15 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Sanepar abre inscrições para capacitação virtual sobre direito ao saneamento

    Publicado em

    Estão abertas as inscrições para a capacitação virtual “Saneamento: um direito de todos”, promovida pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), com apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, seção Paraná (Abes-PR).

    Aberto ao público, o evento será virtual, no dia 24 de outubro, a partir das 14 horas, e faz parte da programação nacional do Circuito Urbano, criado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), realizado no Brasil em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), para estimular a sociedade a refletir sobre a qualidade de vida nas áreas urbanas. Para se inscrever na capacitação, que é gratuita e fornece certificado, acesse este link.

    Os palestrantes serão a vice-presidente da Abes/PR e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Karen Juliana do Amaral; o gerente de Água e Oceano do Pacto Global/Brasil, Rubens Filho; e a gestora ambiental da Sanepar, Luciana Garcia. Na abertura do evento, o destaque é a apresentação do diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

    Leia Também:  PMPR encontra nova estufa em Campina Grande do Sul com 501 pés de maconha

    Em discussão, estão os benefícios e os desafios para o acesso ao saneamento e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os ODS 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 17 (Parcerias para implementação dos ODS).

    OUTUBRO URBANO – Em 2023, nesta sexta edição do Circuito Urbano, o tema é “Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global”, e os eventos se relacionam com as linhas temáticas: Planejamento urbano integrado; Financiamento e investimento; Inclusão social e econômica; Economia circular. A programação completa está disponível em www.circuitourbano.org.

    O Circuito Urbano foi criado em 2018 pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil com o objetivo de que sejam promovidos eventos no mês de outubro para dar visibilidade a temas do Outubro Urbano, que se inicia com o Dia Mundial do Habitat, na primeira segunda-feira do mês, e se encerra com o Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro.

    Leia Também:  127 colégios participam de consulta sobre modelo cívico-militar nesta semana

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

    Published

    on

    By

    Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

    Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

    Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

    “Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

    Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

    Leia Também:  Secretaria de Esporte de Nova Aurora lança 2º Edição da Corrida “Correndo pela vida nas veias d’água”

    A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

    “Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

    As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

    Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

    Leia Também:  Hotel de Dois Vizinhos amplia estrutura com crédito do BRDE e fomenta o turismo local

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA