NOVA AURORA

POLÍCIA

Ciclo de exposições da PM atrai dezenas de crianças e adultos nas praias do Litoral

Publicado em

Equipamentos e verdadeiras máquinas automobilísticas dignas de filme de cinema com as cores da Polícia Militar do Paraná encantaram os veranistas que passeavam pelas cidades do Litoral do estado nesta quinta e sexta-feira (30 e 31). A apresentação de viaturas e equipamentos faz parte de um Ciclo de Exposições que a Corporação preparou para fortalecer a aproximação com a comunidade durante o Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022. A exposição vai acontecer aos finais de semana de janeiro.

A exposição ocorreu nas cidades de Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba e Morretes. A PM colocou os veículos e equipamentos em pontos de maior circulação de pessoas. Em Matinhos, por exemplo, as viaturas históricas e os modelos Porsche Macan e Camaro foram os mais procurados para fotos e vídeos, principalmente pelas crianças. Outro ponto muito procurado foi a exposição dos materiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Muitos curiosos  conversaram com os policiais para entender a missão desenvolvida pelas equipes destas unidades. Em Guaratuba, a atração foi do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) com o Falcão 08, utilizado principalmente em resgates e salvamentos no Litoral durante a temporada. 

Já em Pontal do Paraná, as crianças e adultos puderam andar nos cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e conversar com os policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), que tiraram dúvidas com relação ao uso correto da cadeirinha, funcionamento de etilômetro, entre outras questões. Em Morretes, o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) expôs animais silvestres taxidermizados e outros materiais, fortalecendo a conscientização sobre a preservação da fauna e da flora silvestre.

Leia Também:  PCPR prende homem em flagrante por ameaça contra a mulher em Matinhos

“Muito legal esse tipo de evento porque a gente passa a ter um conhecimento maior da Polícia Militar e até para conhecer os carros, até porque não é um evento comum na nossa região, então gostamos bastante”, disse Everton Luiz Ribeiro Osório, que veio com a família de Rio Branco do Sul passear em Matinhos. O filho Anthony, de 9 anos, ficou fascinado ao acionar a sirene do Porsche. “Os carros ficaram muito legais com a pintura da PM. Esta foi a primeira vez que entrei num carro da polícia e fiquei muito impressionado”, afirma.

Rodolfo Alvizi Rocilio aproveitou para tirar fotos e fazer vídeos com os carros da Polícia Militar. “Estava passando aqui e vimos os veículos. Como eram veículos diferentes resolvemos parar para olhar. Nosso filho Bernardo, de três anos, adora carros e a Polícia Militar e foi muito interessante conhecer essas viaturas. A importância de trazer a PM próximo da população é mostrar às crianças que a polícia é amiga e traz segurança para nós”, destaca. 

Para os comandantes das subáreas da PM, a interação da população com os policiais militares demonstra a  credibilidade da Corporação. Eles acompanharam a exposição e perceberam a curiosidade das crianças e adultos sobre a atividade das unidades especializadas. 

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem homem e apreendem arma e munições em Guarapuava

“A exposição foi muito importante para toda a comunidade e os veranistas que se encontram na cidade. Esse ciclo de exposição da PM visa a proximidade com o cidadão de bem, trazer as crianças que tem curiosidade do serviço da polícia”, avalia a comandante da Subárea de Guaratuba, capitão Michele de Paula Trindade Sensolo.

“Percebemos que houve uma grande procura de crianças, muitas tiraram fotos, conversaram com os policiais. Houve ainda os que interagiram com as equipes do BPTran e os que puderam cavalgar com os cavalos do Regimento”, avalia o comandante da Subárea de Pontal do Paraná, capitão Anderson Couto de Morais.

A tenente Cibelli Maiara Toniolo, do Regimento de Polícia Montada (RPMon), explica que filas se formaram em Praia de Leste, em Pontal do Paraná, de pessoas que queriam tirar fotos e andar nos cavalos da PM. “Trouxemos alguns equipamentos, fardamentos históricos, amostras da alimentação dos equinos e também o nosso componente principal, que é cavalo, para exibição. É uma forma de mostrarmos um pouco do nosso trabalho para a população”, detalha.
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  PCPR prende homem por falta de pagamento de pensão alimentícia em Porto Rico

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA