NOVA AURORA

Itaipu

GRACIELE É A ÚNICA SECRETÁRIA BRASILEIRA DA SUPERINTENDÊNCIA DE OPERAÇÃO DA USINA DE ITAIPU

Publicado em

Graciele Adriana de Oliveira sempre gostou de atuar nos bastidores e escolheu como profissão a área de secretariado executivo. Na Itaipu, ela ingressou como auxiliar administrativo e atualmente é a única mulher que desempenha as tarefas e rotinas administrativas de secretaria da Superintendência de Operação da Diretoria Técnica (DT),  onde apoia os(as) gerentes da área conduzindo processos administrativos diversos, gestão de agenda, emissão e controle de documentos, além de supervisionar estagiários e menores aprendizes.
Oliveira passou no processo seletivo de Itaipu em 2010 e foi chamada em 2012. Nascida em Toledo, no Oeste do Paraná, está em Foz do Iguaçu desde os 10 anos de idade. Formou-se em Secretariado pela Uniamérica, em 2006, e em Administração, em 2019, pela Unicesumar. Antes de Itaipu, estagiou e trabalhou na Sanepar e também em empresas do ramo de hotelaria e no setor de comércio.
Orgulho de trabalhar na maior usina em geração de energia do mundo. Fotos: Arquivo Pessoal
Quando começou a pensar numa carreira, ficou dividida entre Secretariado Executivo e Psicologia. “Mas a faculdade de Secretariado era mais acessível, tanto financeiramente quanto em relação ao tempo de conclusão. O curso de Psicologia era bem mais caro e ainda em tempo integral. Já que eu precisava trabalhar para pagar a faculdade, a escolha de Secretariado executivo foi natural”, relembra.
Outro fator que pesou na escolha foi que ela já havia feito um curso técnico na área e tinha uma boa noção do que seria esperado dela nessa profissão. Tanto na primeira quanto na segunda graduação, a maioria dos colegas dela eram mulheres. Na turma de Secretariado, apenas um homem se formou.
Graciele Adriana de Oliveira conta que o trabalho na secretaria da Superintendência de Operação é bastante sazonal. “Existem períodos mais puxados e outros mais calmos, mas, de um modo geral, sempre aparecem desafios, especialmente porque estou numa área de ‘tempo real’, onde tudo pode mudar a qualquer momento”, conta.
Graciela Oliveira diz que, por trabalhar numa empresa binacional, tudo se torna mais interessante. “Nestes 11 anos aprendi a gerenciar crises e ansiedades, apoiei em organização de eventos, vi gerentes nervosos antes de reuniões difíceis ou quando precisavam dar feedbacks negativos e eu pude estar presente para dar uma força, fazendo pontes entre equipes e gerências.”
A profissional garante que é bastante acolhida no trabalho. “Nunca sofri qualquer tipo de preconceito, muito pelo contrário, os colegas homens sempre foram muito corteses e gentis.”
Ela passou no processo seletivo em 2010 e foi chamada em 2012
Em decorrência do diagnóstico de uma doença, recentemente ela virou atleta de corrida, numa história de superação que serve para inspirar homens e mulheres. “Aproveito cada dia que tenho de ‘folga’, porque só consigo correr de manhã, devido à fadiga da esclerose múltipla (EM).” Apesar das dificuldades, hoje, ela comemora: “Estou nos cinco quilômetros”.
Graciele Adriana de Oliveira diz que agora está bem, depois de acertar o tratamento de controle e acompanhamento com uma boa neurologista. A doença está “estável” desde agosto de 2020. Ela não participa de nenhum grupo formal de apoio, mas é ativa nas redes sociais.
“A verdade é que eu não penso muito na EM, exceto nos horários dos medicamentos e quando vou fazer as consultas.” Apesar do problema, a secretária enfrenta a vida numa boa. “No começo não foi fácil. Antes do diagnóstico foi bem difícil, mas depois tudo foi se alinhando e  agora consigo viver uma vida praticamente normal”, finaliza.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vídeo: Policial de Nova Aurora recebe homenagem da Câmara de vereadores de Cascavel
Advertisement

Itaipu

Natal da Itaipu 2024 terá shows e oficinas gratuitas

Published

on

O Papai Noel estará muito bem acompanhado na Vila Encantada do Natal 2024 da Itaipu Binacional. De 7 de dezembro a 5 de janeiro, o bom velhinho terá uma série de atividades gratuitas para encantar e divertir adultos e crianças no Gramadão da Vila A.
A abertura do Natal da Itaipu será neste sábado (7), às 20h, com o espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar. É o terceiro ano consecutivo em que a companhia participa das festividades, sempre com shows muito elogiados pelo público.  Em 2024, um grupo de mais de 40 artistas vai contar a história de Luli, uma garota determinada a resgatar o espírito natalino para sua família.
No domingo (8), o Padre Reginaldo Manzotti relembra o verdadeiro significado do Natal em uma missa seguida de show, com início às 18h.
Padre Reginaldo Manzotti fará missa e show no domingo (8). Foto: Marcos Labanca/Itaipu Binacional
A partir daí, todo final de semana (de sexta a domingo), vai ter música para todos os estilos, com destaque para artistas locais. O início será sempre às 19h. No dia 13, DJ; no dia 14, Banda Fumê; no domingo (15) showzaço com Coral de Itaipu e APAE. Já no dia 20 tem Orquestra Doxologia; no dia 21, Inspira Samba e, no domingo (22), banda Lei de Gauss. Em janeiro, no dia 4, sobe ao palco do Gramadão Maxcilene Carvalho, e no domingo (5), Marina Araldi.
Luz e emoção
As noites do Natal do Gramadão começarão com a alegria de uma fanfarra convidando os visitantes para a Vila Encantada. Às 19h30, a árvore de 22 metros de altura será acesa pelo “Engenheiro da Itaipu”, personagem responsável por cuidar de todos os detalhes do funcionamento da Vila.
Haverá ainda efeitos artísticos com luzes de LED, projeção de vídeos e vários espaços “instagramáveis” para registrar o momento em família, além de acrobatas, palhaços e “duenders”, os fotógrafos que estarão registrando o evento e os visitantes.
Outro destaque da decoração é a Casa do Papai Noel. Durante a semana, ele conversa e tira fotos com as crianças das 20h às 22h; nos fins de semana, das 18h às 22h. E ele estará de acordo com a última moda no Polo Norte: camiseta e bermuda. Afinal, em Foz do Iguaçu, a roupa tradicional não dá!
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Oficinas
A partir da próxima terça-feira (10), o público vai aprender e se divertir com várias oficinas gratuitas, ministradas por personagens muito especiais.
A Oficina de Contação de Histórias fica a cargo da Mamãe Noel. A Senhora Árvore vai ministrar uma oficina de Pintura de Enfeites usando madeira de reflorestamento. O Maestro Capivara e a Onça Maestrina vão ensinar a fazer instrumentos musicais usando materiais recicláveis. O artista Natalino fará pintura em ecobags e, para completar, a Fada Atlântica ministrará a Oficina de Jardinagem.
Companhia Despertar trará um novo show para emocionar. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
As Oficinas acontecem em casinhas decoradas de acordo com a personalidade de cada habitante, de terça a sexta, das 20h às 22h, e nos fins de semana, das 17h30 às 22h. A participação nas Oficinas é aberta ao público com número limitado de inscritos conforme a capacidade de atendimento. Para se inscrever basta chegar no local.
Os jovens dos projetos Um chute para o futuro, CAIA-Foz, Anjo Gabriel, Aprendendo a Viver e Associação Fraternidade Aliança, todos apoiados pela Itaipu, já confirmaram presença.
Solidariedade
Em parceria com a RPCTV e o Sebrae, os visitantes poderão entregar brinquedos novos ou usados em bom estado para doação a crianças em situação de vulnerabilidade. E quem doar vai receber uma surpresa da bolinha de Natal, Mary.
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Casal é detido pelo crime de descaminho em Nova Aurora
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA