NOVA AURORA

PARANÁ

Merenda escolar: rede estadual serve três refeições por dia e produtos da agricultura familiar

Publicado em

Os alunos da rede estadual de ensino do Paraná têm motivos para comemorar o Dia Nacional da Alimentação Escolar, nesta sexta-feira, 21 de outubro. A refeição servida diariamente nas 2,2 mil escolas estaduais tem arroz, feijão, salada, carne, bolos, frutas. A qualidade e a quantidade de produtos fornecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, garantem saúde e energia às crianças e adolescentes, além de favorecerem o aprendizado.

Desde junho de 2022, por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o programa Mais Merenda foi ampliado e todos os colégios estaduais passaram a servir três refeições por dia aos alunos: lanche na chegada, almoço no recreio e lanche na saída. Em 2023, foram adquiridas mais de 30 mil toneladas de produtos – quase o dobro de 2021 (17,5 mil). Somente em carnes (bovina, suína, aves e peixes) o salto foi de 1,4 mil kg para 9 mil kg no mesmo período, quase sete vezes mais. A proteína  está presente nos cardápios das escolas três dias da semana.

Uma marca da alimentação na rede estadual é que pelo menos 11 mil toneladas de todos os produtos vêm da agricultura familiar. Ovos, frutas, verduras, hortaliças: um a cada quatro destes produtos é orgânico. “O governo estadual garante saúde para os estudantes, ofertando três refeições por turno escolar, e incentiva o desenvolvimento social e sustentável de mais de 20 mil famílias de agricultores no Paraná”, afirma o secretário estadual de Educação, Roni Miranda. 

O Paraná é um dos estados que mais investe em merenda da rede estadual, segundo Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), vinculado à Seed-PR e responsável por todo o processo de aquisição e distribuição dos alimentos nas escolas.

Ela reforça a importância de assegurar que as unidades de ensino tenham os itens necessários para a alimentação de qualidade dos alunos. “Temos que atuar para que a merenda passe por um rigoroso controle de qualidade no momento da  aquisição, no armazenamento e na  distribuição para levar mais e mais saúde aos estudantes. Bem alimentados eles têm mais condições de aprendizado”, afirma.

Leia Também:  Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel recebe os últimos ajustes

PREPARO – Para auxiliar no preparo da merenda, a equipe de nutricionistas do Instituto Fundepar envia periodicamente sugestões de cardápios e fichas técnicas das carnes para as escolas, para que os produtos sejam servidos de acordo com o planejamento. A nutricionista responsável técnica do Estado, Andrea Bruginski, lembra que a merenda escolar faz parte da segurança alimentar de crianças e adolescentes.

“O programa de alimentação escolar é o maior programa de segurança alimentar do Estado e disponibilizar alimentação saudável e adequada aos alunos significa garantir alimentação a 9,7% da população. A alimentação escolar supre, no mínimo, 30% da necessidade nutricional de nossos alunos. São ofertados, a cada refeição, alimentos  adequados e saudáveis. São muitas frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carne, pães, leite. Comida de verdade”, afirma.

MERENDA NOTA 10 – Pablo Ricardo Lemes de Jesus, 12 anos, aluno do 6º  ano do período da tarde, do Colégio Estadual Alto da Glória, em Palmas (Sudoeste), conta que a mãe quase não tem tempo de fazer comida, porque trabalha com limpeza, e que a refeição na escola é fundamental.

“Eu como todos os dias na escola e depois saio forte para treinar futebol. Quando eu frequentava a escola praticamente o dia todo, eu também almoçava no colégio”, conta. Pablo diz que gosta de todo o cardápio, mas prefere a “quirerinha” com carne, arroz, feijão, salada e risoto. “As tias da merenda servem bem o prato e ainda posso repetir. Minha nota para a comida do colégio é 10”, completa. 

Uma das responsáveis pelo sabor dos pratos do colégio é Chairman Serpa Maciel. Merendeira há 25 anos, ela afirma que se os estudantes tiverem uma alimentação saudável, terão mais qualidade de vida dentro e fora da escola. Chairman também sabe que, para muitos dos alunos, a comida na escola é a principal refeição do dia. “Nosso colégio fica em uma região carente do município, por isso, capricho no preparo”, conta. 

Leia Também:  Com queda das temperaturas, Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás

Em relação aos produtos que recebe na cozinha no dia a dia, a cozinheira  avalia que são de boa qualidade, variados e frescos. “Os alunos adoram e o Estado está se superando no quesito alimentação”, elogia. 

O diretor Fernando Souza da Silva, há um ano e quatro meses à frente da coordenação do colégio Alto da Glória, diz que a merenda é tão importante quanto a presença dos alunos. Ele gosta de caminhar pelo refeitório e sentir o cheirinho da comida e, nos horários dos lanches, aproveita para observar o interesse dos estudantes.

“Os alunos me abordam e perguntam o que vai ter no cardápio. Até o trato das merendeiras com eles é importante para a construção pedagógica”, diz. “Procuramos ensinar que, ao alimentarmos o corpo, automaticamente alimentamos o saber. Alunos nutridos têm um melhor desempenho em suas atividades em sala de aula”, reforça

No colégio Alto da Glória, os gestores envolvem a alimentação em outras atividades, como o café com o diretor. “Usamos os recursos do Mais Merenda também para lanches especiais com os alunos que mantêm a frequência em 100%. Tem dado ótimos resultados. Nossos índices de presença dispararam em menos de um ano”, destaca Fernando.

A DATA – O Dia Nacional da Alimentação na Escola é instituído por lei federal e tem o objetivo de chamar a atenção de toda a comunidade sobre a importância de pensar e manter bons hábitos alimentares para as crianças, jovens e adultos estudantes.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Estado reforça regionalização com novas estruturas de saúde nos municípios

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Fábrica de fertilizantes nitrogenados em Sapopema terá investimento de R$ 3 bilhões

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA