NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar inaugura primeiro Jardim de Água e Mel em parceria com Colombo

Publicado em

A Escola Municipal Isolina Ceccon, em Colombo, foi a primeira do município a receber um Jardim de Água e Mel da Sanepar. A inauguração contou com a presença da comunidade escolar e colaboradores do projeto.

Os Jardins da Sanepar são equipamentos especiais de preservação ambiental instalados em cidades nas quais a Companhia realiza obras de saneamento, como Agudos do Sul, Campo Magro e Colombo, atualmente participantes do projeto dos Jardins da Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba. Eles incluem caixas próprias para a criação de abelhas nativas sem ferrão em escolas municipais e outros espaços comunitários.

“Que sejam as nossas escolas uma porta aberta para a gente conscientizar os nossos alunos e a nossa comunidade. Aqui temos 30 mil alunos só na rede municipal. Sabemos que os estudantes são multiplicadores do conhecimento e essa nossa juventude pode cuidar do meio ambiente, pode estar consciente sobre os desafios do futuro”, disse o vice-prefeito e secretário de Educação de Colombo, Alcione Luiz Giaretton, que agradeceu pela parceria com a Sanepar e elogiou a escola e os participantes da iniciativa.

Leia Também:  Em parceria com BID, Fazenda inicia processo de avaliação da maturidade da gestão fiscal

A instalação de Jardins também faz parte do “Se Ligue na Rede”, programa da Sanepar sobre redes de esgoto. Outros Jardins de Água e Mel deverão ser instalados pela Sanepar em escolas e outros espaços no próximo ano. As abelhas desempenham um papel fundamental para a vida na Terra e estão ligadas a inúmeros serviços ambientais, incluindo a qualidade da água.

OBRAS – Em Colombo, a Sanepar está realizando a ampliação dos serviços de esgotamento sanitário e serviços socioambientais nos bairros Atuba, Jardim Ana Rosa II, Jardim Eldorado, Jardim Esplanada, Jardim Santa Cruz, Jardim Santa Fé, Jardim Santa Tereza e Parque Embu. O investimento é de cerca de R$ 18 milhões, com o acréscimo de mais de 4.200 novas ligações prediais de esgoto na cidade. No próximo ano, a Sanepar irá investir também em obras de abastecimento em Colombo.

PARCERIA – Além dos Jardins de Água e Mel, a Sanepar está realizando outras ações socioambientais em Colombo, como o curso gratuito de Manutenção Hidráulica para Mulheres, capacitação sobre meliponicultura para professores da rede municipal de ensino e a oficinas de Confecção de Sabão Ecológico, oferecido a merendeiras, zeladores, docentes, agentes comunitários de saúde e moradores.

Leia Também:  Nova operação da PCPR e Detran mira empresas de emplacamento de veículos

Em Colombo, as ações também integram o projeto Conexão Criança Natureza, da prefeitura local, e incluíram atividades como as visitas de escolares ao Museu Planeta Água, em Curitiba, a formação de agentes socioambientais e visitas a estações de tratamento de água e de esgoto.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o secretário municipal de Meio Ambiente, José Vicente de Lima; a produtora Clotilde Zai, pelo Meliponário Doce Paraíso, parceiro local dos trabalhos; e Roselis Augusta de Oliveira Presznhuk, Wilson Dib Junior e Patrícia Mossurunga, técnicos da Sanepar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Vestibular 2025 da UEL será aplicado em 42 locais para mais de 16 mil candidatos

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem com 700 quilos de maconha em Douradina

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA