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Mascote Sane e Estação Sanepar estarão em Caiobá até o dia 7

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O Balneário de Caiobá, em Matinhos, recebeu nesta quinta-feira (28) a Estação Sanepar, que traz atividades lúdicas e educativas para toda a família, especialmente as crianças. Na Estação, veranistas e moradores encontram jogos, brincadeiras e a mascote ‘Sane’, uma heroína que ensina sobre água, descarte de resíduos, saneamento e meio ambiente.

A Estação Sanepar estará em Caiobá até o dia 7 de janeiro de 2024, de terça a domingo das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 19 horas, junto da Arena Matinhos, na Avenida Atlântica, entre as ruas Londrina, Apucarana e Ponta Grossa.

Os participantes das atividades da Estação Sanepar podem ganhar brindes, como o jogo ludo de imã de geladeira, protetor solar de para-brisas, frisbees e funis para auxiliar na coleta do óleo usado na cozinha.

LITORAL – Mais de 1.200 pessoas participaram das atividades da Estação Sanepar em Morretes, a primeira do Litoral do Paraná a receber a visita da unidade neste verão. Em novembro, o trabalho atendeu cerca de 4 mil estudantes em 16 municípios da região Sudeste do Paraná. Nesta temporada de verão, a Estação também estará em Guaratuba e Pontal do Paraná, sempre instalada próxima a locais de grande concentração de pessoas e juntamente com as demais instituições do Governo do Estado.

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Serviço:

– Estação Sanepar

– 28/12/23 a 07/01/24

– terça a domingo

– 9h às 12h e 14h às 19 horas

– Arena Matinhos, na Avenida Atlântica, entre as ruas Londrina, Apucarana e Ponta Grossa.

Fonte: Governo PR

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Paraná lança canal de WhatsApp para emissão da Carteira da Pessoa com Autismo

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O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), criou um número de WhatsApp para facilitar os atendimentos para a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Os interessados agora podem entrar em contato pelo número (41) 3210-2457, pelo qual também poderão solicitar informações adicionais ou tirar dúvidas. O atendimento é realizado das 9h às 16h. A emissão da carteirinha é gratuita, feita 100% online, e garante comodidade e segurança para as pessoas autistas e suas famílias.

Para a confecção da Ciptea, são necessários alguns documentos, como RG e CPF do autista e do responsável, uma fotografia recente do autista, um laudo médico digitalizado e um exame de tipo sanguíneo. Todas as orientações para a solicitação da carteirinha estão disponíveis no site www.carteiradoautista.pr.gov.br. A Ciptea é um documento que garante atendimento prioritário em espaços públicos e privados, além de oferecer uma identificação formal para as pessoas com transtorno do espectro autista.

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Desde a sua implementação, em 2020, o Paraná se destaca como um dos pioneiros na emissão da Ciptea, atendendo, até o momento, 36.601 pessoas. Neste ano, até o momento, 4.458 pessoas já receberam a carteirinha.

O Estado também está promovendo ações de forma regionalizada nas instâncias avançadas da Sedef para confecção do documento. Elas estão programadas para ocorrer entre 14 a 16 de abril em Paranavaí e Maringá; entre 22 a 25 de abril em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Umuarama, Cianorte e Cornélio Procópio; e entre 28 e 30 de abril em Jacarezinho, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Londrina, Apucarana e Ivaiporã. 

O trabalho ocorre nos escritórios regionais e nas instâncias de atuação da Sedef nestes municípios. A Secretaria é responsável pela elaboração de políticas públicas e pela garantia de direitos das pessoas com deficiência.

O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destaca a relevância da carteirinha. “Além de suas diversas funções, a Ciptea é fundamental para a coleta de dados e informações na área. Sem números precisos, a formulação de políticas públicas fica prejudicada, e é isso que buscamos: maneiras de sermos mais eficazes em nossas ações”, afirma.

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A técnica da Coordenação de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carla Cristina Felicio Vieira Lourenço, explica que as instituições que atendem pessoas com deficiência no Estado, além da comunidade em geral, podem entrar em contato pelo número para pedir informações e solicitar a carteira de modo rápido e fácil.

“Após a aprovação, a carteira ficará disponível digitalmente para impressão ou para uso no celular. Este é um documento importante para identificar, priorizar o atendimento em estabelecimentos públicos e privados, e facilitar o contato com a família em eventual necessidade”, diz.

Aos 18 anos, Luan Henrique Lucca, funcionário terceirizado da Sedef que trabalha na equipe responsável pela emissão da Cipetea, comemora a existência do documento. “Gosto muito desta ideia. Ela é muito importante, pois o autismo não é visível. Então a carteira nos ajuda muito”, diz.

Fonte: Governo PR

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