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Empresas antecipam migração para o mercado livre de energia e economizam até 35%

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Pequenas e médias empresas do Paraná já começaram a migrar para o mercado livre de energia e garantir economia de até 35%. A informação foi divulgada nesta quarta (27) pelo diretor da Copel Mercado Livre, subsidiária de comercialização da Copel, Moacir Bertol, durante o Fórum Lide Paraná de Energia, realizado em Curitiba.

Recentemente a empresa assinou um contrato para fornecer energia às unidades consumidoras de uma concessionária de veículos da capital. O primeiro consumidor nesta modalidade, no entanto, foi um hotel de Londrina. De um modo geral, podem economizar com o mercado livre consumidores cuja conta de energia seja de cerca de R$ 7 mil.

“Ao migrar para o mercado livre de energia, pequenas e médias empresas, como farmácias, salões de beleza, postos de gasolina e padarias, dentre outros, podem economizar mais de um terço dos gastos com energia”, explica Bertol. Essa modalidade de contratação permite que os consumidores escolham de quem comprar energia, negociem prazos e fechem contratos com preços pré-definidos, o que possibilita planejar o custo com energia antecipadamente e se proteger das oscilações do preço do insumo no curto prazo.

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Até agora, o mercado livre de energia era limitado a consumidores que contratavam, no mínimo, 500 kW de demanda. Com a publicação da Portaria Normativa nº 50 do Ministério de Minas e Energia, a partir de 2024 todos os consumidores atendidos em alta tensão (que fazem parte do chamado “grupo A”) poderão migrar para o mercado livre. Embora a nova regra passe a valer a partir de janeiro do próximo ano, as empresas já podem formalizar a migração e antecipar a garantia de desconto, uma vez que há um prazo legal para a mudança.

No Paraná, 12,8 mil consumidores serão beneficiados e poderão participar do ambiente de contratação livre como “consumidores varejistas”. Nesse formato, toda a gestão junto à Câmara de Comercialização de Energia – requisito para fazer a migração – é feita pela Copel Mercado Livre, o que facilita a vida do cliente.

FÓRUM LIDE PARANÁ – As informações sobre o mercado livre de energia foram divulgadas durante o Fórum Lide Paraná de Energia, evento organizado pelo grupo Lide Paraná para debater os principais desafios do mercado deste setor. Com a participação de especialistas e lideranças nesta área, a iniciativa promoveu reflexões sobre temas como a transição energética e a descarbonização, a importância da energia para o setor produtivo, e o uso de novas tecnologias no segmento.

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Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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