Marcia Santos
Jornalista Responsável
A venda e o consumo de bebidas em garrafas de vidro causa sérios problemas à segurança pública por conta das pessoas que se ferem ao pisarem em cacos quebrados na areia ou na calçada, por exemplo. Por isso, a Polícia Militar estará atuando junto aos órgãos municipais na fiscalização para coibir a venda e o consumo de bebidas em garrafas de vidro, bem como a venda desses materiais a adolescentes, durante as festividades de Carnaval no Litoral.
Nas cidades do litoral onde terão eventos relacionados ao Carnaval, a PM atuará de maneira preventiva para evitar que as pessoas circulem com artefatos de vidro e bebidas em garrafas desse tipo de material. Os policiais estarão nos acessos aos locais de festa e também irão circular entre as multidões para fazer a fiscalização.
Em Guaratuba foi assinado um decreto municipal que determina aos comerciantes e ambulantes a não comercialização de bebidas em garrafas de vidro na Avenida 29 de Abril durante os festejos de Carnaval. A medida é um esforço para evitar que as pessoas descartem esses materiais no chão e causem ferimentos graves.
Em Matinhos também haverá um cuidado maior da PM nesse assunto, tanto que foi solicitado à prefeitura a instalação de latões azuis para que os foliões descartem as garrafas num local adequado antes de chegarem aos locais de comemoração. “Incentivamos as pessoas que jamais adquiram bebidas em garrafas de vidro nestas festas, e ao sair de casa com alguma, que descarte no local correto para evitar acidentes”, destaca o Comandante da Subárea de Matinhos, capitão Wagner de Araújo.
Nesta semana, a PM de Guaratuba promoveu uma ação integrada com a prefeitura municipal para alertar os comerciantes sobre a nova medida, conscientizando sobre os riscos de acidentes com os cacos de vidro e a venda e consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade. “Durante as festividades não queremos ter nenhum incidente, brigas ou alguma situação que deixe pessoas feridas. Teremos ações em cima dessa fiscalização. Os comerciantes flagrados poderão ter seu comércio lacrado durante o Carnaval”, disse o Comandante da Subárea de Guaratuba, capitão Moreira Só.
Por fim, em Pontal do Paraná a Polícia Militar estará com equipes para garantir a segurança de todos os veranistas em cada um dos cinco balneários em que haverá trios elétricos (Ipanema, Praia de Leste, Shangrilá, Santa Terezinha e Pontal do Sul). “Orientamos as pessoas que evitem ao máximo utilizar garrafas de vidro, principalmente em locais com grande aglomeração de pessoas, pois pode causar sérios riscos e estragar a diversão por conta de um acidente”, destacou o Comandante da Subárea de Pontal do Paraná, major Álvaro Francisco Talhetti.
Fonte: Polícia Militar PR