NOVA AURORA

POLÍCIA

Comandante-Geral da PMPR participa do SULMaSSP para reforçar cooperação e integração entre as forças de segurança

Publicado em

Nos dias 28 e 29 de setembro, o estado de Mato Grosso do Sul abrigou o SULMaSSP, o Encontro Estratégico da Segurança Pública do Sul do Brasil. Pela primeira vez realizado em solo sul-mato-grossense, o evento reuniu representantes das forças de Segurança Pública dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O principal objetivo do encontro foi fortalecer a cooperação inter-estadual para combater crimes nas fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, bem como crimes que ocorrem nas divisas entre os estados participantes.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), juntamente com outros líderes das forças de segurança desses estados, marcou presença no evento. Também estiveram representadas as secretarias de Administração Penitenciária e Polícias Penais, Delegados-Gerais das Polícias Civis, Perícias Criminais e Centros Integrados de Comando e Controle.

Os tópicos de discussão durante os dois dias do evento incluíram o enfrentamento aos crimes nas fronteiras e divisas, com especial ênfase nos delitos rurais. Além disso, debates em câmaras temáticas foram programados para a sexta-feira, 29 de setembro, com a participação das forças policiais e dos Secretários de Segurança Pública. O objetivo principal dessas discussões é estabelecer uma cooperação sólida entre os estados envolvidos, visando à desarticulação das organizações criminosas e à promoção de maior segurança tanto nas áreas urbanas quanto rurais, incluindo fronteiras e a rota bioceânica.

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem duas pessoas em flagrante pelo crime de estelionato em Guarapuava 

Para o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, o SULMaSSP representa um marco significativo na nossa contínua busca por uma maior segurança nas fronteiras e divisas do Sul do Brasil, bem como para a comunidade. “Este evento nos permite unir forças e conhecimentos com nossos colegas de outros estados, fortalecendo nossa capacidade de enfrentar os desafios da segurança pública, na busca pela tranquilidade das nossas comunidades e no combate à ações criminosas”, declarou o Comandante-Geral da PMPR.

SOBRE O EVENTO – O SULMaSSP é uma iniciativa que envolve os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, através de suas respectivas Secretarias de Segurança Pública. O evento realizado em Campo Grande, MS, em setembro de 2023, marca o 3º Encontro Estratégico da Segurança Pública e é o primeiro a ocorrer no estado de Mato Grosso do Sul.

Este bloco, formado em março de 2023, atua de forma coordenada para ampliar e fortalecer a repressão a crimes transfronteiriços nas fronteiras com Paraguai, Bolívia e Brasil, bem como em divisas estaduais. A cooperação entre esses estados é baseada na integração operacional e de inteligência, resultando na desarticulação de organizações criminosas e no aprimoramento dos mecanismos de defesa social. As ações são conduzidas por meio das Polícias Civis, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Científicas, Polícias Penais e Centros Integrados de Comando e Controle desses estados.

Leia Também:  PCPR divulga imagens de suspeitos de roubos em Tibagi

A participação da PMPR no SULMaSSP representa um passo importante na construção de políticas de segurança pública e integração das forças de segurança, demonstrando o comprometimento da Polícia Militar paranaense com o trabalho conjunto, no combate ao crime e na proteção da comunidade.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Durante ação do BPTran, alta velocidade e nervosismo levam à apreensão de munições em carro de luxo no Batel

Published

on

By

Durante uma operação de trânsito no bairro Batel, em Curitiba, policiais da COTAMOTRAN flagraram um veículo de luxo trafegando em alta velocidade pela Avenida Bispo Dom José. A atitude suspeita motivou a abordagem da equipe, que, após revista pessoal no condutor — sem encontrar irregularidades — realizou buscas no interior do automóvel. Sob o banco do motorista, os policiais localizaram um carregador contendo oito munições de calibre .380, sendo sete intactas e uma picotada.

O motorista alegou desconhecer a origem do material, insinuando que poderia ter sido alvo de uma armação. Apesar da explicação, seu comportamento passou a chamar ainda mais atenção após receber voz de prisão: ele demonstrou nervosismo incomum e insistente preocupação com o aparelho celular, temendo que fosse desbloqueado pela equipe policial. O telefone, junto com o veículo, foi encaminhado à delegacia para averiguações.

O suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes, onde foram adotadas as medidas legais. O caso segue sob investigação para apurar a origem das munições e possíveis conexões com outros ilícitos. A ação reflete o trabalho atento e preventivo da COTAMOTRAN na fiscalização do trânsito e no reforço da segurança pública.

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem duas pessoas em flagrante pelo crime de estelionato em Guarapuava 

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença!

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA