NOVA AURORA

PARANÁ

Celebração do Dia do Veterano reúne gerações de militares estaduais

Publicado em

O Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Paraná sediou nesta quarta-feira (11) um encontro alusivo ao Dia do Veterano. O evento reuniu membros das forças militares, tanto da ativa quanto da reserva, em um tributo aos militares estaduais que por décadas contribuíram para a construção da história da PMPR.

Celebrado em 1º de outubro, o Dia do Veterano é uma data comemorativa aos militares da reserva e reformados, em respeito às suas trajetórias. A data foi estabelecida por meio da Lei Estadual nº 20.257/2020, em referência ao momento histórico em que o primeiro cidadão provincial se vestiu com o uniforme da Polícia Militar do Paraná. Em 1854, o soldado Nicolau José Lopes foi incorporado na companhia da força policial.

O evento teve início com a apresentação dos militares veteranos ao subcomandante-geral da PMPR e comandante-geral em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer. Depois, os militares estaduais entoaram a Canção 10 de Agosto, hino da PMPR, sob os acordes da Banda de Música da PMPR, que também interpretou o Exórdio do Veterano, uma homenagem especial aos presentes.

Leia Também:  Sete municípios da Grande Curitiba recebem 14 novos ônibus para reforço no transporte escolar

A cerimônia incluiu a leitura da Ordem do Dia, elaborada pelo comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva. No documento, ele destacou a contribuição dos militares estaduais veteranos à história da PMPR. “Os veteranos foram responsáveis pela edificação de nossa história, repleta de conquistas e de heróis que se misturaram à esplêndida história do Paraná”, disse.

Já Semmer ressaltou a atual relevância da PMPR no cenário nacional. “Se a Polícia Militar do Estado hoje é uma das melhores instituições do país, é pela história de cada um dos que passaram na instituição”, complementou.

O evento também contou com um café da manhã oferecido aos militares estaduais veteranos e o sorteio de brindes, disponibilizados pela Associação da Vila Militar (AVM) e pela Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (Assofepar).

PRESENÇAS – Também participaram do evento o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira; o comandante do Comando do Policiamento Especializado (CPE), coronel Adilson da Silva; o presidente da Associação dos Militares Ativos e Inativos (AMAI), coronel veterano Altair Mariot; e o presidente do Clube dos Oficiais, coronel veterano Izaias de Farias.

Leia Também:  Em encontro da APCBRH, Piana defende busca por investimentos nos subprodutos do leite

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Estado apresenta iniciativas de fomento à inovação no Summit Iguassu Valley

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Inovação no agro paranaense é tema de evento inédito em Ponta Grossa

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA