NOVA AURORA

ARTIGO

Startup Easy360 recebe convite para integrar Parque Tecnológico de Itaipu

Publicado em

 

Solução desenvolvida para a indústria brasileira promove a conexão entre todos os departamentos da empresa, resolvendo gargalos internos

A startup curitibana Easy360 passou a integrar, em dezembro, a aceleradora do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), o que deve tornar ainda mais acessível à indústria de transformação brasileira a solução desenvolvida pela startup. Formado por instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais que promovem a sinergia e a troca de conhecimentos em busca do desenvolvimento de soluções para a sociedade, o PTI é um dos principais ecossistemas de inovação brasileiros.

O diretor de Operações da Easy360, Juliano Oliveira, conta que o convite para fazer parte do Parque Tecnológico de Itaipu aconteceu durante a participação da Easy360 em um evento de tecnologia em Florianópolis (SC), no mês de outubro. Por oferecer uma solução direcionada para a indústria, a Easy360 chamou a atenção dos representantes do PTI.

“Entre as startups presentes no evento, a Easy era a única com uma solução que se propunha a compreender e resolver uma dor crônica do setor industrial, que é a ineficiência e a desconexão entre os departamentos de vendas e de operações e o reflexo disso nas indústrias. E foi isso que chamou a atenção da equipe do PTI”, analisa.

Leia Também:  Vem pra Foz: Em 45 anos, Itaipu já recebeu mais de 25 milhões de visitantes

Para o diretor, fazer parte do hub de aceleração do PTI é mais um reconhecimento da Easy360 e do valor gerado para a indústria. “Através do PTI passamos a fazer parte do portfólio de soluções com grande penetração no agronegócio, segmento alvo da Easy360”, pontua.

Outro diferencial, destaca Oliveira, diz respeito ao acesso a recursos. O Parque Tecnológico de Itaipu possui uma área especializada na captação de recursos de inovação, além incentivos para o fomento de tecnologia a diversos setores. “Além disso, é um hub muito expressivo, com reconhecimento nacional e internacional, endossando a aplicação da solução Easy360 e auxiliando no desenvolvimento do negócio”, reflete.

O PTI-BR é gerido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (Fundação PTI-BR e existem duas modalidades de acesso ao ecossistema: por inscrição no processo seletivo, que ocorre periodicamente – onde a tese da startup é avaliada – ou a partir de Carta Convite direcionado pelo PTI, como ocorreu com a Easy. “A efetivação da nossa participação se deu em aproximadamente 15 dias, entre o recebimento do convite e apresentação da documentação habilitadora”, recorda Oliveira.

Leia Também:  Chutando de bico!

 

EASY360

A Easy360, que é acelerada pelo Habitat Senai na Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). A startup oferece uma solução tecnológica completa e integrada que desbloqueia os dados para a indústria, que combina inteligência artificial e capital humano para facilitar e agilizar a previsão de demanda, otimização das operações e orientação de estoque de forma simples, rápida e integrada.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ARTIGO

Por que uma Squad de Quality Assurance orientada ao cliente pode transformar projetos

Published

on

 

Em um mundo onde a tecnologia avança de maneira acelerada, a qualidade do software torna-se um pilar fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com as expectativas dos usuários cada vez mais altas, e a paciência para falhas ou bugs, cada vez menor. Nesse contexto, surge uma abordagem inovadora no mundo das Squads de Quality Assurance (QA).

Segundo o relatório da Applause, “The State of QA in 2023”, uma Squad de QA orientada ao cliente traz uma redução de custos em até 40%. Enquanto as tarefas das equipes de QA, normalmente, se concentram em identificar bugs e garantir que o software atenda a um conjunto específico de requisitos técnicos. Uma Squad de QA orientada ao cliente vai além, adotando a perspectiva do usuário final desde o início do processo de desenvolvimento, o que proporciona entender profundamente quem são os usuários, como eles interagem com o produto e quais problemas precisam ser resolvidos para oferecer uma experiência única.

O estudo da Forrest Research sobre o valor do “customer-centric”, mostra que a QA traz um aumento de 20% na satisfação do cliente.  Uma consultoria especializada em QA que adota essa abordagem, oferece uma equipe de trabalho integrada ao projeto, focada não apenas em testes técnicos, mas também em avaliações de usabilidade, acessibilidade, e experiência do usuário (UX). Essa equipe se empenha em entender o cliente, antes mesmo de iniciar os testes, a Squad de QA especializada realiza uma imersão profunda no universo dos usuários finais.

Leia Também:  Presidente Lula nomeia mais quatro diretores brasileiros pata Itaipu

A comunicação constante entre a Squad de QA e a equipe de desenvolvimento é crucial na experiência do usuário e informações precisam ser compartilhadas regularmente, garantindo que ajustes possam ser feitos rapidamente para melhor atender às necessidades, o guia da Techopedia indica que otimizar o desempenho oferece melhoria de 30% na performance do software.

Para garantir uma análise abrangente da experiência do usuário, a Squad precisa utilizar uma combinação de testes automatizados e manuais, além de ferramentas de tracking de uso em tempo real e análise. Essas tecnologias permitem não apenas identificar problemas técnicos, mas também capturar insights sobre como os usuários interagem e se sentem em relação ao produto.

O foco não é apenas em testar, mas em pensar como cliente. Os testes de software não se resumem a encontrar bugs, mas avaliar se o fluxo do aplicativo faz sentido para o usuário, se a interface é intuitiva, e se o produto final realmente resolve o problema para o qual foi criado.

Uma Squad de QA que oferece serviços que atendem às necessidades específicas de cada cenário, seguem premissas como:

  • Testes funcionais: Verificar se o software funciona de acordo com os requisitos especificados.
  • Testes de usabilidade: Avaliar se o software é fácil de usar e se atende às necessidades do usuário
  • Testes de desempenho: Medir a performance do software em diferentes cenário
  • Testes de segurança: Garantir que o software esteja protegido contra vulnerabilidades e ataques.
  • Testes de automação: Automatizar tarefas repetitivas de teste para otimizar o tempo e os recursos.
Leia Também:  Perda de veículo por contrabando ou descaminho

Oferecer um produto que realmente repercuta com os usuários finais é mais importante do que nunca e ao adotar essa abordagem, as empresas não apenas elevam a qualidade de seus produtos e serviços, mas também se posicionam para atender melhor seus clientes, garantindo sua satisfação a longo prazo. Como podemos ver, uma Squad de QA orientada ao cliente é um investimento que se traduz em resultados concretos para o seu negócio!

José Luiz RibeiroCEO e fundador da Autom Technologies, é um profissional experiente como Gerente de Relacionamento Comercial, com uma gama de responsabilidades abrangendo desde o Planejamento Estratégico até a Prospecção de Novos Clientes, além da elaboração de relatórios gerenciais e coordenação de atividades de Account Planning. 

Com um sólido histórico no setor Financeiro Bancário, ele acumulou conhecimentos abrangentes em áreas como Asset Management, Custódia e Private Banking. Com habilidades de gerenciamento de projetos de todos os portes, José Luiz é especialista em conduzir processos desde o planejamento até a implementação, garantindo conformidade com a metodologia RBPM e uma profunda compreensão das regulamentações e práticas do mercado financeiro. 

Sua bagagem é complementada por certificações, incluindo CPA 20, bem como especializações em idiomas e ferramentas tecnológicas. Com sua capacidade de liderar equipes e entender as complexidades do mercado.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA