NOVA AURORA

PARANÁ

Sala de Situação leva Paraná ao topo da chamada Administração Tributária 3.0

Publicado em

A Sala de Situação da Receita Estadual do Paraná, central de monitoramento na Inspetoria Geral de Fiscalização, tem desempenhado um papel importante na modernização das operações do Fisco paranaense. Com uma visão mais ampla sobre os cenários, a operação diária nesse local tende a reduzir não apenas o intervalo entre a identificação de fraudes ou simulações e as ações fiscais correspondentes, mas otimiza os recursos da fiscalização, direcionando-os a segmentos, áreas ou setores onde de fato venham a fazer diferença.

Inaugurada há um ano como parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado, o Profisco II, é um ambiente tecnológico avançado, equipado com uma videowall de alta resolução, de mais de 3,2 metros quadrados. A supertela, posicionada diante de uma grande mesa de reuniões, permite visualizar e analisar dados de diversas formas. Com a capacidade de ser dividida em várias telas menores, a videowall pode apresentar múltiplas informações simultaneamente, desde gráficos detalhados até videochamadas e imagens provenientes de câmeras com reconhecimento óptico de caracteres (tecnologia OCR).

O foco da estrutura está na resposta e na adoção de estratégias ágeis a partir dos dados coletados. “A Sala de Situação representa uma convergência do Estado do Paraná com as práticas mais avançadas da gestão tributária. A ferramenta proporciona uma visão em tempo real das atividades fiscais, algo que agiliza processos e promove transparência e eficiência”, diz o secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior.

A sala aprimora análises e tomadas de decisão da Receita Estadual, como explica o chefe do Setor de Análise e Informações Fiscais, Marco Antônio Mazza Canedo dos Santos. “O painel proporciona, em tempo quase real, a visualização de dados de arrecadação e informações cruciais para a fiscalização, aprimorando assim a capacidade de resposta às demandas tributárias”, diz.

Leia Também:  Paraná lança novo portal para consulta e cobrança de débitos fiscais

Um convênio estabelecido com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) adiciona uma camada adicional de eficácia ao sistema, ao permitir o acesso a imagens de mais de 700 câmeras distribuídas pelas rodovias do Estado. “A colaboração fortalece a capacidade de monitoramento da Sala de Situação, permitindo a identificação de atividades suspeitas, como caminhões-tanque circulando sem nota fiscal ou desviando-se de trajetos esperados ou informados”, explica Canedo.

ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA 3.0 – A Sala de Situação também se enquadra na chamada Administração Tributária 3.0, conceito recentemente definido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Sua eficácia da reside na habilidade de utilizar dados de maneira eficiente e na capacidade de antecipar-se a erros e omissões dos contribuintes.

“Os processos da Administração Tributária 3.0 estarão cada vez mais integrados aos sistemas naturais usados pelos contribuintes e pelas empresas em suas vidas diárias”, afirmam os comissários do Fórum sobre Administração Tributária da OCDE, no relatório que delineou o conceito.

A evolução ganhará impulso pelo Confia Paraná, programa também desenvolvido no âmbito do Profisco, que visa incentivar a autorregularização e promover o cumprimento das obrigações fiscais. “A Sala de Situação, localizada no edifício-sede da Secretaria da Fazenda, em Curitiba, estará completamente operacional com a implementação do novo programa. Nesse estágio, a partir de 2025, sistemas e plataformas não apenas receberão dados, mas também serão capazes de cruzá-los e analisá-los em tempo real”, explica Canedo.

Leia Também:  Pesquisadores estudam uso de composto na própolis para tratamento de câncer de mama

ARRECADAÇÃO VISUAL – Após a aprovação, no ano passado, da Lei Complementar 194 pelo Congresso Nacional, que impôs restrições ao ICMS nos setores de combustíveis, energia e comunicações, a Sala de Situação foi capaz de ilustrar de maneira visual o impacto para os técnicos paranaenses. O segmento energético, que historicamente figurava entre os três principais setores para a arrecadação fiscal do Estado, agora consistentemente figura abaixo da 10ª posição, evidenciando a quebra arrecadatória.

O ano de 2023 continua a sentir os efeitos da LC 194/2022, resultando em uma redução real de 8% na arrecadação do ICMS de janeiro a agosto, comparado ao mesmo período de 2022. Especificamente no setor de energia, os números revelam uma queda de 54% na arrecadação de ICMS, em termos nominais, de janeiro a setembro em relação ao ano anterior, o que é destacado de forma nítida nos gráficos apresentados no videowall da Sala de Situação.

“Tais visualizações permitem a busca de soluções em conjunto, por um colegiado, que é capaz de trazer soluções e discutir estratégias de maneira mais eficiente, recortando dados específicos e compartilhando simultaneamente com pessoas na Sala ou mesmo que estejam conectadas a ela de forma remota durante uma reunião. O avanço traz eficiência à arrecadação automatiza serviços reduz a necessidade de ações fiscais onerosas”, explica Canedo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Pesquisadores estudam uso de composto na própolis para tratamento de câncer de mama

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Paraná é referência internacional em ações de controle da resistência antimicrobiana

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA