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400 servidores participam de capacitação no novo sistema de gestão de recursos públicos

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A Secretaria estadual da Fazenda, por meio da Escola Fazendária do Paraná, deu nesta semana mais um passo no programa de formação e capacitação para a implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) do Estado. A ferramenta mais moderna será usada na execução do orçamento público estadual a partir de 1º de janeiro de 2024.

Ao longo dos últimos dias, o treinamento reuniu cerca de 400 servidores de vários órgãos e secretarias do Estado. O programa incluiu a demonstração da plataforma e de todas as suas novas funções por representantes da Logus Tecnologia, a empresa responsável pelo desenvolvimento da aplicação.

Após a fase expositiva da capacitação, os servidores dividiram-se em 20 salas onde puderam colocar em prática exercícios na nova plataforma, sob o acompanhamento de agentes multiplicadores e de representantes da desenvolvedora que estavam disponíveis para tirar eventuais dúvidas.

Hoje, o Siaf (Sistema Integrado de Finanças Públicas) é um sistema que oferece as informações da gestão financeira do Estado, mas não em tempo real. Já o Siafic melhora a disposição dessas informações. Em breve será possível acompanhar toda a movimentação financeira de forma praticamente instantânea, incluindo a atualização de demonstrativos fiscais (receita e despesa), execução de qualquer tipo de convênios e contratos, além da aplicação dos recursos, características que vão possibilitar maior controle dos gastos públicos por parte da população.

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“O Siafic é um sistema de grande importância para a administração do Estado e demanda um esforço de capacitação intenso e desafiador, já que envolve um número expressivo de usuários. Por isso, a Efaz tem trabalhado para garantir a qualidade do Programa de Formação em Siafic, para que não apenas todos os usuários sejam alcançados, mas que também o conhecimento sobre a plataforma seja disseminado e o conteúdo apreendido”, destaca Mário Brito, diretor da Escola Fazendária do Paraná.

Nos últimos meses, foram promovidas capacitações nas mais diversas áreas sobre aspectos fundamentais do Siafic. Elas incluíram aplicações sobre rotinas específicas a cada área na execução orçamentária, financeira e contábil, de modo que os servidores possam atuar com segurança e domínio da estrutura, legalidade e requisitos necessários.

Também foram abordados procedimentos sobre os padrões de interface do Siafic; conceitos contábeis e patrimoniais; organização, definição e fluxo de sistemas e cenários; além da composição dos relatórios e contabilidade.

Outras questões práticas treinadas no sistema abrangeram o cadastro de grupos e usuários, alteração de senhas, bloqueio de funcionalidades, configurações de segurança. Foram feitos também alinhamentos das funcionalidades relacionadas aos procedimentos recorrentes na Receita Estadual (cadastro de fontes, natureza da receita, regras de destinação, importação da receita), além de demonstrar e praticar transferências entre contas, transferências financeiras entre poderes, regras de conciliação, tipos de conciliação, cotas financeiras, entre outras operações.

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IMPLEMENTAÇÃO – Todos os órgãos vinculados ao Governo do Paraná e demais Poderes – Legislativo; Judiciário; Tribunal de Contas; Ministério Público e a Defensoria Pública – já começaram a trabalhar com Lei Orçamentária Anual (LOA) por meio do novo Siafic.

Com isso, os Núcleos Fazendários Setoriais, vinculados a cada órgão, inserem todo o planejamento orçamentário, alocação de despesas e demais rubricas dentro do novo sistema, que será usado na execução do orçamento público a partir de 1º de janeiro de 2024

PROFISCO – O Siafic faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II) e será uma ferramenta complementar de transparência, que aprimora a qualidade da aplicação dos recursos públicos. O foco é a integração dos sistemas da administração pública com os demais sistemas financeiros, com novas funcionalidades para avaliação do uso dos recursos ou a implantação de certificação digital.

Com ele será possível trabalhar em um “dashboard” – ou painel visual – personalizado para a administração financeira e contábil do Estado, o que vai agilizar a tomada de decisões, além de impactar na modernização da gestão do patrimônio público.

Fonte: Governo PR

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Paraná recebe 12 mil smartphones para iniciar projeto de inovação em escolas públicas

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O Governo do Paraná recebeu nesta sexta-feira (11) a doação de 12 mil smartphones da Receita Federal. Avaliados a preço de mercado em cerca de R$ 30 milhões, os equipamentos serão utilizados nas oficinas de programação e robótica do Programa CrIAção, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2025 pela Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (SEIA). A cerimônia de assinatura do termo de destinação aconteceu no Pavilhão Smart Agro da ExpoLondrina e contou com a participação da deputada federal Luisa Canziani.

A doação marca o primeiro passo para a implantação do programa, que tem como objetivo democratizar o acesso à tecnologia e fomentar a inovação em todos os 399 municípios do Estado. Os celulares serão utilizados por estudantes da rede pública em atividades pedagógicas ligadas à cultura digital, com foco na formação em programação, robótica educacional e inovação.

“Essa doação representa uma economia de R$ 30 milhões para os cofres públicos e um investimento direto no futuro dos nossos jovens. São equipamentos que vão permitir o início das atividades do CrIAção já nos próximos meses, ampliando o acesso à tecnologia em todo o Paraná”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

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Dos 12 mil aparelhos doados, 9 mil foram destinados pela unidade da Receita Federal em Maringá e outros 3 mil pela unidade de Londrina. Todos possuem o sistema operacional Android. A ação foi articulada pela SEIA com apoio da Superintendência da Receita Federal na 9ª Região Fiscal.

“São smartphones que entram no país de forma irregular, sem pagamentos de tributos. Esses celulares iriam competir no mercado com comerciantes que pagam seus impostos em dia. Nós buscamos não apenas apreender, mas buscar um destino nobre para as apreensões”, afirma o auditor-fiscal e delegado da Receita Federal em Maringá, Marcos Wanderley de Souza.

O projeto CrIAção faz parte do Pacto pela Inovação, política estadual que integra ações de fomento à ciência, tecnologia e empreendedorismo em todas as regiões do Estado. A iniciativa prevê a criação de Centros Municipais de Inovação com infraestrutura física e tecnológica, além da capacitação de professores em parceria com universidades e instituições técnicas.

A expectativa é de que mais de 35 mil alunos sejam capacitados até 2026, com a implementação de trilhas formativas em todos os níveis da educação básica. O projeto também deve estimular o surgimento de projetos estudantis voltados à solução de problemas locais, promovendo a inclusão digital e o fortalecimento da rede estadual de inovação.

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O CrIAção será desenvolvido pela SEIA, em parceria com as secretarias da Educação (Seed), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), além da Fundação Araucária. Ele será implantado em três etapas, conforme o nível de ensino.

Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental terão contato com programação por meio de plataformas como Scratch e OctoStudio. No Ensino Fundamental II, as escolas vão oferecer oficinas de robótica com kits de Arduino e Micro:bit. Já no Ensino Médio, os estudantes contarão com laboratórios maker, com impressoras 3D, cortadoras a laser e projetos integrados ao currículo.

Cada município vai contar com um Agente Municipal de Inovação, que será capacitado e responsável por promover a implementação do programa localmente. Além disso, será estruturado um Centro de Inovação em cada cidade, com equipamentos voltados à aprendizagem tecnológica. Serão distribuídos 2 mil kits de robótica, 12 mil celulares para uso nas aulas de programação, impressoras 3D e outros equipamentos de fabricação digital.

Fonte: Governo PR

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