NOVA AURORA

PARANÁ

Programa Partiu Museu promove visitas guiadas para alunos da rede estadual

Publicado em

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Educação e a Secretaria da Cultura, lançou nesta quarta-feira (8) o programa Partiu Museu, que amplia o acesso dos estudantes da rede estadual de ensino a instituições culturais do Estado. O objetivo é proporcionar experiências educacionais por meio do acesso às artes, cultura e história. Participam da iniciativa diversos espaços, como o Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Paranaense, Museu Casa Alfredo Andersen e Museu do Expedicionário.

O Partiu Museu alcança alunos do ensino fundamental e médio. Eles terão a oportunidade de sair dos muros da escola para aprender história na prática, por meio de visitas guiadas agendadas pelas instituição de ensino a dezenas de museus espalhados pelo Estado. No lançamento oficial do programa, o secretário estadual da educação, Roni Miranda, destacou a importância de estender as aulas para além das paredes da escola.

“Esse programa nos dá muito orgulho. É uma felicidade muito grande poder entregar essa oportunidade aos nossos estudantes e a toda comunidade escolar e, desta forma, promover o enriquecimento cultural dos meninos e meninos da educação estadual do Paraná”, disse Miranda.

Leia Também:  Operação Fronteiras e Divisas Integradas II apreende 5 toneladas de drogas e 86 armas

A secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, também ressalta a importância da iniciativa para crianças e jovens. “Tenho certeza de que o programa Partiu Museu vai gerar inúmeros frutos, porque terá impacto direto na vida e nas vivências das alunas e dos alunos contemplados por ele. Cultura e Educação devem sempre caminhar lado a lado, por isso é tão importante trabalharmos em sinergia e transversalidade entre pastas do Governo do Paraná”, disse ela.

Previsto para ser implementado em todo o Estado a partir do ano letivo de 2024, o Partiu Museu contemplará diversas instituições de ensino do Paraná mediante agendamento prévio. No projeto-piloto, que começou em agosto e vai dezembro, são contemplados 8 mil estudantes de 73 escolas de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) – indicadas pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e cujo critério principal para escolha foi a distância dos museus, priorizando-se as instituições mais longes.

Leia Também:  Com mais conforto e segurança, Salto São Francisco voltará a receber turistas

OPORTUNIDADE – Débora Melo, aluna do ensino médio do Colégio Estadual Cecília Meireles, de Curitiba, foi uma das 58 estudantes presentes no evento de lançamento oficial do programa, que aconteceu no Museu Paranaense, no bairro São Francisco, em Curitiba e contou com a presença de autoridades e também da comunidade escolar. “É muito importante para os alunos conhecerem mais sobre o passado, porque muitos ainda não tiveram essa oportunidade. Acredito que isso ajude muito na educação em geral”, diz.

Roberta Horvath, Coordenadora do Núcleo Educativo do Museu Paranaense, considera a iniciativa um passo importante no fomento à cultura entre as novas gerações. “A partir das visitas guiadas aos museus, os alunos vivenciam na prática o que aprendem na escola, por meio da arte, dos acervos históricos, antropológicos, arqueológicos e da experiência da materialidade de estar dentro de um museu”, destaca.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Estado monitora e reforça ações para combate à chikungunya na região de fronteira

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Em mutirão de apenas duas horas, Estado recolhe 7 mil itens de lixo na Ilha do Mel

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA