20 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    A poucos dias do Natal, Agências do Trabalhador têm 15,9 mil vagas no Paraná

    Publicado em

    As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 15.916 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.917 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de abatedor de porco, com 380 vagas, operador de telemarketing receptivo, com 330, e operador de telemarketing ativo e receptivo, com 310.

    A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.392). São 499 vagas para auxiliar de linha de produção, 330 para operador de telemarketing receptivo, 310 para operador de telemarketing ativo e receptivo  e 179 para repositor de mercadoria. 

    Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 134 vagas para preenchimento urgente: atendente de lojas (85), pedreiro (39) e azulejista (10).

    A Região de Cascavel tem 4.138 vagas. São 670 oportunidades para auxiliar de linha de produção, 380 para abatedor de porco, 263 para abatedor de aves e 150 para carregador (armazém). 

    Leia Também:  Inovações das universidades e foco no desenvolvimento regional são destaques em seminário

    Londrina (1.362), Campo Mourão (1.246), Umuarama (1.037) e Pato Branco (983) também concentram grandes oportunidades. Em Londrina, as funções que lideram as ofertas são auxiliar de linha de produção, com 222 vagas, alimentador de linha de produção, com 171, operador de caixa , com 45, e repositor de mercadorias, com 41 oportunidades.

    Em Campo Mourão, os destaques são para auxiliar de linha de produção (327), abatedor de aves (90), soldador (49) e magarefe (38).

    Na Região de Umuarama há oferta de emprego para auxiliar de linha de produção, com 433 oportunidades, ajudante de reflorestamento, com 90, trabalhador da cultura de cana-de-açúcar, com 70, magarefe, com 40. Já em Pato Branco, há vagas para auxiliar de linha de produção (155), trabalhador da avicultura de corte (50), servente de obras (46) e safrista  (45).

    ATENDIMENTO Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

    Leia Também:  Piana apresenta macroprojetos de infraestrutura do Paraná a grupo chinês

    Confira AQUI as vagas por regional.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano

    Published

    on

    By

    Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) celebra a marca de R$ 3 milhões destinados à infraestrutura das escolas indígenas desde o início do ano. Os recursos foram repassados por meio do programa Escola Mais Bonita, viabilizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

    Desenvolvido pela Seed-PR, o Escola Mais Bonita atende às demandas de escolas estaduais do Paraná por serviços e reformas emergenciais, assim como para adequação de ambientes físicos à legislação vigente. A iniciativa também contempla instituições que necessitam de pequenos reparos ou manutenções. Ao todo, R$ 3,185 milhões já foram destinados às escolas indígenas em 2025.

    “O modelo do projeto Escola Mais Bonita permite aos diretores definirem prioridades de acordo com as necessidades específicas das escolas, o que torna a gestão dos recursos mais eficiente”, destaca a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.

    A rede estadual de educação do Paraná conta com 40 escolas indígenas que atendem cerca de 5,5 mil estudantes das etnias Kaingang, Guarani, Xokleng e Xetá. As instituições estão vinculadas à Seed-PR e cabe ao Fundepar a coordenação das obras de construção, reforma e ampliação.

    Conforme o secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, os investimentos em infraestrutura beneficiam diretamente o processo de ensino-aprendizagem.

    “Mais do que ações de reforma e melhoria, o programa Escola Mais Bonita é uma iniciativa de apoio à educação e à aprendizagem dos estudantes, especialmente no contexto particular das escolas indígenas. Se hoje temos, de acordo com o Ideb, a melhor educação do Brasil, é porque investimos para garantir uma estrutura de ponta nas escolas estaduais do Paraná”, afirma.

    Leia Também:  Inovações das universidades e foco no desenvolvimento regional são destaques em seminário

    MELHORIAS – O Governo do Estado ainda investiu outros R$ 8,6 milhões em obras de melhorias em oito escolas indígenas desde 2023.

    Em março, por exemplo, foi concluída a instalação de 12 novas salas na Escola Estadual Indígena Mbyja Porã, em Guaíra, Oeste do Estado. As novas salas foram construídas no modelo de Ecoconstrução em wood frame, e substituíram as antigas salas de madeira. O investimento do Fundepar na modernização foi de R$ 2,7 milhões.

    Sustentáveis e de execução mais eficiente, as construções em wood frame utilizam peças de madeira pré-fabricadas que, por serem leves, permitem montagem ágil mesmo em condições climáticas adversas.

    ESCOLAS INDÍGENAS – As escolas indígenas da rede estadual de ensino têm normas, pedagogia e funcionamento próprios, que respeitam a especificidade étnico-cultural de cada comunidade. Os estudantes têm direito a ensino intercultural e bilíngue – com aulas da língua indígena e de língua portuguesa – desde o início da jornada escolar.

    O Novo Ensino Médio no Paraná, estabelecido em 2022, também prevê componentes curriculares específicos para a matriz curricular dos colégios indígenas. Além dos componentes curriculares previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes indígenas cursam Projeto de Vida e Bem Viver, Informática Básica e Robótica e Laboratório de Escrita e Produção Audiovisual. Ainda foram incluídos à grade curricular componentes como filosofia indígena e cultura corporal indígena.

    Leia Também:  Rios de Cascavel recebem flores e árvores, limpeza e revitalização

    A Seed-PR também promove a inserção de conteúdos e práticas pedagógicas que celebram a valorização da cultura destes povos em todas as escolas da rede estadual. Por meio do trabalho de equipes multidisciplinares, a secretaria implementou a Lei 11.645, de 10 de março de 2018, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas em todos os níveis de ensino.

    DIA DOS POVOS INDÍGENAS – No Brasil, o Dia dos Povos Indígenas foi criado em 1943, durante o governo Getúlio Vargas. Originalmente, a data chamava-se Dia do Índio e a denominação só foi alterada para Dia dos Povos Indígenas em 2022.

    A data foi escolhida por conta da realização do Congresso Indigenista Interamericano, em 19 de abril de 1940, no México. A celebração visa reconhecer a diversidade das culturas dos povos originários, explicitar o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira, e defender o direito dos povos indígenas de manter e fortalecer suas identidades, línguas e religiões.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA