NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Moro pede vistas e adia votação de PL que inclui a Bolívia no Mercosul

Publicado em

Parlamentar quer discutir mais o tema antes de votar

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) travou a votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 380/2023, que trata da adesão da Bolívia ao Mercosul, ao pedir vistas da proposta. O relatório da matéria foi lido nesta terça-feira (14) na Comissão de Relações Exteriores do Senador Federal, porém, após pedido de vistas de Moro, a discussão e votação da proposição ficou para a próxima sessão do colegiado.

O parlamentar sugere que o tema seja debatido com mais profundidade, uma vez que há notícias de presos políticos na Bolívia, como a ex-presidente Jeanine Anez Chavez e o ex-governador da Província de Santa Cruz, Fernando Camacho. A cláusula democrática, que é uma condição para que um país integre o bloco, exige que os membros do Mercosul mantenham em pleno funcionamento as instituições democráticas – o que é inconsistente com a suspeita de que a Bolívia mantém presos políticos.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Após 20 anos de espera, Senado aprova marco legal dos bioinsumos
Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Legislativa participa do Google Cloud Next nos Estado Unidos

Published

on

By

O diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Wellington Dalmaz, representará a instituição na edição de 2025 do Google Cloud Next, que ocorre entre os dias 9 e 11 de abril, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O encontro anual reúne os CEOs das principais organizações do mundo para conhecerem as principais novidades do Google em relação a serviços na nuvem, inteligência artificial e segurança cibernética. A Assembleia Legislativa do Paraná é uma das poucas instituições públicas brasileiras convidadas para o evento.

Durante a Google Cloud Next, Dalmaz tratará dos termos finais de uma parceria que está sendo firmada entre a Assembleia, o Google e a Companhia de Tecnologia e Informação do Paraná, (Celepar) para a incorporação de ferramentas de inteligência artificial nos processos, atividades e serviços prestados pela Assembleia.

O termo de cooperação, que deverá ser assinado ainda em abril, prevê a implantação de pelo menos quatro soluções de Inteligência Artificial: um assistente virtual para interação e suporte em atividades legislativas (Chatbot); uma ferramenta de busca para identificar similaridade de leis; uma plataforma de apoio para a elaboração de textos legislativos de acordo com as normas exigidas; e uma ferramenta para agilizar a elaboração e revisão de pareceres técnicos e jurídicos.

Leia Também:  Com fiscalização intensificada, Operação Finados BPRv apresenta resultados expressivos nas estradas

Wellington Dalmaz informa que uma das metas estabelecidas pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que tomou posse neste ano é avançar em soluções tecnológicas para otimizar os trabalhos da Casa. Segundo ele, a cooperação com o Google é uma inovação e trará benefícios diretos em aspectos como transparência e eficiência.

“Um dos principais pontos que será discutido na Google Cloud Next é a aplicação da Inteligência Artificial no serviço público. E a Assembleia Legislativa vai estar lá para acompanhar tudo isso, mas principalmente para finalizar as tratativas do Protocolo de Intenções de uma parceria estratégica de cooperação com o Google e a Celepar”, comenta. “A nova Mesa Executiva, presidida pelo deputado Alexandre Curi, determinou que buscássemos o que há de mais moderno no mundo corporativo para trazer ainda mais eficiência para a administração da Casa. Modernizar o Legislativo paranaense garante um Estado mais produtivo e sensível às necessidades das pessoas”, acrescenta.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA