NOVA AURORA

PARANÁ

Estado promove a 17ª Reunião Ordinária do Grupo R-20 sobre resíduos sólidos

Publicado em

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), vai promover a 17ª Reunião Ordinária do Grupo R-20, que acontecerá no dia 8 (quarta-feira), das 8h às 17h30, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba. O evento é aberto ao público e tem como objetivo discutir e propor soluções para a gestão dos resíduos sólidos urbanos no Paraná.

O Grupo R-20 é um órgão consultivo formado por representantes dos 399 municípios e dos Consórcios Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos das 20 regiões do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. O grupo atua em temas como educação ambiental, coleta seletiva, inclusão social de catadores, logística reversa, pesquisa, ensino, extensão, disposição final de rejeitos e consórcios.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, falou sobre a importância da participação dos representantes dos municípios e a população a se engajar nessa causa e a comparecer ao evento.

“O gerenciamento de resíduos sólidos é um desafio para o desenvolvimento sustentável e exige a participação de todos os setores da sociedade. A reunião do R-20 é uma oportunidade para conhecer as iniciativas que estão sendo realizadas no Paraná e contribuir com ideias e sugestões para melhorar a gestão dos resíduos em nosso Estado”, afirma.

Neste ano, a Sedest firmou parceria com a Escola de Gestão do Paraná para certificar a participação de cada servidor público no evento e disponibilizar uma plataforma digital para interlocução com os municípios. A expectativa é que cerca de 300 pessoas participem da reunião, que contará com palestras, debates e apresentação de programas e projetos relacionados aos resíduos sólidos.

Leia Também:  Estado assina contrato de reforma de pontes na região de Ibaiti

Entre os temas que serão abordados estão: Operação Percola (realizada pelo Ministério Público e Instituto Água e Terra); NR38 (que trata da Segurança e Saúde no trabalho nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e cuja vigência se inicia no dia 2 de janeiro de 2024); Termo de Referência para programa municipal de educação ambiental sobre resíduos sólidos (PMEARS); Projeto Conexões (escoamento sustentável de embalagens cartonadas); viabilização de investimentos para a área de Resíduos Sólidos; Termo de Compromisso para a Logística Reversa de Baterias Chumbo-Ácido; Ações de adequação do transbordo e construção de barracão de triagem de materiais recicláveis; ações para promover a logística reversa de pneus (Associação dos Geradores de Pneus Inservíveis de Rio Negro – Agepin); e Programa de Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes (coleta de passivos e implantação de PEVs).

A programação completa do evento pode ser acessada AQUI.

Para a secretária da Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Janiópolis (Centro-Oeste), Luana Karoline Pereira, a expectativa é muito positiva. “Esperamos colher bons frutos. Essas reuniões do R-20 são bem objetivas, pois visam solucionar os problemas dos nossos municípios na gestão de resíduos sólidos e outras questões ambientais”, disse. “Por vezes, os problemas que estamos enfrentando em Janiópolis algum município já conseguiu resolver, então vamos entender a solução deles e adaptar para nossa realidade”, afirma.

Leia Também:  Governador anuncia R$ 52 milhões em emendas para organizações sociais

Na reunião, Luana Pereira vai compartilhar a experiência de seu município com a adequação do transbordo e construção de barracão de triagem de materiais recicláveis, este último construído com aporte de R$ 300 mil do Governo do Estado. “Além de compartilhar experiência, queremos buscar acordos entre municípios menores para que encontremos soluções conjuntas nas questões de resíduos sólidos urbanos”, afirmou.

Além dessas discussões e trocas de experiências, haverá a eleição do novo secretariado do Grupo R-20, com mandato para dois anos.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o evento podem ser feitas diretamente no site do Grupo R-20Aqueles que desejarem receber Certificado com carga horária expedido pela Escola de Gestão deverão também inscrever-se AQUI.

MEMBROS DO R-20 – Para participar do Grupo R-20, cada município e Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos deve indicar um membro titular e um suplente, sendo pelo menos um deles servidor estatutário.

A indicação deve ser feita por meio de um ofício com a assinatura do prefeito ou do secretário responsável pela área de resíduos sólidos. O documento deve conter os seguintes dados dos membros indicados e da prefeitura: nome completo, cargo, e-mail, telefone fixo, telefone celular, e-mail institucional da prefeitura e do prefeito.

O ofício deve ser enviado por e-mail para a Sedest nos endereços sedest.gabinete@sedest.pr.gov.br e csae@sedest.pr.gov.br. Além disso, é necessário preencher o formulário de cadastro neste site.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Vice-Prefeita Lucinéia Adevente – Néia assume prefeitura de Nova Aurora

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Com mais três pontos azuis, balneabilidade nas praias do Paraná chega a 85%

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA