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Com destaque para turismo, Paraná tem 2ª maior evolução no setor de serviços em 2023

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O setor de serviços cresceu 11,7% no Paraná até outubro de 2023, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o volume do acumulado do ano no comparativo com o mesmo intervalo do ano passado. Foi o segundo maior avanço nacional, atrás do Mato Grosso (16,9%). No mesmo período, o Brasil registrou crescimento de 3,1%. No Sul, Santa Catarina teve aumento de 8,7% e o Rio Grande do Sul de 5,9%.

Os principais motores do ano foram serviços profissionais e administrativos, como publicidade, engenharia, arquitetura e agências de viagens (16,7%), transporte, como passagens aéreas, estacionamento de veículos, táxi, entre outros (13,5%), turismo (12,7%), serviços prestados às famílias, como cabeleireiros, parques temáticos e lavanderias (6%) e serviços de comunicação e informações, como operadoras de TV, programas de computador e atividades de rádio (4,8%). A relação completa dos setores mapeados pode ser consultada AQUI.

No acumulado dos últimos 12 meses, o resultado do setor de serviços também é positivo no Paraná, com evolução de 10,4%, atrás apenas do Mato Grosso (17,2%), Tocantins (11,8%) e Paraíba (11%). A média nacional ficou em 3,6%. Na evolução mensal (outubro de 2022 e outubro de 2023) o crescimento foi de 11,7% e no comparativo com o mês anterior (setembro de 2023) houve um pequeno recuo de 2,1% no segmento.

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Também houve crescimento na receita do setor, que evoluiu 13,7% no Paraná no período, praticamente o dobro da média nacional (6,9%). No comparativo financeiro mensal, a evolução foi de 11,1%.

TURISMO – O índice de atividades turísticas do Paraná, que compõe o segmento e a PMS, teve o terceiro melhor resultado do Brasil no ano, com aumento de 12,7%, atrás apenas de Minas Gerais (17,1%) e Bahia (13,7%). A média nacional foi de 7,9% no período. Santa Catarina registrou crescimento de 7,1% no período e o Rio Grande do Sul, 3,5%.

Na comparação outubro de 2023 / outubro de 2022, o índice de volume de atividades turísticas no Paraná apresentou expansão de 12,2%, a 31ª taxa positiva seguida no comparativo mês/mês. A última variação negativa nesse recorte foi em março de 2021, justamente no comparativo com março de 2020, na chegada da pandemia de Covid-19.

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Nos últimos doze meses, o Paraná registrou a segunda melhor variação nacional, com 12,9%, atrás apenas de Minas Gerais (18,9%). A média nacional no período foi de 8,7%.

E a tendência é de aumento desses índices até o fim do ano. No começo de dezembro o Paraná se tornou rota dos cruzeiros internacionais da MSC. Serão 15 escalas na temporada 2023/24, com os embarques e desembarques ocorrendo semanalmente no Porto de Paranaguá até o dia 8 de março de 2024.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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