NOVA AURORA

Agora é lei!

Peixe será incluído na merenda escolar de todas as escolas estaduais do Paraná

Publicado em

Iniciativa do deputado Guerra garante a inclusão de pescados para aproximadamente 1 milhão de alunos e incentiva a psicultura do estado

Está confirmado e os alunos das escolas estaduais do Paraná terão peixe na merenda escolar a partir de 2024. A iniciativa é do deputado estadual Luiz Fernando Guerra e garante que cerca de 1 milhão de alunos sejam beneficiados com essa medida que visa proporcionar uma alimentação ainda mais equilibrada e de qualidade com um alimento saudável e nutritivo.

A Lei 21.796/2023 foi assinada nesta segunda-feira (11) e será publicada no Diário Oficial nos próximos dias. Após a publicação, o Estado tem 90 dias para colocar a novidade em prática nos mais de 2.100 colégios do Paraná.

De acordo com Luiz Fernando Guerra, a nova lei garante alimentação mais saudável fomenta a psicultura do estado. “A inclusão de peixe na merenda é uma medida que garante mais saúde e nutrição para os alunos e também impulsiona o setor da psicultura, gerando emprego e renda. Já somos o estado brasileiro que mais produz tilápias no Brasil e nada mais justo que nossa população possa usufruir do produto que é cultivado pela nossa gente”, destaca Guerra.

Leia Também:  Vídeo: Confira as ofertas imperdíveis da Capital Móveis e Eletro

O peixe é um alimento rico em proteínas, ômega-3 e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e adolescentes. Além disso, o consumo regular de peixe está associado a benefícios como melhor aprendizado, concentração e memória.

O Paraná é o maior produtor brasileiro de tilápias. Somente no ano passado foram cultivadas 860.355 toneladas de peixes no Brasil, com receita de cerca de R$ 9 bilhões, de acordo com o levantamento do Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura. Somente o Paraná foi responsável por 194 mil toneladas.

 

VEJA A LEI  

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Itinerante promove palestras sobre sustentabilidade e comunicação na ExpoLondrina

Published

on

By

Uma das grandes novidades da 21ª edição da Assembleia Itinerante, em Londrina, é o ciclo de palestras organizadas pela Escola do Legislativo da Casa. Denominado Escola Itinerante, o projeto trouxe nesta quarta-feira (9) duas palestras para aos visitantes da ExpoLondrina, onde o estande da Assembleia está instalado. Estudantes e profissionais da área participaram.

Com o tema “Do planejamento à economia: como implementar energia solar no setor público”, a primeira palestra foi conduzida por Marcelo Luiz Tokars, consultor em sustentabilidade.

Em sua fala, Marcelo buscou trazer uma visão do termo sustentabilidade como um todo, mostrando para os municípios que investir em sustentabilidade só gera benefícios no longo prazo e também gera legado. “É uma maneira inteligente da administração pública moderna”.

Ele também apresentou conceitos de instalação de sistemas solares, explicando tecnicamente como eles funcionam e trouxe um pacote de informações e documentos que ajudam os municípios a fazerem seus processos de instalação. Ele também explicou suas vantagens. “Uma fazenda solar do município pode alimentar todos os prédios públicos e ter uma economia muito significativa nesse processo, permitindo ao prefeito reaplicar esse recurso em outras áreas”, contou. Marcelo também mostrou sobre o projeto de instalar uma usina de energia solar na Assembleia Legislativa do Paraná.

Leia Também:  Prefeitura de Nova Aurora paga 13º salário e pela primeira vez na história paga aos servidores “Auxilio Natalino”

Comunicação para conectar

A segunda palestra teve o seguinte tema: “Comunicando para conectar: Novas técnicas de comunicação em tempos digitais”. O responsável pela apresentação foi o coordenador de jornalismo da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, Roger Pereira.

“A Assembleia Itinerante é uma das iniciativas mais significativas da Alep, levando sua estrutura para todo o estado. E a Assembleia também produz conhecimento. Nada melhor do que também compartilhar isso com os visitantes da Assembleia Itinerante. Aqui em Londrina, fizemos um excelente debate sobre os rumos, os desafios e os limites da comunicação pública nestes tempos em que todo cidadão é um comunicador em potencial”, disse.

Sessão Especial

Nesta quinta-feira (10), às 18h, na ExpoLondrina, a Assembleia Legislativa do Paraná promove a 21ª sessão especial de interiorização da Casa. Além de proporcionar aos parlamentares homenagearem personalidades locais, pioneiros e outras pessoas que se destacam na região, o evento é uma grande oportunidade para que órgãos públicos, privados e a sociedade civil organizada em geral faça pedidos aos legisladores estaduais.

Leia Também:  Vacinação contra a Mpox deve começar na próxima semana no Paraná

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA