NOVA AURORA

PARANÁ

Estado lança campanha sobre início da obra da ponte Guaratuba-Matinhos

Publicado em

O Governo do Paraná lançou nesta quarta-feira (8) a campanha publicitária sobre o início da obra da ponte entre Guaratuba e Matinhos, no Litoral do Paraná. No último dia 27 de outubro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o marco da estrutura, quando começou a instalação do canteiro de obras na cabeceira de Guaratuba.

Desenvolvida com materiais veiculados na televisão, em rádios, anúncios e peças digitais, a campanha vai abordar, além de informações sobre a sobre a estrutura, também relatos de moradores de Guaratuba sobre como a ponte vai garantir avanço ao município e melhoria na qualidade de vida. A estrutura é aguardada há mais de 30 anos, prevista, inclusive, na Constituição Estadual de 1989, como lembrou o governador no lançamento da obra.

A ponte faz parte do planejamento estratégico do Governo do Estado para o desenvolvimento do Litoral, junto com a engorda da orla de Matinhos, melhorias no Porto de Paranaguá, além de obras de infraestrutura em todos os municípios da região.

Leia Também:  Setor de turismo ajuda a combater exploração de crianças e adolescentes

O investimento total na ponte entre Guaratuba-Matinhos é de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para execução. Ela terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

Também haverá intervenções nas vias de acesso à ponte, com o alargamento da PR-412 dos dois lados, muros de contenção para proporcionar o desnível necessário com o pavimento, um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Além disso, na margem sul será construída uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, bem como implantação de uma alça de acesso à Rua Nossa Senhora de Lourdes.

Confira o vídeo da campanha:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

PlanificaSUS: novo encontro fortalece integração dos profissionais de saúde pública

Published

on

By

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta terça-feira (8) o 16º Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná – Saúde Mental na APS. A capacitação segue até quinta-feira (10) e reúne tutores da Atenção Primária à Saúde (APS), da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e representantes da Vigilância em Saúde das 22 Regionais de Saúde.

Com participação estimada de 150 profissionais, o evento tem como objetivo fortalecer a integração entre os diferentes níveis de atenção e qualificando os processos de trabalho nos serviços da APS, CAPS e ambulatorial com ênfase na saúde mental e nas ações de vigilância e atenção nos territórios. Esta edição mobiliza equipes técnicas das áreas de Atenção, Promoção e Vigilância em Saúde da Sesa.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, destacou a importância da iniciativa como parte da política de educação permanente da Sesa.

“Seguimos discutindo a integração entre Atenção e Vigilância em Saúde e o fortalecimento da nossa rede de atenção. A presença conjunta de equipes da atenção e da vigilância reforça nosso compromisso com o avanço do SUS no Paraná. O PlanificaSUS é a metodologia escolhida pelo Governo do Estado para conduzir o processo de educação permanente das nossas equipes em todo o território paranaense”, afirmou.

Leia Também:  Projeto inédito garante dinamismo entre União e Estado para compra de medicamentos caros

A formação dos tutores regionais é um dos pilares da implementação do PlanificaSUS Paraná, metodologia que promove a melhoria contínua da organização dos serviços de saúde por meio da adoção e do fortalecimento de processos e ferramentas de gestão e cuidado. No Paraná, essa formação será replicada nas 22 Regionais por meio de workshops e oficinas, envolvendo profissionais de 1.009 Unidades de Saúde, 34 ambulatórios e 38 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pactuado a adesão de no mínimo 400 novas UBS neste semestre.

Durante o encontro, estão sendo debatidos temas como segurança do paciente na APS e na AAE, ampliação da cobertura vacinal, integração entre equipes de Atenção e Vigilância em Saúde, combate às arboviroses, saúde do trabalhador, emergências em saúde pública e saúde mental.

PLANIFICASUS – O Paraná é o primeiro estado a expandir a metodologia do PlanificaSUS para 100% do território estadual. As ações são conduzidas pelo Grupo Condutor Estadual, que reúne representantes das diretorias da Sesa, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).

Leia Também:  Em ação conjunta, PCPR e PRF apreendem mais de 1,9 tonelada de maconha em Cascavel

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA