NOVA AURORA

PARANÁ

Patrimônio do Norte do Paraná, UENP celebra aniversário de 17 anos com 3.799 alunos

Publicado em

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) comemora nesta quinta-feira, 28 de setembro, o aniversário de 17 anos. Desde que foi instituída em 2006, a partir da fusão de cinco faculdades isoladas de Bandeirantes, de Cornélio Procópio e de Jacarezinho, a universidade tem construído um legado de qualidade no ensino superior, o que a levou a se tornar referência em Ensino, Pesquisa e Extensão na região Norte do Paraná. Atualmente, a UENP conta com 3.799 alunos matriculados em seus 27 cursos de graduação.

“Comemorar mais um ano é também olhar para trás e refletir sobre o que a UENP passou a representar ao longo de sua jornada. São 17 anos de lutas e conquistas que, certamente, nos motivam a buscar, cada vez mais, ampliar a nossa atuação para continuar como referência na nossa região, sem nos esquecermos das nossas raízes e do que nos trouxe até aqui”, disse o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini.

A instituição, conforme destaca o vice-reitor, Ricardo Aparecido Campos, tem o compromisso com a formação de profissionais qualificados. “Para além da formação acadêmica, temos o compromisso de contribuir para a formação humana de nossos estudantes”, acentua. Durante o curso, os alunos da UENP têm a oportunidade de desenvolver projetos de ensino, como o Programa Institucional de Iniciação à Docência, o Programa Residência Pedagógica e o Programa de Formação Estudante Empreendedor, que, atualmente, ofertam 462 bolsas para estudantes da graduação.

Leia Também:  Ano começa com grandes eventos do esporte no Paraná e promete muita adrenalina

Além dos programas e projetos de ensino, a UENP tem buscado, ano a ano, fortalecer as relações com a comunidade por meio dos projetos de Extensão e Cultura. Essas ações da universidade buscam envolver estudantes e professores, unindo a prática à teoria para agregar maior conhecimento aos alunos, bem como beneficiar diretamente a comunidade. São mais de 100 programas e projetos em execução atualmente.

Ações referentes à pós-graduação também ganharam destaque nos últimos anos. Somente em 2023, a UENP teve duas grandes conquistas: o Mestrado em Enfermagem e o Doutorado em Ensino. Além dos novos programas, a UENP possui também os Programas de Pós-Graduação em Agronomia; Ensino; Ciência Jurídica; Educação; Ciências do Movimento Humano e em Letras. Atualmente, a UENP conta com 628 alunos matriculados nos cursos de pós-graduação, entre especializações, mestrados e doutorados, com uma oferta de 39 bolsas.

A qualidade alcançada pela UENP se dá também pela atuação dos docentes. De acordo com o último levantamento de setembro de 2023, a universidade conta com 421 docentes, dos quais 257 são doutores, 93 mestres, 49 com estágio pós-doutoral, 21 especialistas e um graduado. A UENP também tem um total de 240 servidores, entre agentes universitários efetivos e comissionados.

Leia Também:  Resultado final de licitação confirma obra do novo Trevo do Catuaí, em Maringá

Nesses 17 anos, a UENP conquistou importante destaque em rankings nacionais e internacionais. Hoje, figura como uma das melhores instituições da América Latina, segundo o Latin American University Rankings 2023.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Fazenda divulga calendário do IPVA 2023 e disponibiliza mais opções para pagamento

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Resultado final de licitação confirma obra do novo Trevo do Catuaí, em Maringá

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA