NOVA AURORA

PARANÁ

Ideathon Paraná: maratona de inovação estudantil conclui etapa de Foz do Iguaçu

Publicado em

Foz do Iguaçu recebeu nesta quinta e sexta-feira (9 e 10) a terceira etapa do Ideathon Paraná 2023, maior maratona de inovação do Estado voltada a estudantes das redes de ensino pública e privada. Alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental II e do 1º e 2º ano do ensino médio participaram ativamente, apresentando ideias criativas para cidades inteligentes e gestão pública, abordando temas como saúde, segurança, economia local, educação digital, cultura e serviços públicos.

O Ideathon Paraná é uma iniciativa da secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Agência Araucária, Sebrae/PR, secretaria estadual da Educação e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR).

Em Foz do Iguaçu, na categoria do Ensino Fundamental II, o grupo Sinal de Cura saiu vitorioso, abordando a saúde pública com a ideia de um aplicativo para marcação de consultas médicas pelo SUS. Já no Ensino Médio, os campeões foram do grupo Imaginouts, apresentando uma proposta cultural para visibilidade de artistas locais e regionais. Eles foram premiados com medalhas ao final dos trabalhos. Os vencedores são definidos após avaliação feita por especialistas em inovação indicados pelo Sebrae-PR. 

Leia Também:  Tunas do Paraná volta a ter linha metropolitana de ônibus para Curitiba

A diretora-auxiliar do Colégio Estadual Pioneiros, Adriana Woos, que atuou como mentora dos alunos, destacou que este tipo maratona estimula a criatividade educativa das crianças e adolescentes. “É a primeira vez que estamos participando de um Ideathon e é bem interessante porque as dinâmicas estão trabalhando o que já ensinamos no colégio. Eles conseguiram aplicar um pouco da teoria na prática e entender que podem ser protagonistas na sociedade”, afirmou a educadora.

O Ideatohn Paraná 2023 já passou pelas etapas de Apucarana e Curitiba. Após Foz do Iguaçu, a próxima será em Jacarezinho, segunda e terça-feira (13 e 14). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do Ideathon Paraná 2023, com limite máximo de 200 inscritos por município.

Ainda restam vagas para as etapas de Ponta Grossa (23 e 24), Maringá (16 e 17), Umuarama (27 e 28) e Londrina (30/11 e 01/12). Ao fim de todas elas, serão definidos os vencedores estaduais de cada categoria.

Leia Também:  Polícia Científica leva mostra do Museu de Ciências Forenses ao Litoral neste sábado

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Classe II: nova pista de atletismo da UEL tem arquibancada, torre de controle e iluminação

Published

on

By

Depois de um esforço financeiro coletivo, o Centro de Educação Física (CEFE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) passa a contar oficialmente com uma pista de atletismo completa e equipada, dentro do padrão técnico Classe II, com prerrogativa para receber competições nacionais e sul-americanas.

As obras complementares que incluem arquibancada, torre de controle, iluminação e almoxarifado, foram entregues oficialmente nesta semana durante uma cerimônia que reuniu autoridades, representantes da Confederação Brasileira de Atletismo e da Secretaria do Estado do Esporte. O evento faz parte das comemorações dos 55 anos da universidade, sendo a primeira obra a ser entregue no ano.

A pista do CEFE foi inaugurada em 2018, substituindo o antigo equipamento para a prática de atletismo. Posteriormente, em 2023 a universidade conseguiu aprovar um termo para a chamada modernização da pista, que incluía obras e equipamentos complementares – torre, almoxarifado e arquibancada com estacionamento.

Outra benfeitoria entregue foi o novo sistema de iluminação, que recebeu substituição de toda a fiação elétrica e novas lâmpadas LED. Essas mudanças garantirão qualidade para aulas e atividades acadêmicas, treinos e provas oficiais no período noturno.

Leia Também:  Operação reforça policiamento nos estabelecimentos de ensino

Segundo o secretário de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Aldo Bona, a pista com infraestrutura completa representa um equipamento que pode atender políticas públicas na área do esporte, beneficiando atletas, equipes, além da comunidade universitária. “A universidade ganha um equipamento de qualidade para aulas e atividades acadêmicas”, disse.

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, a entrega da pista completa representa o resultado de um esforço coletivo de professores do CEFE, gestores da universidade, além de representantes dos governos estadual e federal. “Creio que é a união de forças que pode potencializar as nossas atividades”, definiu.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, elogiou a entrega do novo equipamento com toda a infraestrutura e disse que a pista de atletismo representa a maior sala de aula da universidade. Ele foi reeleito para a presidência da CBAt no mês passado e deverá comandar o próximo ciclo olímpico, até os Jogos de Los Angeles em 2028. Ele é de Londrina e foi atleta de alto rendimento na modalidade de arremesso de peso. 

Leia Também:  Sanepar alcança posto de maior empresa pública de saneamento do Brasil

Há 25 anos a UEL mantém um convênio com o projeto Londrina Atletismo. Atualmente, a pista é utilizada para aulas e projetos acadêmicos desenvolvidos no CEFE e também para o treinamento e provas oficiais da equipe local.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA