NOVA AURORA

POLÍCIA

No Dia Mundial do Trânsito, BPTran e órgãos de trânsito fazem atividade educativa com motociclistas em Curitiba

Publicado em

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Motociclistas de Curitiba e Região Metropolitana participaram de uma instrução educativa sobre direção defensiva na manhã deste sábado (04/05), Dia Mundial do Trânsito, para reforçar a campanha educativa Maio Amarelo, do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN) e da Polícia Militar. Os participantes de técnicas de condução num circuito de treinamento montado pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) no pátio da Havan da Linha Verde.
De acordo com a oficial de Comunicação Social do BPTran, tenente Etiene do Carmo, a iniciativa é para alertar os motociclistas sobre a importância de utilizar o trânsito de maneira responsável. “É um público que nos preocupa muito devido a gravidade dos acidentes, que deixam feridos e causam mortes no trânsito. Estamos trabalhando com o engajamento de toda a sociedade para alarmar essa situação e incentivar a educação”, explicou.
Somente no primeiro trimestre deste ano, em Curitiba, 14 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito. O que chama a atenção é que desse número, oito são de motociclistas. No ano passado, foram 20 óbitos de motociclistas de 47 pessoas vitimadas no trânsito. Buscando reforçar as ações preventivas, o Detran criou o Comitê do Trânsito Seguro, que envolve instituições que colaboram para criar campanhas e atividades para levar mais educação e segurança ao trânsito.
“A cada ano que passa temos mais aderência de parceiros externos e cada grupo, cada responsável do grupo do comitê chama mais parceiros. Este ano está superando as nossas expectativas pelo grande envolvimento da sociedade nas ações educativas. Acreditamos que esse trabalho pode influenciar no comportamento das pessoas que utilizam o trânsito no dia a dia para salvar vidas”, disse a chefe da divisão de programas e projetos do Detran, Caroline Andreatta.
Os policiais do BPTran, juntamente com os agentes da Setran e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), conduziram o treinamento com os motociclistas, orientando sobre o circuito que cada um deveria cumprir, para exercitar habilidades de direção que são úteis no trânsito. Roberto Felipe elogiou a iniciativa e participou da capacitação. “Acho importantíssimo esse trabalho, todos deveriam fazer e é um exercício muito útil, principalmente numa situação de emergência quando precisa ter um reflexo rápido”, disse.
Integrantes de motoclubes e do Observatório Nacional de Segurança Viária também apoiaram a atividade. “Já ando de moto há 30 anos, sempre procurando aprender mais. Essas dicas que recebemos hoje ajudam quando estamos numa situação de perigo. O Maio Amarelo faz toda a diferença no trânsito e esperamos que haja mais conscientização de todos que utilizam o trânsito”, afirmou Ciuma Bonilha, do grupo Ceifeiros da Meia Noite.

Fonte: Polícia Militar PR

Leia Também:  Discussão é contida pela PM e arma de fogo apreendida em Toledo (PR)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  Policial Militar do BPTran se forma em curso em Santa Catarina

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  PCPR prende homem por perseguição e outros crimes contra a ex-companheira em Matelândia

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA