NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Inovação divulga nomes dos campeões estaduais do Ideathon Paraná 2023

Publicado em

Após sete etapas de criatividade e inovação, o Ideathon Paraná 2023 chegou ao fim. Entre outubro e novembro, mais de 700 alunos das redes pública e privada participaram da maior maratona de inovação estudantil do Estado em Apucarana, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Maringá, Ponta Grossa e Londrina.

Em cada etapa, foram premiados vencedores de duas categorias diferentes: estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, e do 1º e 2º ano do Ensino Médio. A avaliação dos pitchs foi realizada por mentores especializados em empreendedorismo, inovação e tecnologia. O tema escolhido foi Cidades Inteligentes.

Nesta sexta-feira (8), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) divulgou os nomes dos vencedores do prêmio estadual, após uma nova rodada de avaliação, realizada remotamente.

Todas as apresentações gravadas passaram por uma nova comissão de jurados, formada pelos avaliadores José Maurino, secretário executivo do Separtec, Silviane Curi, mentora da MIT Innovation, e Eduarda Alto, consultora da ReInova.

Leia Também:  Unicentro e Unespar ofertam 564 bolsas para estudantes de graduação

Na categoria do Ensino Médio, o grupo Health, de Apucarana, foi o campeão estadual. A equipe apresentou uma ideia para a construção de um aplicativo para controle de medicamentos entre pacientes e o SUS.

Apucarana também ficou o título na categoria do Ensino Fundamental II. O grupo Segurança Pública de Apucarana apresentou a ideia para criação de um relógio digital com botão do pânico para prevenção da violência contra a mulher.

Cada grupo campeão estadual vai levar R$ 5 mil como prêmio, além um tablet para cada integrante. As premiações serão entregues aos alunos na próxima semana. Já os vencedores municipais receberam um curso de inovação e empreendedorismo do Sebrae.

O Ideathon Paraná 2023 foi realizado em parceria com a Fundação Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR), prefeituras, e apoio do Sicredi Dexis e TI Paraná.

“O objetivo é estimular a cultura da inovação nos jovens. Então eles se envolveram para apresentar ideias para melhorar a vida na sua cidade, com soluções em saúde, segurança pública, economia, cultura e lazer”, explica o secretário da Inovação, Marcelo Rangel. “Foi a primeira edição e ficamos entusiasmados com o resultados”.

Leia Também:  Programa do Estado vai atender pessoas em vulnerabilidade com casas rurais sustentáveis

Campeões

Equipe Health – Apucarana (Ensino Médio)

Camila Batista Ferreira (Colégio Osmar Guaracy Freire)
Débora Lemos (Colégio Sesi Arapongas)
Érick Farias (Colégio Sesi Arapongas)
Elias de Osti (Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo)
Miguel de Almeida (Colégio Sesi Arapongas)

Equipe Segurança Pública – Apucarana (Ensino Fundamental II)

Ana Heloisa Hermínio Silvano (Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo)
Maria Vitória de Oliveira Barreto (Colégio Estadual Alberto Santos Dumont)
Lincoln Gabriel Faria Bianchi (Colégio Estadual Prefeito Carlos Massaretto)
Lucas Piller Lima (Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Operação Integrare: Polícias do Paraná desarticulam quadrilha de roubos a bancos

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) deflagraram, nesta quinta-feira (17), a segunda fase da Operação Integrare, dando continuidade à desarticulação de uma organização criminosa especializada em roubos a bancos e a carros-forte. A ação ocorreu simultaneamente em Foz do Iguaçu e Matinhos, no Litoral do Estado.

Foram cumpridos um mandado de prisão e três mandados de busca e apreensão. Um homem foi preso em Foz do Iguaçu e foram apreendidos celulares e R$ 32,3 mil em espécie. O alvo é suspeito de integrar o grupo envolvido na tentativa de roubo de grandes proporções frustrada em janeiro deste ano, em Ponta Grossa. Ele também é investigado por participação no roubo à agência da Caixa Econômica Federal em Itaperuçu, em setembro de 2024.

Para o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a atuação conjunta entre as instituições tem sido decisiva no enfrentamento ao crime organizado “Estamos diante de mais um exemplo da eficiência da integração entre as forças policiais. Essa união estratégica permite respostas rápidas, investigações sólidas e ações cirúrgicas contra o crime organizado”, afirmou.

Leia Também:  Programa do Estado vai atender pessoas em vulnerabilidade com casas rurais sustentáveis

As investigações foram conduzidas de forma integrada pelos setores de inteligência das duas instituições. Participaram da nova fase da operação os grupos TIGRE e Fera, especializado em combate ao tráfico de drogas e pertencente à Divisão Estadual de Narcóticas (Denarc), da PCPR. Pela Polícia Militar o Comando de Operações Especiais (COE) com o Batalhão Operações Policiais Especiais (Bope), o Batalhão de Polícias de Rondas Ostensivas, Companhia de Operação dom Cães e Diretoria de Inteligência. 

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou o trabalho contínuo da Polícia Civil para avançar nas investigações e identificar todos os envolvidos. “A cooperação entre as instituições foi essencial para chegar a esse resultado. Seguiremos firmes no compromisso de desarticular quadrilhas perigosas e impedir que crimes de grande impacto sejam executados”, disse.

A primeira fase da operação foi deflagrada em 17 de janeiro deste ano, quando o grupo foi localizado em uma chácara na região de Ponta Grossa. Na ocasião, houve confronto armado que resultou na morte de seis suspeitos. As equipes apreenderam sete fuzis, uma metralhadora .50 — armamento de uso militar —, munições, coletes balísticos, explosivos e um veículo blindado clonado.

Leia Também:  Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, ressaltou a importância da ação integrada e da resposta preventiva das forças de segurança. “Essa operação demonstra a capacidade das polícias do Paraná em agir de forma coordenada e eficiente. O trabalho preventivo e a resposta imediata são fundamentais para proteger a população e garantir a ordem pública”, declarou.

O nome da operação reforça a integração entre as forças de segurança pública do Estado. As duas fases da Integrare demonstram o comprometimento do Paraná com uma atuação articulada, técnica e eficaz no combate ao crime organizado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA