NOVA AURORA

PARANÁ

Governadores do Codesul discutem maior integração para enfrentamento a desastres

Publicado em

Na semana em que as regiões Sul e Centro-Oeste sofrem com as consequências de fortes chuvas e temporais, os governadores dos estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) conversaram nesta terça-feira (10) para construir estratégias conjuntas e ampliar a integração interestadual para dar uma resposta ao enfrentamento de desastres e das mudanças climáticas. 

O assunto foi discutido pelos governadores do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, de Santa Catarina, Jorginho Mello, e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, em Brasília.

A proposta é criar mecanismo de apoio mútuo para dar resposta aos desastres climáticos, que faria a gestão integrada de recursos, pessoal e materiais para serem utilizados pelos estados nessas situações. Em setembro deste ano, o Rio Grande do Sul passou pelo maior desastre natural de sua história, com a passagem de um ciclone que deixou mais de 50 pessoas mortas.

Desde a semana passada, municípios dos quatro estados estão em alerta por causa de enchentes, vendavais e temporais. Até o momento, as ocorrências atingiram 61 municípios paranaenses e 135 catarinenses, além de causar transtornos nos outros dois estados. 

Os estados já têm um histórico de ajuda humanitária entre si em ocorrências como essas. Nesta segunda-feira (9), um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Paraná (BPMOA) partiu do Paraná, por determinação do governador Ratinho Junior, para auxiliar nas operações em Santa Catarina. Da mesma forma, uma aeronave e dezenas de bombeiros foram enviados ao Rio Grande do Sul no mês passado para ajudar as vítimas do ciclone.

Leia Também:  Encontro da Secretaria da Saúde em Londrina discute demandas, prevenção e assistência

Além disso, também foi debatida a participação do Codesul na COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece entre novembro e dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

OUTROS TEMAS – O encontro abordou ainda questões estratégicas que envolvem os quatro estados e reforçou a posição do bloco regional nos debates sobre a reforma tributária, principalmente em relação à criação do Fundo Sul. A votação no Senado deve ocorrer até o final do mês. 

BRDE – Na reunião, os governadores também avançaram as negociações para o ingresso do Mato Grosso do Sul no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremos Sul (BRDE), que atualmente conta com a participação dos outros três estados do Codesul. A adesão do estado do Centro-Oeste já tinha sido discutida em junho, durante uma reunião dos governadores em Porto Alegre. 

Leia Também:  MON divulga material de apoio aos educadores sobre a coleção asiática

CODESUL – Criado em 1961, o Codesul era integrado, primeiramente, pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e, em 1992, passou a contar também com a participação do Mato Grosso do Sul. Seu principal objetivo é buscar alternativas aos desequilíbrios regionais e potencializar questões comuns aos estados-membros, sobretudo em questões essenciais como desenvolvimento econômico e social, além de fomentar a integração dos estados com o Mercosul.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião os secretários estaduais Guto Silva (Planejamento-PR). Renê Garcia (Fazenda-PR); Priscila Santana (Fazenda-RS); Cleverson Siewert (Fazenda-SC); Jader Rieffe Afonso (secretário Executivo-MS); Danielle Calazans (Planejamento-RS); o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing; o vice-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Junior; a secretária-executiva do Codesul, Michely Petri; e os secretários-executivos do Paraná, Orlando Pessuti; de Santa Catarina, Vânia Oliveira Franco; e do Mato Grosso do Sul, Magda Correa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Encontro da Secretaria da Saúde em Londrina discute demandas, prevenção e assistência

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Dez mil pessoas viram "Romeu e Julieta" no Teatro Guaíra; peça volta ao palco em junho

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA