NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná é escolhida pela ONU para sediar curso de capacitação de policiais para atuarem em missões de paz.

Publicado em

No período de 12 a 28 deste mês, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) sediou o Curso de Treinamento de Funções Específicas de Trabalho dos Policiais das Nações Unidas, o qual é destinado a capacitar agentes a serem instrutores de temas que são ministrados nos cursos de habilitação de policiais para integrarem as missões de paz. A solenidade de encerramento ocorreu ontem (28) no auditório do Hotel Bourbon, em Curitiba.

Promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), o curso traz matérias que compõem um rol de conhecimentos necessários para a formação do Policial das Nações Unidas, possuindo em sua grade curricular os seguintes temas: Mentoria; Monitoramento e Assessoramento policiais; Policiamento Orientado à Comunidade e Desenvolvimento e Construção de Capacidades Policiais. Ao concluírem, os participantes são qualificados como multiplicadores, os quais poderão ser convocados pela ONU para lecionarem nos cursos de capacitação de policiais em missões de paz, bem como difundir o aprendizado dentro de suas respectivas corporações.

É a primeira vez que um curso desta modalidade ocorre na América Latina, e a ideia de realizá-lo por aqui surgiu em 2022 enquanto a capitã Elaine Pereira Melere, oficial da PMPR, era aluna deste mesmo treinamento na Jordânia. Neste período, foi encarregada de produzir um estudo para verificar a possibilidade da realização deste curso no continente sul-americano, com o intuito de fomentar a participação desta região em questões policiais nas missões de paz das Nações Unidas, uma vez que ela era a única representante deste continente naquela turma.

Leia Também:  PCPR prende foragida por furto em Umuarama

“Fui encarregada de fazer um estudo para verificar a viabilidade da Polícia Militar do Paraná servir de sede para esse curso. Após diversas tratativas, conseguimos realizá-lo em nosso país. Sediar um evento das Nações Unidas demonstra que temos capacidade técnica e a confiança de uma organização internacional, além de contribuir para as questões de segurança mundial”, afirmou a capitã Melere.

O curso durou dezessete dias e formou vinte e um policiais oriundos da Argentina, África do Sul, Belize, Brasil, Canadá, Chile, Equador e Paraguay. Entre os cinco alunos brasileiros, haviam dois da PMPR, o capitão Bruno Ryuiti Nagata e a tenente Keyla Wosniak.

“Tive a oportunidade de aprender novas técnicas, transformações e conhecimentos que podem ser aplicados na PMPR. O curso ensina como podemos aproximar a comunidade e a polícia, por meio do desenvolvimento de planos de trabalho e etapas de implementação do policiamento comunitário”, destacou o capitão Nagata.

A tenente Wosniak, o explicou que “trata-se de um curso de treinamento para treinadores, que capacita nós alunos como multiplicadores de conhecimentos destinado ao ensino nos cursos de preparação de novos policiais que serão empregados em missões de paz, bem como, com o propósito de difundir estes ensinamentos dentro da nossa Corporação”.

Leia Também:  PCPR prende suspeito de estupro em menos de 24 horas após o crime

O Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer, que presidiu a solenidade, agradeceu às Nações Unidas pela chance de sediar o evento. “Como representante da PMPR e do Brasil, agradeço a oportunidade de sediar este evento tão grandioso. Saibam que o Brasil sempre envia seus melhores profissionais para as diversas missões de paz e agora os enviará ainda mais capacitados”

AUTORIDADES: Além do Subcomandante-Geral da PMPR, participaram da solenidade o Diretor do Curso, senhor Amod Gurung; o Diretor Adjunto do Curso, senhor Andrii Shevarikhin; o coronel Roberto Francisco Cardoso, Diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR, demais autoridades e os formandos.

Comunicação Social PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  PCPR apreende itens durante operação contra roubo de R$ 30 mil em joias em Santa Felicidade

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  PCPR prende homem em flagrante por posse ilegal de arma de fogo em Assaí

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA