14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Barcos, motorhomes, cultura e felicidade no calendário turístico de novembro no Paraná

    Publicado em

    O mês de novembro começa na próxima quarta-feira recheado de eventos no calendário turístico paranaense. A programação é intensa e tem opções nos mais variados segmentos, desde o cultural até o náutico. As dicas gastronômicas e musicais também não ficam de fora, com programações diversas espalhadas por todo o território paranaense, além de pedaladas, caminhadas, feiras culturais e exposições agropecuárias. 

    O grande evento do mês será a primeira edição do Foz International Boat Show, que colocará o Estado no circuito das grandes feiras náuticas da América Latina. A edição paranaense, primeira do Brasil realizada em água doce, terá como palco o Iate Clube Lago de Itaipu entre os dias 23 e 26 de novembro. Serão quatro dias de exposição, com a expectativa de reunir 15 mil visitantes e cerca de 30 marcas, com a apresentação de barcos de cerca de 40 pés, a maioria disponível para test drive nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.  

    Já no começo do mês, dias 3 e 4 (sexta e sábado), acontece a 12° edição do Capevi, campeonato voltado à pesca esportiva com iscas artificiais no município de Nova Prata do Iguaçu, à beira do Rio Iguaçu. Também no sábado (04), começa o 3° Pesque e Solte de Pontal do Paraná, evento que dura até  domingo (05), contando com muitos atletas profissionais e amadores que priorizam a sustentabilidade sem deixar a competição de lado. O intuito principal do encontro é de pescar, admirar, fotografar e devolver os peixes à água, respeitando o ecossistema no Litoral paranaense.  

    MÚSICA, FESTA E AUTOCONHECIMENTO – Para os amantes do blues, ritmo norte-americano de origem nas comunidades negras, tem a 2° edição do Morretes Blues Festival, que promete ferver o município do Litoral sábado e domingo (04 e 05). Também no Litoral, mas em Paranaguá, acontece mais uma edição da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rocio, entre os dias 4 e 16.  

    Outra opção com muita música é a 2° edição do 100fronteiras Jazz Night, em Foz do Iguaçu. O evento será no dia 10 de novembro, combinando performances de alto nível com a valorização dos artistas locais, promovendo a cultura da Tríplice Fronteira. Com apoio da secretaria estadual do Turismo (Setu), o encontro reúne também artistas de renome internacional para se apresentarem, além de opções de open bar e open food. 

    Leia Também:  Após sete etapas de Guaíra a Guaratuba, conheça os campeões do Rally Transparaná

    Nos dias 18 e 19, Curitiba recebe dois tradicionais eventos simultâneos no Parque Barigui: o VI Congresso Internacional de Felicidade, considerado o maior evento do gênero da América Latina, terá a presença de convidados renomados como o filósofo Mario Sérgio Cortella e a escritora e palestrante Monja Coen. Já o Festival da Felicidade é totalmente gratuito e reúne atividades artísticas para envolver o público na busca por uma melhor qualidade de vida. Serão diversas atrações, com muita arte, música, mantras, yoga, teatro e muito mais. 

    EXPOSIÇÕES, FEIRAS E TURISMO DE NEGÓCIOS –  O Festival da Cevada e do Malte acontece entre 2 e 5 de novembro no Parque de Exposições Lacerda Werneck, em Guarapuava. A cidade conta com boas opções de rede hoteleira para abrigar toda gama de turistas e entusiastas de uma boa cerveja que devem marcar presença nos quatro dias de evento.  

    Dia 6 de novembro, na Sociedade Rural de Umuarama, será realizada a 1ª edição da Feira de Turismo – Caminho das Águas, dedicada ao fortalecimento e fomento da indústria turística nos municípios pertencentes à Região de Caminhos das Águas. O evento contará com a presença de lideranças regionais e estaduais, palestras e exposições. 

    Em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, acontece a tradicional ExpoMotorhome, que terá  sua 7° edição entre os dias 8 a 12 de novembro. O encontro promete uma experiência única aos apaixonados por viagens e aventuras: os visitantes terão oportunidade de explorar vários veículos recreativos, conhecer fabricantes e presenciar o que se tem de mais moderno em termos de tecnologia e design de veículos do gênero. 

    Foz do Iguaçu sedia também a 11° edição do PorkExpo, entre os dias 7 e 9, reunindo mais de 20 de anos de experiência na suinocultura. Ainda em Foz, nos dias 10, 11 e 12, o Grand Hotel Carimã recebe o 7° Encontro da Mulher Policial do Paraná; o 5° Encontro Nacional da Mulher Policial Civil e o 3° Encontro das Mulheres Militares do Paraná. 

    No dia 15 de novembro tem a Expovale em Ivaiporã;  de 17 a 19, Mangueirinha sedia a Expomang; e dia 24 é a vez da Expoara, no município de Araruna. 

    NATUREZA E PEDALADA – A “Caminhada na Natureza Circuito dos Sítios” acontece na cidade de Rio Negro, dia 5 de novembro. O evento é uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e conta com um trecho para caminhada de cerca de 10 quilômetros pelas estradas, plantações e propriedades rurais do município, valorizando o contato dos turistas com a natureza e vegetação preservada pela região. 

    Leia Também:  PCPR na Comunidade atende mais de 3,4 mil pessoas em Manoel Ribas e Maringá

    Aos ciclistas, acontece em Ivaiporã o Circuito Ivaí Adventure, no dia 19, com um percurso de mais de 200 quilômetros de extensão, 100% sinalizado e com muitos totens com bombas para encher os pneus.

    Quem também promove o cicloturismo é a cidade de Castro, com a Pedalada Internacional na Natureza marcada para 27 de novembro. Diferente do circuito de Ivaiporã, o foco é a prática esportiva não competitiva, voltada à contemplação. O percurso mostra o potencial agropecuário da Colônia Castrolanda, em um trajeto de 60 quilômetros. 

    UM POUQUINHO DO ORIENTE –  A Expoíndia Brasil acontece em Curitiba, entre os dias 3 e 12, no Centro de Eventos Positivo no Parque Barigui. A feira promove um contato dos visitantes com vários produtos, decorações, enfeites, estátuas e utensílios com estética típica do país.  

    Outra boa opção para conhecer um pouco mais de culturas do oriente em Curitiba é o Fávaro Fest, no dia 19 de novembro. O festival terá uma mostra de culturas típicas e exposições do folclore árabe e cigano. O evento acontece no Teatro Regina Vogue e certamente é uma boa pedida aos interessados por culturas de outros países. 

    EXCENTRICIDADES: JERICOS E ESPIÕES – O  Arrancadão de Jericos é o principal evento realizado no município de Serranópolis do Iguaçu, e terá sua 13° edição no dia 17 de novembro. A corrida é a principal atração do encontro: trata-se de uma competição entre veículos artesanais com motor a diesel, muito utilizados pelos agricultores nos campos e plantações. Em uma pista de terra, os chamados “jeriqueiros” competem entre si, fazendo a alegria da plateia.   

    Por fim, no último dia do mês, a capital recebe o 1° Encontro dos Detetives Particulares de Curitiba, com temas voltados às novas tecnologias aplicadas na profissão. O evento é uma oportunidade para conhecer as atividades voltadas à investigação particular, os equipamentos e práticas modernas, além de cursos de qualificação. 

    Veja o calendário completo em www.turismo.pr.gov.br/calendario-eventos.  

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Incubada no Tecpar, startup quer aumentar eficiência do processo de geração de energia solar

    Published

    on

    By

    Uma solução inovadora para reduzir custos e aumentar a eficiência no setor de energias renováveis está sendo desenvolvida com o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A proposta é da i9+ Baterias Elétricas e Energias, empresa selecionada no mais recente edital da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), voltado ao fomento de empreendimentos de base tecnológica.

    Com o apoio da Intec, a empresa trabalha na criação de um equipamento que avalia a eficiência e a degradação dos painéis solares, chamado Traçador de Curva IxV de baixo custo para módulos solares fotovoltaicos.

    Os traçadores são utilizados para diagnosticar problemas nos módulos fotovoltaicos, como condições de sombreamento, conexões defeituosas ou de degradação, e também para medir o potencial de geração de energia desses painéis.

    O gerente do Creative Hub do Tecpar, Rogério Moreira de Oliveira, explica que muitos painéis que são descartados após um período de vida útil ainda têm condições de gerar energia. O projeto da i9+ propõe uma segunda aplicação para esses painéis, ou seja, que eles sejam usados para formar módulos para geração fotovoltaica com 70% de vida útil de geração de energia – e todos dentro do mesmo padrão.

    “Para conseguir identificar esses padrões e saber o quanto cada um desses painéis ainda está gerando de energia, será aplicado o traçador de curva que está sendo desenvolvido. O equipamento faz essa identificação para que seja possível montar estações para geração de energia fotovoltaica, usando painéis com a mesma capacidade”, diz.

    Sandro Moreira, CEO da i9+, ressalta que ter apoio do Tecpar neste projeto é fundamental, porque permite contar com infraestrutura especializada, suporte técnico e conexões estratégicas. Para ele, isso facilita tanto o aprimoramento do produto quanto sua futura inserção no mercado.

    Leia Também:  Técnicas da Copel tornam-se referência internacional para trabalho em altura

    “Buscamos a Intec para acelerar o desenvolvimento e a validação do nosso produto, aproveitando a estrutura e o suporte oferecidos. Nosso objetivo com essa parceria é transformar a inovação em uma solução viável para o mercado, garantindo acesso a recursos tecnológicos e networking qualificado”, salienta.

    Por ter sido selecionada na modalidade residente do programa da Intec, a i9+ Baterias contará com um espaço físico para estabelecer sua linha de desenvolvimento, além de todos os recursos que o Tecpar, via Creative Hub, coloca à disposição das incubadas.

    “A Intec pode dar o aval necessário para um projeto que está iniciando e que muitas vezes ainda é desconhecido no mercado. Pelo fato de ter sido selecionada por uma incubadora tecnológica, essa empresa já ganha uma visibilidade diferenciada frente ao mercado, e na medida que o projeto necessite, ela recebe todo o apoio das mentorias nas áreas de negócio e tecnologia”, enfatiza o gerente do Creative Hub.

    DIFERENCIAL – O CEO da i9+ explica que o produto que está sendo desenvolvido com o apoio da Intec se destaca por integrar, em um único equipamento, a medição elétrica e a captura de parâmetros ambientais para a avaliação do desempenho e da degradação dos módulos fotovoltaicos. Segundo ele, não há indícios de que exista no Brasil o desenvolvimento de hardware e de software dessa natureza.

    “Nosso produto atende a necessidade de monitoramento e análise do desempenho dos painéis fotovoltaicos. Ele permite prever falhas e otimizar a geração de energia, garantindo maior eficiência e durabilidade dos sistemas solares. Isso representa economia para os consumidores e maior confiabilidade para o setor”, afirma.

    De acordo com Sandro Moreira, ao utilizar métodos avançados – que combinam diversos tipos de análises e Inteligência Artificial – o sistema da i9+ corrige e processa os dados coletados, possibilitando comparações precisas com as especificações dos fabricantes e com registros históricos.

    Leia Também:  Estado atualiza técnicos municipais sobre CadÚnico e acesso ao Bolsa Família

    Embora existam diversos tipos e marcas de traçadores no mercado, seus custos ainda são bastante elevados. Este é outro diferencial do produto da i9+. “Essa abordagem integrada e de baixo custo confere uma análise mais abrangente e automatizada, diferenciando-o dos traçadores convencionais disponíveis tanto no mercado nacional quanto internacional”, destaca.

    Nossa tecnologia tem impacto positivo no meio ambiente, pois contribui para o melhor aproveitamento da energia solar, reduzindo desperdícios e incentivando o uso de fontes limpas e renováveis. Além disso, beneficia o setor energético, permitindo diagnósticos mais precisos e manutenção preventiva em instalações fotovoltaicas.

    EDITAL – A Intec está com edital aberto até 2026 para novos ingressos de empresas ou startups interessadas em participar do seu programa de incubação.

    Atualmente, sete startups de base tecnológica participam do programa de incubação do Tecpar, e outras duas estão em processo de adesão. A intenção do instituto é chegar a 20 empresas apoiadas.

    A oportunidade é voltada para empresas de base tecnológica, ou seja, aquelas que investem em tecnologia nos seus processos, no desenvolvimento de seus produtos, e que sejam, preferencialmente, empresas de hardware.

    Para se candidatar a uma vaga, os participantes precisam demostrar inovação em seu projeto de produtos, serviços ou modelos de negócio inovadores, conforme critérios que serão avaliados por uma banca examinadora.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA