NOVA AURORA

PARANÁ

Vestibular dos Povos Indígenas de 2024 recebe 628 inscrições

Publicado em

Representantes das sete Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná realizaram, ao longo desta quinta-feira (23), a homologação das inscrições para a XXIII edição do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, que ocorre entre os dias 24 e 25 março de 2024. O concurso será realizado pela equipe da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Nesta edição, 628 moradores do Paraná e de outros estados se inscreveram para concorrer às 52 vagas totais em cursos de graduação nas oito universidades – UEL, UEM ,UEPG, Unioeste, Unespar, UENP e Unicentro (seis vagas cada), e UFPR (10 vagas).

O trabalho de análise e homologação contou com representantes das Comissões Universidade para os Indígenas (Cuias) das sete IEES e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de caciques de terras indígenas.  

“Este processo reafirma a questão da autodeclaração. Contamos com a ajuda dos caciques das terras indígenas na verificação das candidaturas”, destaca a coordenadora da Comissão Universidade para os Indígenas da UEL, Eloá Soares Dutra Kastelic. 

Leia Também:  A todo vapor: duplicação do Trevo Gauchão conta com 52 máquinas e 150 profissionais todos os dias

Participaram da homologação os caciques das Terras Indígenas Rio das Cobras (Nova Laranjeira), Posto Velho (Abatiá), Laranjinha (Ribeirão do Pinhal) e Ivaí (Manoel Ribas). São eles Ângelo Kavigtanh Rufino, Walace Raulino Sampaio, Everton Lourenço, além de Reinaldo Ninvaia e Valdomiro Lucas, respectivamente.  

No primeiro dia do Vestibular dos Povos Indígenas, os candidatos serão avaliados quanto à sua proficiência na Língua Portuguesa, por meio de uma prova oral. Já o segundo dia é voltado à aplicação da prova de Conhecimentos Gerais (Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química), Linguagens (língua Kaingang, Guarani, Inglês e Espanhol) e redação. 

Criado em 2001, o Vestibular dos Povos Indígenas é uma política pública do Estado do Paraná amparada pela Lei nº 13.134/2001. A iniciativa é coordenada pela Comissão Interinstitucional para Acompanhamento dos Estudantes Indígenas (Cuia), designada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com representação das universidades e lideranças de diferentes etnias indígenas.

Leia Também:  Estado inicia obras de conservação na PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira

O Paraná soma 291 estudantes que ingressaram pelo Vestibular dos Povos Indígenas matriculados nas universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP), do Paraná (Unespar) e UFPR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Centrais de relacionamento da Sanepar voltam ao horário normal na quarta-feira

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Para facilitar atendimento, Sanepar abrirá Centrais de Relacionamento neste sábado

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA