NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná recebe missão comercial da Dinamarca e apresenta projetos verdes

Publicado em

Uma comitiva de empresários e do Consulado da Dinamarca foi recebida nessa segunda-feira (2) no Paraná para apresentar e conhecer soluções inovadoras na área de resíduos sólidos e no tratamento de água e esgoto. 

A missão dinamarquesa foi recebida por representantes da Invest Paraná (a agência de atração e promoção de investimentos do Estado), da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Do lado dinamarquês, além do consulado, participaram do encontro representantes da Federação das Indústrias da Dinamarca e das empresas Victor Energy e Grundfos.

A visita é uma continuidade do acordo assinado no ano passado entre Invest Paraná e o Consulado da Dinamarca para promover a troca de experiências inovadoras nas áreas de reaproveitamento de resíduos para geração de energia e na digitalização de serviços públicos.

O memorando assinado em 2022 estabelece um diálogo sobre soluções energéticas a partir do gerenciamento de resíduos, como, por exemplo, a produção de biogás e de biometano. Já no setor de digitalização de serviços públicos as negociações são para implementar soluções para aperfeiçoar os serviços oferecidos aos cidadãos. 

Leia Também:  Sanepar e Coronel Vivida constroem sistema de abastecimento em áreas rurais

O diretor de Relações Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destaca que o momento é oportuno para o Paraná buscar parcerias nessas áreas. “Essa troca de ideias com os dinamarqueses é muito importante porque estamos lidando no Estado com o projeto do biogás e a Sanepar também passa por um momento importante de inovação e de possibilidade e abertura de novos negócios e parcerias internacionais”, enfatiza.

Ainda de acordo com o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, o encontro dessa segunda-feira evoluiu para possíveis futuras negociações. “As empresas saíram satisfeitas desse encontro pelas possibilidades reais de negócios. Já identificamos um possível parceiro de algo que eles buscam atualmente. Esperamos que essa parceria possa dar frutos em um curto prazo”, confia Rocco. 

O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, disse que o encontro gerou uma troca de experiências, já que a Dinamarca possui importantes referências em saneamento. “Seguramente hoje os padrões de qualidade, aplicação de tecnologias e serviços ofertados aos cidadãos no Estado do Paraná pela Sanepar estão entre os melhores do mundo. Sabemos das boas referências que a Europa nos traz. Por isso, essa aproximação com entes internacionais nos faz sempre aprender, mas nos permite, também, compartilhar”, afirmou.

Leia Também:  MUPA recebe artista Castiel Vitorino para performance afrofuturista

Ele apresentou algumas iniciativas em andamento, como as pesquisas para geração de hidrogênio renovável, as experiências de geração aeróbica e anaeróbica de biogás nas estações de tratamento de esgoto e as boas práticas para a destinação de lodo para agricultura.

Já o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, ressalta que há afinidade em assuntos previstos para serem trabalhados em conjunto entre o Paraná e Dinamarca, em especial sobre soluções energéticas. “O Tecpar tem forte atuação na área de energia e temos total interesse no compartilhamento de experiências entre as instituições paranaenses e dinamarquesas. A troca de conhecimentos entre instituições é fundamental para promover novos projetos inovadores no Paraná”, salientou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Sanepar e Coronel Vivida constroem sistema de abastecimento em áreas rurais

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  DER/PR confirma vencedor da licitação dos novos viadutos de Sarandi

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA