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Brasil exportou quase 4 milhões de toneladas de carne de frango em 9 meses de 2023

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As exportações brasileiras de carne de frango, incluindo produtos in natura e processados, alcançaram 3,905 milhões de toneladas nos primeiros nove meses deste ano, representando um aumento de 6,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou 3,666 milhões de toneladas.

A informação é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que aponta ainda um  crescimento de 2,8%, com um total de US$ 7,578 bilhões nos nove primeiros meses de 2023, em comparação com os US$ 7,373 bilhões registrados no mesmo período de 2022.

No que diz respeito ao mês de setembro, as exportações de carne de frango atingiram 397,1 mil toneladas, o que representa uma ligeira redução de 0,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram exportadas 400 mil toneladas. A receita total de setembro deste ano atingiu US$ 719,3 milhões, uma queda de 13,3% em comparação com o nono mês de 2022, que registrou US$ 830,1 milhões em receita.

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O presidente da ABPA, Ricardo Santin, acredita que, mantidos os níveis atuais, impulsionados pelas vendas para diversos destinos, as exportações de carne de frango de 2023 poderão superar a marca de 5 milhões de toneladas.

Destacando os principais destinos das exportações em setembro, a China liderou com 57,1 mil toneladas, um aumento de 41,6% em relação ao mesmo mês de 2022. Outros destaques incluem os Emirados Árabes Unidos, com 35,2 mil toneladas (+19,8%), África do Sul, com 20,6 mil toneladas (+9,5%), Coreia do Sul, com 19,4 mil toneladas (+30,7%) e México, com 15,2 mil toneladas (+38,5%).

Em termos regionais, o Paraná continua sendo o principal exportador de carne de frango do Brasil, com 163,4 mil toneladas exportadas em setembro, um aumento de 8,1% em relação ao mesmo período de 2022. Santa Catarina ficou em segundo lugar, com 85,8 mil toneladas (+6,2%), seguido pelo Rio Grande do Sul, com 56,2 mil toneladas (-19,26%), São Paulo, com 21,5 mil toneladas (-12,6%), e Goiás, com 18,9 mil toneladas (+23%).

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Luís Rua, diretor de mercados da ABPA, destaca que a ampla rede de exportações de carne de frango do Brasil foi um dos fatores distintivos nas vendas deste mês, com aumentos significativos nas exportações para a China, México e nações islâmicas, incluindo o Iraque e a Líbia.

Fonte: Pensar Agro

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AGRONEGÓCIO

Guerra EUA x China: Brasil vira peça-chave e faz planos para um corredor transoceânico

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A guerra comercial entre China e Estados Unidos ganhou novos capítulos nesta semana, com reflexos importantes para o Brasil — principalmente para o agronegócio. A Casa Branca anunciou um aumento das tarifas sobre produtos chineses, que agora chegam a 245%. O motivo, segundo o governo americano, seria uma resposta a ações retaliatórias por parte da China. A notícia pegou o governo chinês de surpresa e provocou reações imediatas, incluindo pedidos formais de esclarecimento.

Imagem: reprodução/Ministério dos Transportes

Em meio a essa disputa, o Brasil pode sair ganhando, se conseguir resolver seus problemas logísticos (veja aqui). Uma comitiva do governo chinês esteve em Brasília nesta semana para conhecer projetos de infraestrutura e discutir caminhos que facilitem o acesso dos produtos brasileiros ao mercado asiático. Um dos temas centrais foi o Corredor Bioceânico, uma rota que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico passando por países vizinhos, como Paraguai e Argentina, com destino aos portos do Chile.

O corredor tem um grande atrativo: facilitar a exportação de grãos e carnes para a Ásia, encurtando a distância até os mercados chineses e reduzindo custos logísticos.

A iniciativa também está diretamente ligada às ferrovias, como a Norte-Sul, a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e a FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste), todas integradas ao Novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. O objetivo é melhorar o escoamento da produção do Centro-Oeste, especialmente soja, milho e carne.

Durante a visita ao Brasil, a delegação chinesa se reuniu com representantes dos governos de Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Acre, onde foram apresentados dados sobre produção agrícola, cultura e exportações. A agenda também incluiu visitas técnicas ao Porto de Ilhéus (BA), à FIOL, ao Porto de Santos (SP) e ao projeto do futuro Túnel Santos-Guarujá.

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O plano é transformar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que avança lentamente entre Caetité e Ilhéus, em um elo fundamental de um corredor bioceânico que levaria grãos, minérios e outros produtos brasileiros até o porto de Chancay, no Peru — e de lá, direto ao mercado asiático.

A missão chinesa desembarcou em Ilhéus nesta quarta-feira (16.04), visitou trechos da Fiol 1 e as instalações do Porto Sul, que ainda está em obras. A ideia é clara: entender o que falta, quanto custa e como viabilizar a conclusão dessa travessia ferroviária transcontinental, um projeto que, se sair do papel, poderá reduzir em até dez dias o tempo de navegação entre o Brasil e a Ásia.

Para os chineses, trata-se de uma oportunidade de ouro. Para o Brasil, uma chance — talvez a última por um bom tempo — de dar um salto logístico sem depender exclusivamente dos Estados Unidos ou de seus próprios (e lentos) investimentos públicos.

Mas o entusiasmo técnico contrasta com a realidade do chão. As obras da Fiol seguem a passos lentos, marcadas por entraves burocráticos, desafios ambientais e falta de recursos. A Bahia Mineração (Bamin), concessionária do trecho, tem sob sua responsabilidade não apenas a ferrovia, mas também a construção do Porto Sul — um complexo que ainda está longe de operar plenamente.

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A visita chinesa, no entanto, é simbólica. Marca o esforço de Pequim em reforçar laços com o Brasil em um momento em que a dependência mútua aumenta. Hoje, mais de um terço de tudo que o Brasil exporta tem a China como destino. E a maior parte disso — cerca de 60% — precisa de infraestrutura para sair do interior até os portos. Sem ferrovias eficientes, o Brasil seguirá perdendo tempo e dinheiro.

NOVA ROTA – Uma nova rota marítima lançada nesta semana, de forma simultânea no Brasil e na China, promete reduzir o tempo necessário para transportar produtos entre um país e outro, e também os custos logísticos. A rota vai ligar o Porto Gaolan, localizado em Zhuhai, no sul da China, aos Portos de Santana, no Amapá, e de Salvador, no Brasil, sem escalas. Com isso, a expectativa do embaixador da China no Brasil, Zhu Oinggiao, é que o trânsito de cargas leve 30 dias a menos que o habitual e os custos das operações também diminuam, em mais de 30%.

Fonte: Pensar Agro

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