NOVA AURORA

POLÍCIA

Mais 103 sargentos concluem o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos; solenidade de encerramento ocorreu no Canal da Música em Curitiba

Publicado em

Na manhã desta quinta-feira (14), o Canal da Música em Curitiba foi palco da solene formatura dos 103 sargentos policiais militares provenientes da 1ª Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (1ª EsFAEP). Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, os graduandos celebraram a conclusão bem-sucedida do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos Policiais Militares – Turma 2023.

Com uma carga horária de 260 horas-aula e 16 disciplinas curriculares, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) destaca-se por seu propósito fundamental de elevar o padrão de excelência dos graduados, concentrando-se na atualização e aprimoramento dos conhecimentos técnico-profissionais e administrativos. Ao longo do programa, os participantes foram submetidos a um intenso processo de capacitação, visando não apenas o desenvolvimento individual, mas também a contribuição para o fortalecimento da Corporação.

Entre os formandos, destacaram-se os seguintes sargentos: Josimar Sobol, Marcos Clarel Ferreira e Aline Burakowski Teodoro; primeiro, segundo e terceiro colocado, respectivamente, no CAS da 1ª EsFAEP.

A solenidade contou com a presença de autoridades militares, familiares e demais convidados, que prestigiaram os formandos em um momento emblemático de suas carreiras. Durante o evento, foram destacados os esforços dos sargentos em se dedicarem não apenas à segurança pública, mas também à constante busca por aprimoramento profissional.

Leia Também:  PCPR deflagra operação contra tráfico de drogas em Guaratuba

O tenente-coronel Emídio Angelotti, Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, expressou a importância do evento: “Hoje é um dia de imenso significado, onde nos reunimos para comemorar o término de um ciclo e o início de outro ainda mais promissor”, afirmou. “Este curso promoveu uma harmoniosa fusão de conhecimento acadêmico e experiências práticas. Como incansáveis defensores da lei e da ordem, estes sargentos estão agora mais aptos para enfrentarem os desafios da segurança pública paranaense”, ressaltou.

O Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Valmor Anderson Pereira, que presidiu a solenidade, afirmou: “Caros formandos, vocês chegaram até aqui em suas carreiras e isto demonstra que são homens e mulheres de honra, pessoas que, efetivamente, fazem a diferença. Vão, sigam em frente, continuem orgulhando a nossa farda, pois nós temos muito orgulho de vocês”.

NOME DA TURMA: tradicional nos cursos, a escolha do nome de turma é direcionado a pessoa que através do seu exemplo, inspirou os formandos. Desta forma, o nome escolhido para a turma foi o do o primeiro-sargento Maurício Kaliberda, que ingressou na PMPR em 1993 e foi para a reserva remunerada em 2020.

Leia Também:  Operação conjunta entre o 9° Batalhão e BOPE desarticula quadrilha em Paranaguá

Ao longo de sua carreira, o sargento Kaliberda destacou-se pela liderança, lealdade, esmero e comprometimento, sendo admirado pelos seus superiores, pares e subordinados. Faleceu precocemente em decorrência de um acidente no ano de 2021.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  PCPR elucida e indicia suspeitos de furto ocorrido em Sengés

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA