NOVA AURORA

PARANÁ

Fundação Araucária busca parceria com universidade do Japão

Publicado em

O presidente da Fundação Araucária (FA), Ramiro Wahrhaftig, e o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bona, receberam nesta sexta-feira (10), uma comitiva do Japão com o reitor Nagata Kyosuke e representantes da Universidade Tsukuba. Na reunião, foi apresentada uma proposta de intercâmbio de estudantes paranaenses da graduação e pós-graduação para o Japão. 

Segundo Wahrhaftig, a Araucária inicia, no próximo ano, um programa que enviará estudantes das Universidades do Paraná para passarem um semestre em universidades do exterior.

“Primeiro vamos enviar cem estudantes, que são muito qualificados, porque são bolsistas de iniciação científica. E gostaríamos muito de enviar dez estudantes paranaenses para a Universidade de Tsukuba, para estabelecer uma relação na área da Tecnologia de Alimentos e da Segurança Alimentar”, explica.

Além da graduação, a proposta também engloba o envio de cinco doutores para a realização de um pós-doutorado na área de Alimentos e Agricultura, ligados à FoodTech, além da Tecnologia da Saúde.

Leia Também:  Lanche das atividades do município é produzido pelas Zeladoras da Assistência Social

“Acredito que o investimento em pessoas é muito bom para o Estado. Quanto mais tempo o estudante intercambista ficar no Japão, mais conhecimento ele vai adquirir. E tudo que aprender, poderá trazer para o Brasil”, destaca o reitor Nagata Kyosuke.

Uma sugestão proposta pelo reitor foi que os intercambistas poderão ficar até oito meses na Universidade de Tsukuba e não apenas seis, conforme comentado incialmente.

“Compreendemos que a disposição efetiva da Universidade de Tsukuba é em receber pesquisadores brasileiros para passar um tempo lá e aprender as tecnologias. Nós temos interesse nisso e vamos continuar os nossos diálogos internos para criar e estruturar um programa nesse sentido”, afirmou o secretário Aldo Bona.

Também estiveram presentes no encontro o Diretor e Chefe de Iniciativas Globais da Universidade de Tsukuba, Osamu Ohneda e Keiko Sekimoto; a professora Mizuho Fukushige; o Deputado Federal Luiz Nishimori e a coordenadora da Área Internacional da Fundação Araucária, Eliane Segati, o assessor técnico da SETI, Paulo Afonso Schmidt e o diretor de Ciência e Tecnologia da SETI, Marcos Aurelio Pelegrina.

Leia Também:  Espaços culturais do Paraná terminam o ano com recorde de público e exposições marcantes

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Bionova participa da INOVAMEAT em Toledo; confira o vídeo

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Lanche das atividades do município é produzido pelas Zeladoras da Assistência Social

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA