NOVA AURORA

PARANÁ

Agência de Assuntos Metropolitanos aprova novo Plano Diretor de Colombo

Publicado em

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) aprovou nesta semana a revisão do Plano Diretor de Colombo, município da Grande Curitiba. A etapa final desse processo foi marcada pela chancela no Conselho Gestor dos Mananciais, órgão coordenado pela Amep. 

O documento traz questões fundamentais para o desenvolvimento ordenado do município como a expansão da zona urbana, a identificação de novas áreas industriais, o planejamento de infraestrutura para um crescimento ordenado e a segurança de espaços verdes.

Entre os destaques do Plano Diretor está a criação da Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo, uma área destinada à implantação de indústrias de base tecnológica, que visa fomentar a geração de emprego e renda, a diversificação econômica e a inovação; a criação de áreas de interesse social, para incentivar a regularização fundiária, a habitação popular e a inclusão social; e também a regulamentação que estabelece limites populacionais admissíveis nas áreas de interesse de mananciais, visando a manutenção dos corpos hídricos.  

A aprovação da revisão do Plano Diretor de Colombo foi para enviada para publicação no Diário Oficial do Estado do Paraná e, após isso, a prefeitura encaminha os documentos para aprovação na Câmara de Vereadores.  

Leia Também:  Municípios têm mais prazo para regularizar fundos de saneamento básico e ambiental

Para elaborar a nova proposta foram feitos estudos técnicos, oficinas comunitárias e audiências públicas. Recentemente foram concluídas as leis complementares de zoneamento, perímetro urbano, código de obras e código de posturas, partes do conjunto do Plano. 

“O novo Plano Diretor de Colombo representa um avanço para a cidade, que busca se modernizar e se integrar ainda mais à Região Metropolitana de Curitiba, sem perder sua identidade e potencialidade”, explicou Gilson Santos, diretor-presidente da Amep. 

Ele destacou que os planos diretores são fundamentais para garantir o bem-estar da população. “Eles ajudam a prevenir problemas como a ocupação irregular do solo, crescimento desordenado e a falta de infraestrutura”, disse. 

A Amep tem acompanhado o processo desde o início, emitindo pareceres técnicos que contribuíram para a elaboração do plano e um diálogo com as diretrizes da Região Metropolitana de Curitiba. “A agência tem o papel de apoiar os municípios na elaboração dos seus documentos, buscando harmonizar as propostas com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC (PDUI), que está sendo desenvolvido”, complementou. 

Leia Também:  Governador discute parcerias ambientais com o velejador Vilfredo Schürmann

O PDUI é um instrumento que vai estabelecer as diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano das cidades, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Governo entrega relatório de monitoramento do PPA 2024-2027 à Assembleia Legislativa

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Ginastas paranaenses contam com apoio do Estado e alcançam grandes resultados no esporte

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA