NOVA AURORA

Dois Vizinhos

Dois Vizinhos poderá ganhar mais um colégio cívico-militar

Publicado em

 

Por meio da atuação do deputado federal Paulo Litro (PSD) e Adão Litro (PSD), que realizaram gestões junto à Secretaria de Estado da Educação, o Colégio Estadual Leonardo Da Vinci, em Dois Vizinhos, foi incluído no edital referente à consulta pública que determinará a adesão de escolas estaduais de ensino regular ao modelo cívico-militar para o ano letivo de 2024.

“Assim como fizemos em 2020, quando indicamos o Colégio Estadual Vinicius de Moraes para se tornar colégio cívico-militar, trabalhamos junto ao Governo do Estado para que Dois Vizinhos fosse contemplado neste edital, possibilitando ampliar o número de colégios que adotam esse modelo no município”, disse o deputado federal Paulo Litro.

Prevista para os dias 28 e 29 de novembro, a consulta pública será realizada na própria escola, contando com a participação de professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. Estudantes maiores de 16 anos também podem participar do pleito e, para votar, é necessário levar documento pessoal com foto.

Leia Também:  Homem é vítima de arma branca em Nova Aurora

O deputado Adão Litro destacou que 80% dos colégios estaduais do Paraná que aderiram ao modelo cívico-militar obtiveram um aumento da sua nota no Ideb e contribuíram para que o estado alcançasse a melhor educação básica no Brasil.

“O modelo das escolas cívico-militares comprovadamente resultou um retorno positivo para o nosso estado e sempre terão o meu apoio. O colégio Leonardo Da Vinci constar no edital é mais uma vitória para Dois Vizinhos e tenho certeza que a consulta pública irá apoiar a adoção deste modelo de ensino no colégio”, destacou Adão Litro.

MODELO CÍVICO-MILITAR NO PARANÁ – Modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020.

O Paraná atualmente conta com 194 colégios funcionando nesta modalidade com o modelo estadual. Há ainda 12 escolas cívico-militares com o modelo do programa nacional, que por decisão do governo federal será descontinuado em 2024. Essas 12 escolas deverão passar à gestão do Estado. Somando as cívico-militares do modelo estadual e modelo nacional, são aproximadamente 121 mil alunos matriculados.

Leia Também:  Administração Municipal de Nova Aurora entrega obra de 3.600 metros de adequação no distrito de Palmitópolis

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Dois Vizinhos

REINAUGURAÇÃO DA ESCOLA 28 DE NOVEMBRO

Published

on

Celebração emocionante marca reinauguração da Escola Municipal 28 de Novembro

Na noite de ontem, a comunidade escolar de Dois Vizinhos se reuniu para celebrar a reinauguração da Escola Municipal 28 de Novembro, uma das mais antigas e emblemáticas do município. Em funcionamento desde 1965, o estabelecimento de ensino, que atualmente conta com aproximadamente 400 alunos e 37 funcionários, recebeu uma significativa revitalização, transformando-se em um símbolo do compromisso da cidade com a educação de qualidade.

Num evento carregado de homenagens e emoções, a diretora Romancilda Biavati, a coordenadora Sibele Vicari Zancanaro e a representante da APMF, Viviane Vitto receberam o prefeito Carlinho Turatto, o vice-prefeito Nery Maria, a secretária de Educação, Cultura e Esportes Silvana Dal Molin e o vereador Carlos Mangini.

Segundo a diretora Romancilda Biavati, a ocasião marcou um momento histórico para a Escola Municipal 28 de Novembro, pois nunca antes o estabelecimento havia recebido uma atenção tão dedicada e abrangente. Ela enfatizou que tanto a equipe escolar quanto os alunos foram agraciados com uma verdadeira transformação, que elevou significativamente a qualidade da educação oferecida. As obras, que tiveram início em 2023, abarcaram uma ampla gama de melhorias. Desde a conclusão da aguardada quadra esportiva até a construção de quatro novas salas de aula, salas destinadas à secretaria, direção e coordenação, cada detalhe foi meticulosamente planejado.

Leia Também:  Edital de licitação para a concessão do Hospital Municipal de Cafelândia apresenta indícios de gravíssimas inconsistências jurídicas

Além disso, houve a substituição de toda a cobertura, renovação dos pisos e uma revitalização geral que incluiu novas pinturas em toda a estrutura. Um espaçoso e moderno refeitório foi criado, garantindo conforto e praticidade aos alunos. A acessibilidade, fundamental em qualquer espaço público, foi priorizada, com a implementação de rampas e outras medidas. Cada aspecto, desde as calçadas até os muros, recebeu atenção especial. Essa verdadeira metamorfose da Escola 28 de Novembro representa não apenas uma mudança física, mas também o resultado de anos de luta e empenho para proporcionar um ambiente educacional de qualidade e segurança para toda a comunidade escolar.

Após os discursos dos presentes e momentos antes do simbólico corte da faixa inaugural, um coral composto pelos próprios alunos da escola subiu ao palco, envolvendo a todos com suas vozes harmoniosas e cheias de emoção. Enquanto as notas musicais preenchiam o ar, era possível sentir a energia contagiante que emanava do grupo, tocando profundamente os corações dos presentes.

O prefeito Carlinhos Turatto, visivelmente tocado, não conseguiu conter a emoção e lágrimas de gratidão brotaram de seus olhos. “Nada é mais gratificante para um gestor público do que entregar, aos que representam o futuro de nossa cidade, uma escola pública de qualidade. Que estes estudantes honrem seus pais e gratifiquem seus professores, pois são eles a promessa do amanhã e o legado que construirá o futuro de nosso município”.

Leia Também:  Cafelândia abre vacinação contra gripe para público geral
Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA