NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Saúde convoca a população para o “Dia D” de multivacinação neste sábado

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), convoca os paranaenses para o “Dia D estadual de Multivacinação”, que acontece neste sábado, 21 de outubro, nos 399 municípios paranaenses. A mobilização faz parte da campanha nacional para ampliar a cobertura vacinal da população. A expectativa é aplicar no Estado cerca de 80 mil doses de vacinas do Calendário Nacional de Imunização.  

Cerca de 1.200 mil salas de vacinação estarão abertas e mais de 12 mil profissionais da saúde participarão do movimento, visando atualizar o calendário de imunização de todos os públicos, principalmente crianças e adolescentes. O objetivo é colocar em dia a caderneta de vacinação a fim de reduzir o risco de reintrodução ou disseminação de doenças que podem ser prevenidas com a imunização. 

“Vamos tornar esse dia emblemático com uma grande quantidade de doses aplicadas Nossas equipes não medem esforços para alcançar o maior número de pessoas, principalmente a faixa etária até 15 anos”, reforçou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.  

Leia Também:  Orgulho da Terra: produtores são premiados por boas práticas no agronegócio paranaense

CAMPANHA – No último sábado (14), o Paraná deu início à Campanha de Multivacinação, que segue até o próximo dia 28, com a ação intensiva e abrangente neste Dia D. As vacinas disponíveis são: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rota Vírus, HPV, DTP, Covid-19 e Influenza.

A ação conjunta entre os governos federal, estadual e municipais pretende incentivar a população a ir até os postos ou unidades de saúde onde serão administradas as vacinas. “Nos dias de semana existe a rotina de trabalho, é mais difícil a ida a esses locais, por isso o Dia D é realizado no sábado. Queremos facilitar às famílias esse acesso, disponibilizando todo o aparato necessário para finalizarmos com êxito essa campanha”, disse o secretário Beto Preto. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Orgulho da Terra: produtores são premiados por boas práticas no agronegócio paranaense

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Atletas e técnicos paranaenses vão disputar os Jogos Sul-Americanos Escolares

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA