NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Projeto que inclui peixe na merenda escolar é aprovado na Comissão de Finanças

Publicado em

O PL de Luiz Fernando Guerra assegura alimentação mais saudável com a inclusão de peixe na rotina de quase 1 milhão de alunos do Paraná

Foi aprovado na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta tarde, o Projeto de Lei 687/2019, de autoria do deputado Luiz Fernando Guerra, que inclui peixe no cardápio da merenda escolar de todos os alunos da rede estadual de ensino do Paraná. O PL já está aprovado por todas as comissões necessárias, incluindo a CCJ e agora aguarda a votação dos demais deputados em plenário para então seguir para sanção do Governador.

O objetivo da iniciativa de Luiz Fernando Guerra é diversificar os produtos servidos aos estudantes, levando mais qualidade à merenda. “O peixe é um alimento com alto valor nutritivo e considerado de boa digestibilidade, o que vai garantir aos nossos alunos uma alimentação mais diversificada e saudável. Além disso, o Paraná é uma potência na produção de peixes e nada mais justo que nossa população usufrua deste produto. O consumo dentro do estado também impulsiona o trabalho dos pequenos produtores, assegurando renda para muitas famílias que vivem da psicultura”, destacou.

Leia Também:  Agricultura divulga primeiras estimativas para a segunda safra 2022/2023 no Paraná

No total, o Paraná tem hoje 928.894 alunos matriculados na rede estadual de ensino e todos devem ser beneficiados com a novidade. A criação comercial de tilápias acontece em 363 dos 399 municípios e Nova Aurora, no oeste do estado, é a líder no ranking de produção, representando 13,82% do total. Em 2022, a negociação de tilápia paranaense aconteceu com 34 países.

Produção recorde
Somente no ano passado foram cultivadas 860.355 toneladas de peixes no Brasil, com receita de cerca de R$ 9 bilhões, de acordo com o levantamento do “Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura”. O crescimento no ano passado foi de 2,3%, sobre as 841.005 toneladas de 2021. Essa produção está espalhada por 26 estados, além do Distrito Federal. O Paraná é o estado campeão no ranking de produção, com 194 mil toneladas.

Com mais de 34% do volume total de tilápias do país, o Paraná tem o título de estado que mais produz o pescado no Brasil. Em 2022 os paranaenses cultivaram 187.800 toneladas da espécie, 3,2% a mais do que no ano anterior. Com isso, a Região Sul aparece bem na frente no ranking, somando 239.300 toneladas (43,5%). A segunda posição no cultivo nacional de tilápia fica com São Paulo, que produziu 77.300 toneladas em 2022 e teve aumento de 1,5% sobre o volume de 2021.

Leia Também:  Aprovada a criação da Frente Parlamentar em Apoio e Defesa ao Paradesporto

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Itinerante promove palestras sobre sustentabilidade e comunicação na ExpoLondrina

Published

on

By

Uma das grandes novidades da 21ª edição da Assembleia Itinerante, em Londrina, é o ciclo de palestras organizadas pela Escola do Legislativo da Casa. Denominado Escola Itinerante, o projeto trouxe nesta quarta-feira (9) duas palestras para aos visitantes da ExpoLondrina, onde o estande da Assembleia está instalado. Estudantes e profissionais da área participaram.

Com o tema “Do planejamento à economia: como implementar energia solar no setor público”, a primeira palestra foi conduzida por Marcelo Luiz Tokars, consultor em sustentabilidade.

Em sua fala, Marcelo buscou trazer uma visão do termo sustentabilidade como um todo, mostrando para os municípios que investir em sustentabilidade só gera benefícios no longo prazo e também gera legado. “É uma maneira inteligente da administração pública moderna”.

Ele também apresentou conceitos de instalação de sistemas solares, explicando tecnicamente como eles funcionam e trouxe um pacote de informações e documentos que ajudam os municípios a fazerem seus processos de instalação. Ele também explicou suas vantagens. “Uma fazenda solar do município pode alimentar todos os prédios públicos e ter uma economia muito significativa nesse processo, permitindo ao prefeito reaplicar esse recurso em outras áreas”, contou. Marcelo também mostrou sobre o projeto de instalar uma usina de energia solar na Assembleia Legislativa do Paraná.

Leia Também:  Conselho se reúne para definir programação da Semana da Pessoa Idosa

Comunicação para conectar

A segunda palestra teve o seguinte tema: “Comunicando para conectar: Novas técnicas de comunicação em tempos digitais”. O responsável pela apresentação foi o coordenador de jornalismo da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, Roger Pereira.

“A Assembleia Itinerante é uma das iniciativas mais significativas da Alep, levando sua estrutura para todo o estado. E a Assembleia também produz conhecimento. Nada melhor do que também compartilhar isso com os visitantes da Assembleia Itinerante. Aqui em Londrina, fizemos um excelente debate sobre os rumos, os desafios e os limites da comunicação pública nestes tempos em que todo cidadão é um comunicador em potencial”, disse.

Sessão Especial

Nesta quinta-feira (10), às 18h, na ExpoLondrina, a Assembleia Legislativa do Paraná promove a 21ª sessão especial de interiorização da Casa. Além de proporcionar aos parlamentares homenagearem personalidades locais, pioneiros e outras pessoas que se destacam na região, o evento é uma grande oportunidade para que órgãos públicos, privados e a sociedade civil organizada em geral faça pedidos aos legisladores estaduais.

Leia Também:  Agricultura divulga primeiras estimativas para a segunda safra 2022/2023 no Paraná

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA