PARANÁ
Paraná Produtivo avança em 2023 e deixa legado para o planejamento regional
Publicado em
30 de novembro de 2023por
Itajuba TadeuA Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) realizou nesta quinta-feira (30) a última reunião de 2023 do Comitê Técnico Interinstitucional do Programa Paraná Produtivo, que teve como foco o balanço das ações deste ano e encaminhamentos para 2024. O encontro foi voltado aos membros do comitê, que é formado por representantes de órgãos e entidades do Governo do Estado e do setor produtivo, como Fecomércio, Faep, Fiep, Ocepar, Faciap, Fetranspar e ACP, universidades e Sistema S.
Criado em 2021, o programa identifica potenciais e carências das regiões e planeja um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. O Paraná Produtivo tem como bases o protagonismo regional e a efetividade na implementação das ações propostas. Neste ano ele alcançou mais regiões, chegando aos 399 municípios.
Com o programa, o Paraná tem agora uma rede de 15 Conselhos Gestores Regionais. Todas as ações e projetos proposto seguem o princípio do planejamento participativo, envolvendo prefeitos, secretários e servidores municipais, representantes do setor produtivo e da sociedade civil organizada. As ações estão incluídas no Plano Plurianual 2024-2027.
“O programa viabilizou a coleta de 2.853 contribuições nas consultas públicas, demandas vindas por meio do mapeamento feito pelos conselhos gestores regionais do programa. Isso resultou em 60 demandas específicas do Paraná Produtivo com metas vinculadas ao programa no âmbito do PPA, as quais foram apresentadas no projeto de lei que está sendo apreciado na Assembleia Legislativa”, disse o diretor de Planejamento da SEPL, Breno Pascualote Lemos.
O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, falou da importância do trabalho conjunto. “O Paraná Produtivo é um ambiente importante, em que temos a convergência do sistema produtivo, das entidades políticas, entidades de representação de classe e o Estado participando nessa colaboração”, disse o secretário. “Findamos um ano importante, de muito trabalho e agora teremos um novo ano muito mais produtivo, com a presença mais forte nos municípios, para que a gente possa ter um instrumento fortalecido de planejamento a longo prazo”.
O diretor de Projetos da Secretaria do Planejamento, Marcos Junior Marini, que coordenou a reunião, ressaltou a importância do esforço pela integração de todos os membros do comitê, destacando o lançamento do Banco de Informações Regionais, plataforma de BI (business intelligence), com dados atualizados de 60 indicadores de desenvolvimento, criada com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
“Para 2024 esperamos ter uma maior proximidade com as regiões, inclusive com visitas técnicas em cada uma das 15 regiões. Será muito mais um trabalho de campo, com o desenvolvimento de projetos e fortalecimento das instâncias de governança”, disse.
Segundo Luiz Antonio Rolim de Moura, coordenador estadual do Comércio e do Mercado Empresarial do Sebrae/PR, e representante da instituição no Paraná Produtivo, a iniciativa tem entusiasmado o setor privado. “Todo desenvolvimento territorial passa por um processo de sensibilização, organização dos líderes e por um processo de reconexão com as estruturas e com as possibilidades de todos os territórios. O programa está ganhando nova equipagem, muito moderna, para os desafios que temos no momento, mas com um fator de inclusão humana muito forte”, disse.
REALIZAÇÕES – Além dos nove encontros regionais, o último deles em Foz do Iguaçu, no mês de setembro, a assessora técnica do Paraná Produtivo, Daniela Schlogel, destacou como outra ação importante em 2023 a instituição da Reunião Ordinária Mensal com os Conselhos Gestores Regionais. “Nestas reuniões, tivemos a presença de representantes de todas as 15 governanças e pudemos tratar de grandes assuntos e demandas do Programa e alinhar as expectativas das regiões”, disse.
Em 2023 também teve destaque a formalização dos Regimentos Internos dos Conselhos Regionais, realizada com o apoio dos pontos-focais do programa, a institucionalização do Comitê Técnico que vai auxiliar no desenvolvimento de projetos e a interlocução do programa com a Diretoria de Planejamento, responsável pela elaboração do Plano Plurianual 2024-2027 (PPA), para a inclusão das ações priorizadas pelas 15 Regiões no PPA.
“O trabalho do Paraná Produtivo foi fundamental na construção do novo PPA, uma vez que as demandas foram organizadas e priorizadas regionalmente”, disse o coordenador de Monitoramento e Avaliação da SEPL, Thiago de Angelis.
2024 – Na reunião foram apresentados os encaminhamentos do Programa Paraná Produtivo – Fase II para 2024. As ações foram organizadas em seis macroações: Conselho Gestor Estadual, Encontro com as Governanças Regionais, Licitação da Nova Plataforma, Comitê Técnico, Workshop com as Governanças Regionais e Monitoramento do PPA.
O coordenador de Apoio ao Planejamento Municipal (SEPL), Marcelino Manhani Junior, destacou que as macroações para 2024 têm por objetivo fortalecer a rede do programa em suas diversas instâncias de atuação. “O planejamento proposto contribuirá para o reconhecimento do Paraná Produtivo no papel de fomentar o desenvolvimento territorial sustentável integrado do estado”, disse.
No final do encontro, foi divulgado o calendário das Reuniões Ordinárias para 2024. A primeira ocorrerá em 27 de fevereiro.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro
Published
19 minutos agoon
7 de abril de 2025By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e acusado de outros crimes no Paraná, neste sábado (5), em Cascavel, na região Oeste.
Ele foi preso em flagrante por agredir sua companheira com um fio elétrico e ameaçá-la de morte, alegando possuir uma arma de fogo escondida em casa. Ele ainda a obrigou a publicar imagens ao seu lado nas redes sociais.
Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem forneceu informações contraditórias sobre sua identidade, o que levantou outras suspeitas. Além dos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, ele também passou a responder por falsa identidade no Paraná.
A PCPR representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do suspeito, a fim de viabilizar sua identificação civil, e após diligências conjuntas com outras forças de segurança foi possível descobrir a verdadeira identidade do homem. Ele estava foragido do sistema prisional de Goiás desde 2017, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Além disso, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo.
O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. A operação foi feita em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO).
- Polícia Científica terá novos comparadores balísticos em Cascavel e Ponta Grossa
- Com Patrulha Rural da PMPR, número de roubos no campo cai 34,6% em três anos no Paraná
OUTRO CASO – Em outro caso, a PCPR prendeu temporariamente um homem, de 58 anos, investigado por ao menos quatro casos de estupros de vulnerável ocorridos na região de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. A captura aconteceu neste domingo (6), em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.
Os crimes foram praticados contra quatro vítimas menores de idade entre o final de 2024 e início de 2025. Conforme apurado, as investigações apontaram que o suspeito havia alterado seu endereço na tentativa de evitar a responsabilização pelos crimes.
De acordo com a delegada Yasmin Espicalsky, por meio da integração e do trabalho conjunto das polícias dos dois estados, foi possível localizar e monitorar o investigado, resultando na sua captura. “Essa operação destaca a importância da colaboração entre as forças de segurança para garantir a proteção da sociedade e a efetividade da justiça”, explica.
Durante a ação, os policiais também encontraram uma espingarda na residência do investigado, o que resultou em sua autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O homem também foi encaminhado ao sistema penitenciário.
Fonte: Governo PR

Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

Com movimento de R$ 50 milhões na economia, Festival de Curitiba impacta o turismo

PCPR e PCMS prendem homem por diversos estupros de vulnerável ocorridos no Oeste do Estado

Novo marco regulatório da Ilha do Mel avança com instituição de comitê gestor

Catálogo da mostra de Alex Flemming já está disponível na MON Loja
PARANÁ


Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e...


Com movimento de R$ 50 milhões na economia, Festival de Curitiba impacta o turismo
Na edição deste ano, o Festival de Curitiba foi responsável por movimentar, de acordo com estimativa dos organizadores, cerca de...


Fazenda oferecerá capacitação para prefeituras otimizarem captação de recursos
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) vai ajudar as prefeituras de todo o Paraná a otimizar a captação de...
POLÍCIA


PCPR e PCMS prendem homem por diversos estupros de vulnerável ocorridos no Oeste do Estado
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (PCMS), prendeu temporariamente...


PCPR e PMPR prende homem em operação em combate ao tráfico de drogas em Ipiranga
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu preventivamente um homem, de...


PCPR e PCGO prendem homem foragido por roubo e homicídio em Cascavel
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO), prendeu um homem condenado pelos crimes...
ENTRETENIMENTO


Nathalia Valente e Yuri Meirelles revelam sexo de bebê em chá revelação: ‘Eu sabia’
Yuri Meirelles, de 27 anos, e Nathalia Valente, de 20, ex-participantes de A Fazenda 15, realizaram um chá revelação para anunciar o...


Fabiana Justus e as filhas Chiara e Sienna desfila em evento fashion: ‘Deram um show’
A empresária e influenciadora Fabiana Justus, de 38 anos de idade, desfilou com as filhas, as gêmeas Chiara e Sienna, de 6 anos, em...


Kaká e Carol Leite curtem domingo com as filhas em espetáculo: ‘Amo muito’
O ex-jogador de futebol Kaká, de 42 anos, e a esposa, a influenciadora Carol Leite, de 29 anos, aproveitaram o domingo...
ESPORTES


Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro
O Santos segue sem vitória no Campeonato Brasileiro após empatar em 2 a 2 com o Bahia neste domingo, na...


Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
O Cuiabá estreou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 diante do...


Flamengo vence o Vitória no Barradão pela segunda rodada do Brasileirão
Neste domingo, o Flamengo saiu vitorioso ao vencer o Vitória por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Comissão de Fiscalização debate problemas nos setores de combustíveis e de distribuição de água
-
POLÍTICA PR5 dias ago
“Governo do Paraná libera dados sensíveis à fundação contratada sem licitação”, alerta líder da Oposição
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Questão indígena merece tratamento prioritário diz deputado Goura (PDT) em seminário na OAB-PR