NOVA AURORA

PARANÁ

Ideathon Paraná: estão abertas as inscrições da maratona destinada a estudantes

Publicado em

O Governo do Paraná promove entre os dias 16 e 18 de outubro o Ideathon Paraná 2023, a maior maratona de inovação do Estado, voltada para estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, e do 1º e 2º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. As inscrições estão abertas.

Coordenado pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), o evento tem a parceria com a Fundação Araucária, Sebrae, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR) e prefeituras.

A edição deste ano tem como tema Cidades Inteligentes, que visa desenvolver soluções para tornar as cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis. A maratona acontece de forma simultânea em 14 cidades: Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

As inscrições são gratuitas e vão até 8 de outubro. Os estudantes devem preencher a ficha de inscrição na página oficial do Ideathon Paraná 2023. Mais informações, como regulamento e dinâmica completa do Ideathon Paraná 2023 também estão disponíveis no site da Secretaria da Inovação.

CATEGORIAS – São duas categorias diferentes: a primeira é para alunos do 6º, 7º e 8º ano Ensino Fundamental II. Já a segunda categoria é para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Cada grupo deverá ter de 3 a 5 participantes. O limite de inscrições é de 200 vagas por cidade, sendo 100 para cada categoria. No total, serão 3.000 alunos participando, com a escolha de vencedores em cada município. Ao final da maratona serão escolhidos os grupos campeões estaduais, sendo um de cada categoria.

Leia Também:  Obras de revitalização da orla de Matinhos alcançam 94,21% no mês de maio

Por ser um ideathon, os estudantes devem desenvolver e apresentar ideias originais nos dias da maratona, sem necessidade de programação da solução como acontece em um hackathon. O objetivo do ideathon é promover a imersão dos alunos em um ambiente propício ao desenvolvimento de novas ideias e o estímulo às habilidades de liderança, autonomia, criatividade e empreendedorismo.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, destaca que o Ideathon Paraná 2023 está sendo realizado para promover a cultura da inovação na educação. “A iniciativa representa um marco significativo em nossa busca por uma educação voltada para a inovação e o desenvolvimento sustentável. As ‘Cidades Inteligentes’ são o nosso desafio, e confiamos na criatividade e no potencial dos estudantes para gerar ideias que tornem as cidades mais conectadas e eficientes. Este é um momento para inspirar a criatividade da juventude”, afirma Rangel.

TEMA  Cidades Inteligentes são aquelas que utilizam tecnologias para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e promover o desenvolvimento sustentável. Elas podem utilizar tecnologias para melhorar a mobilidade urbana, a segurança pública, a gestão de recursos naturais, a saúde pública e outros serviços.

Leia Também:  Polícia Militar reforça segurança na volta às aulas em todo o Estado

IDEATHON – Ideathon é um evento de colaboração que reúne pessoas criativas com o objetivo de gerar ideias inovadoras e soluções para desafios específicos. Durante um ideathon, os participantes trabalham em equipes, geralmente por um período limitado de tempo, para desenvolver e apresentar suas ideias de maneira rápida e eficiente. Esses eventos podem abranger uma ampla gama de temas, desde tecnologia e empreendedorismo até questões sociais e ambientais, promovendo a criatividade e o pensamento crítico.

Confira o cronograma do Ideathon 2023

Dia 16 de outubro

14h às 18h: abertura, credenciamento, orientações da dinâmica e montagem das equipes

Dia 17 de outubro

13h às 18h: maratona de Ideathon nos locais determinados de cada município.

Dia 18 de outubro

Início às 13h: apresentação dos projetos, divulgação dos vencedores municipais e encerramento presencial do evento.

Dia 19 de outubro

Divulgação online do vencedor estadual de cada categoria

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Com grandes obras, PRC-280 será revitalizada em concreto de Palmas a Pato Branco

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Paraná reforça posição como polo criativo e sediará conferência da Anprotec

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA