aquário Marinho, o Museu de Arqueologia, o Mercado Central e vários outros edifícios históricos, além do comércio. A projeção da prefeitura é de que a vinda dos navios de cruzeiros ao Estado gere mais de mil empregos diretos e indiretos e mais de R$25 milhões sejam injetados na economia da região. 

    “A projeção econômica se torna ainda mais interessante ao Estado, pois temos também moedas de outros países, necessitando do serviço de câmbio. Isso é colocar o nome do Paraná como destino turístico país afora”, destaca Márcio Nunes.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Em nova convenção, mais 500 agentes de viagem conhecem o turismo do Paraná

    Published

    on

    By

    Teve início neste domingo (27) a Convenção da Operadora BWT, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A programação reuniu 500 profissionais de turismo, de pelo menos 11 estados brasileiros, que conheceram os potenciais paranaenses no setor. Essa é quarta de uma série de grandes convenções que devem acontecer no Estado ao longo deste ano, graças aos esforços do Viaje Paraná – órgão do Governo de promoção comercial do setor.

    A 6° edição da Convenção BWT segue até esta segunda-feira (28), promovendo um mix de conteúdos estratégicos, networking e interações dinâmicas entre os participantes e o destino. A cerimônia de abertura destacou o Paraná como estado anfitrião, com a presença de autoridades, como o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, que ressaltou o turismo como agentes transformador.

    “O Paraná tem investido muito no setor e, para nós, é um orgulho ver todos esses agentes de viagens e profissionais conhecendo nossos destinos. O Estado está pronto para acolher e mostrar a força turística paranaense, que registra crescimento positivos mês a mês”, disse Cortes.

    Norteada pelo tema “O turismo muda o mundo e transforma você “, a Convenção BWT 2025 oferece aos participantes oportunidades únicas de capacitação através de workshops especializados, rodadas de negócios exclusivas, palestras com os maiores especialistas do setor e momentos estratégicos de networking. É o que explica Adonai Arruda Filho, CEO da Operadora.

    “Começamos em 2011 e hoje temos orgulho de ser uma das maiores operadoras do Brasil. Nossas experiências encantam milhares de pessoas por ano, graças a um crescimento sustentável, parceria e segurança para os clientes “, afirmou.

    Com o evento deste domingo, o Paraná atinge a marca de 1.480 agentes e profissionais impactados em grandes convenções realizadas no Estado. As outras foram da Operadora Abreu (em Foz), com 150 participantes, da Visual / Rextur (também em Foz), com 350 pessoas, além do evento da Schultz Operadora, que reuniu 480 profissionais em Curitiba.

    Leia Também:  Modelo de unidades de progressão prisionais do Paraná pode ser replicado em outros estados

    FOZ EM DESTAQUE – Das quatro grandes convenções já realizadas no Estado neste ano – com apoio do Viaje Paraná -, a BWT é a terceira que teve Foz do Iguaçu como anfitriã. O município é um dos principais destinos de estrangeiros no País, o que ajudou a posicionar o Paraná como o terceiro maior portão de entrada de turistas internacionais no Brasil em 2024, quando mais de 914 mil pessoas chegaram ao Estado.

    Além disso, Foz é lar do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as famosas Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e eleita como principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma TripAdvisor no ano passado.

    Segundo Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu – organização sem fins lucrativos de divulgação do Destino Iguaçu -, apoiar e participar de iniciativas como esta reafirma o compromisso da instituição com a promoção integrada da região trinacional.

    “Receber a Convenção BWT 2025 em Foz do Iguaçu é uma oportunidade estratégica para consolidar o posicionamento do nosso Destino no mercado nacional. Um evento desse porte reúne profissionais influentes do setor, impulsiona a economia local e amplia a visibilidade do Destino Iguaçu como uma escolha de excelência para o turismo de lazer e eventos corporativos. Este é o quarto evento dessa magnitude, sendo três deles realizados em Foz do Iguaçu, o que reforça ainda mais a importância e o prestígio do Destino”, disse.

    IMPACTO POSITIVO – Nas convenções é reunido todo o time de vendas de uma empresa e seus principais fornecedores, no caso, agências de viagens. O propósito é que, após os eventos, os profissionais e colaboradores estejam preparados para comercializar os destinos, atrativos e potenciais paranaenses, inserindo-os no mercado do setor. 

    Leia Também:  Com 1,5 mil casos no Samu em 2024, Saúde dá dicas sobre engasgos de bebês e crianças

    A programação da BWT, ao proporcionar atualização sobre as principais tendências e destinos turísticos, fortalece o setor e cria novas oportunidades aos profissionais e aos destinos. Ter o Paraná – e Foz – como palco do evento deve impactar positivamente o Estado no mercado do turismo.

    O gerente de Mercado do Viaje Paraná, Eduy Azevedo, explica que é importante apresentar o destino diretamente a quem o vende – ou seja, os agentes e profissionais do trade. Segundo ele, além das varias funções, a classe também é responsável por ampliar o fluxo de visitantes nos atrativos.

    “O Paraná é o único estado do país com dois patrimônios naturais da humanidade: o Parque Nacional do Iguaçu e a Grande Reserva Mata Atlântica, além de ser reconhecido pelo 5.º ano consecutivo como o destino mais sustentável do Brasil. O Paraná é organizado, limpo, bonito e cheio de atrativos, com um dos melhores índices de qualidade de vida do país e localização privilegiada. Mostramos isso, porque quando enviamos um cliente (turista) para cá, queremos que ele volte”, disse.

    PLANO DE AÇÃO – Em 2025, o Estado deve re°ceber cerca de 5,3 mil agentes do setor brasileiro em 10 convenções, fruto de esforços coordenado pelo Viaje Paraná. As convenções fazem parte dos planos de ação do Governo do Estado, que têm como foco trazer grandes operadoras para que seus representantes possam desfrutar dos atrativos e conhecer de perto a infraestrutura e a rica gastronomia paranaense.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA