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Fazenda ajusta últimos detalhes da transição para o novo sistema financeiro do Estado

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A Secretaria de Estado da Fazenda reuniu nesta quinta-feira (23) as diretorias de orçamento, contabilidade e Tesouro Estadual para ajustar o processo final da transição para o novo sistema financeiro do Estado. Com a mudança, a partir de 2024 o Governo do Estado e demais Poderes estarão alinhados ao Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira, Contabilidade e Controle (Siafic).

Esse novo sistema financeiro está em fase final de homologação e entrará em operação e desenvolvimento de novas funcionalidades a partir de janeiro do próximo ano. O Siafic atende o modelo criado pelo governo federal pelo Decreto 10.540/2020, que regulamenta o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ele faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II) e será uma ferramenta complementar de transparência, que aprimorará a qualidade da aplicação dos recursos públicos.

O foco é a integração de módulos e sistemas da administração pública com os demais sistemas financeiros, com novas funcionalidades para avaliação do uso dos recursos ou a implantação de certificação digital. O sistema também traz vantagens ao colocar a contabilidade como controle central dos atos e fatos relacionados com a administração orçamentária, financeira e patrimonial, além de melhorar a disponibilidade da informação para a tomada de decisão dos gestores públicos. 

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Nas últimas semanas, a Fazenda Estadual contratou quatro consultores individuais especialistas nas áreas de contabilidade, finanças e orçamento público para auxiliar na implantação do Siafic.

Os consultores participarão da gestão e execução dos projetos previstos no novo sistema, além de fornecer auxílio na definição e implementação de uma metodologia de contabilidade de custos. “A contratação desses consultores visa a aceleração da execução dos projetos de implementação do Siafic, potencializando a gestão da Secretaria da Fazenda para iniciar o ano de 2024 da melhor maneira possível”, destacou a diretora-geral da Sefa, Marcia do Valle. 

Os profissionais contratados foram selecionados mediante prova de títulos de editais publicados pelo portal da Fazenda. Thalita Ferrari contribuiu ao longo dos últimos 15 anos para a Fazenda Estadual e agora dá continuidade neste trabalho como consultora individual atuando no processo de construção do novo sistema. “Os desafios são grandes pois a gente entra em execução a partir de janeiro de 2024, então precisamos avançar em projetos que não são básicos, não colocar apenas operação, mas trazer outra visão de orçamentos para o Estado”, diz.  

A contadora Raquel Muller Becker é uma das novas consultoras. Ela conta com uma boa bagagem dentro do Exército, onde trabalhou com um mesmo plano de contas do sistema no Governo Federal. “É uma grande expectativa somar com a equipe e conseguir implantar o novo sistema no Estado, trazendo melhorias para as contas públicas”, afirma.

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CAPACITAÇÃO – Nos últimos meses, foram promovidas capacitações nas mais diversas áreas sobre aspectos do Siafic-PR. Elas incluíram aplicações sobre rotinas específicas a cada área na execução orçamentária, financeira e contábil, de modo que os servidores possam atuar com segurança e domínio da estrutura, legalidade e requisitos necessários.  

Todos os órgãos vinculados ao Governo do Paraná e os Poderes Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e a Defensoria Pública começaram a trabalhar com Lei Orçamentária Anual (LOA) por meio do novo Siafic. Assim, os Núcleos Fazendários Setoriais, vinculados a cada órgão, inserem todo o planejamento orçamentário, alocação de despesas e demais rubricas de seus respectivos órgãos dentro do novo sistema. Essas informações serão usadas na execução do orçamento geral do Estado a partir de 1º de janeiro de 2024. 

PRESENÇAS – Participaram da reunião de alinhamento a chefe de Gabinete da Sefa, Priscila Aguiar; o diretor do Tesouro Estadual, Marcos Montenegro; o diretor adjunto do Orçamento Estadual, Pedro Lobato; a diretora de Contabilidade Geral do Estado, Gisele Carloto, e servidores da Fazenda.  

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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