PARANÁ
Tecpar lança programa que certifica projetos e empresas para redução de carbono
Publicado em
21 de setembro de 2023por
Itajuba TadeuO Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) lançou um programa para apoiar empresas interessadas na validação e verificação de projetos e inventários de carbono e de gases de efeito estufa. Por meio do programa, o Tecpar Certificação avalia a metodologia utilizada na elaboração de projetos que mensuram a emissão, redução e remoção de carbono, e atesta se ela foi aplicada corretamente. O primeiro certificado emitido pelo programa foi entregue nesta quinta-feira (21) para o Instituto Neocarbon, sediado em Joinville (SC).
O programa exclusivo foi desenvolvido pela equipe técnica do Tecpar Certificação e segue uma série de procedimentos embasados em normas e literaturas de referência, como a NBR ISO 14065:2015, que trata dos requisitos para organismos de validação e verificação de gases de efeito estufa.
Além de validar as metodologias utilizadas por empresas e consultorias especializadas, o programa atende clientes que definiram uma maneira própria de quantificar a emissão e o estoque de carbono, sem a participação de intermediários.
“Seja nos inventários, que quantificam o estoque de carbono de uma propriedade, ou nos projetos florestais de carbono, que propõem ações e mecanismos para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, é necessário que a metodologia utilizada seja validada ou verificada por um órgão competente. Essa é atuação do Tecpar, que entra como uma terceira parte, para fazer essas validações de forma imparcial”, explica o gerente do Tecpar Certificação, Fábio Corrales.
MERCADO DE CARBONO – Os créditos de carbono permitem que as empresas reduzam sua pegada de carbono e se tornem mais sustentáveis. Eles podem ser negociados por meio de compra e venda, conforme a necessidade da empresa. Atualmente, existem o mercado de crédito de carbono vinculado ao ONU, que é o mercado regulado, e também o mercado voluntário.
“A nossa proposta é atender esse mercado voluntário, já que os critérios da ONU são muito restritivos e exigem um outro nível de investimento. Além disso, a validação feita pelo Tecpar facilita a negociação no mercado de carbono, já que ela só pode ser feita se metodologia utilizada no projetou ou inventário for validada ou verificada”, destaca Corrales.
A operacionalização pelo Tecpar, em parceria com outras instituições, de um novo programa de certificação com foco na redução de emissão de gases de efeito estufa está no Plano do Governo do Estado. A ideia do novo programa é que sejam certificadas áreas que promovam a remoção de carbono das florestas nativas e cultivadas outras que possibilitem a redução de carbono por meio de boas práticas de plantio.
- No Dia da Árvore, Estado completa meta de mil nascentes de água protegidas
- Com plantio de 8,5 milhões de mudas desde 2019, governo reforça áreas verdes do Paraná
NEOCARBON – Fundado em 2019, o Instituto Neocarbon é uma entidade sem fins lucrativos que atua no registro de projetos de carbono e de pagamento por serviço ambiental no Brasil. Em 2021, implantou uma plataforma digital CarbonPlat e se tornou a primeira empresa brasileira a fazer esse tipo de registro de projetos de carbono e pagamento por serviços ambientais (PSA), principalmente de pequenas propriedades rurais, sendo este seu grande diferencial de mercado.
A metodologia desenvolvida pelo Instituto Neocarbon segue protocolos internacionais para a geração de crédito de carbono, a partir de ferramentas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), da ONU, e da legislação brasileira para florestas. Qualquer empresa privada, proprietário rural ou pessoa física pode utilizar essa metodologia para fazer projetos de carbono e publicar os resultados na plataforma de registro Carbonplat, que tem acesso aberto.
No entanto, após a conclusão o projeto deve passar pelo processo de auditoria, em que todos os cálculos são revistos por uma instituição independente, chamada de verificador ou validador de terceira parte.
Segundo Patrícia de Luca Lima Greff, presidente do Instituto NeoCarbon, ao buscar uma empresa para realizar as auditorias dos projetos que usam a metodologia da instituição, a escolha foi muito rígida. “Buscamos por uma empresa com alta qualidade, renomada e extremamente transparente. Eu entrei no site do Clean Development Mechanism (CDM), da ONU, onde constam as empresas com processo de acreditação em andamento como validadoras e verificadoras e o Tecpar estava lá. Eu fiquei muito feliz, porque sou paranaense, e falei: está tão perto daqui, por que estou indo procurar do outro lado do mundo?”, afirmou.
A parceria iniciou com um projeto-piloto realizado em uma propriedade no Mato Grosso. As auditoras do Tecpar foram ao local, verificaram a propriedade, os projetos que estavam sendo desenvolvidos, e fizeram a medição do inventário florestal. “Elas foram muito profissionais em todo o desenvolvimento da auditoria, bem minuciosas nas análises tanto em campo e de relatório, tiveram postura, qualidade e, principalmente, foram imparciais e pontuais, o que é muito importante”, disse Patrícia.
Para ela, a certificação dos projetos pela Tecpar agregou muito valor ao trabalho realizado pelo Instituto Neocarbon, principalmente na questão de qualidade e transparência internacional. Até o final do ano, existem mais oito projetos para serem auditados. “O fato de o Tecpar ser uma empresa pública dá mais credibilidade aos projetos que utilizam a nossa metodologia, principalmente, porque eles são acreditados ou verificados por uma empresa com know-how e com profissionais de fora da empresa, que não têm nenhum interesse particular. Isso é muito importante”, salientou.
- Estado investe R$ 13,6 milhões na construção de barracões industriais de coleta seletiva
- Estado amplia credenciamento a ambientes de inovação para facilitar investimentos na área
ETAPAS – O processo de certificação é feito em três etapas: análise documental, visita técnica e recálculo. Na primeira etapa, o objetivo é verificar se há condições de seguir com o processo e se há evidências de que tudo está sendo feito da forma correta. Na visita in loco, os técnicos analisam como o inventário ou projeto foi realizado.
Em seguida, com os dados fornecidos pelo cliente, é hora de refazer os cálculos e conferir na literatura se o que foi realizado está coerente para aquela área e tipo de vegetação e verificar se a quantificação do carbono que foi estocado ou que deixou de ser emitido, está de acordo com o que a metodologia prevê. Se houver alguma inconsistência ou irregularidade, o cliente recebe um relatório com apontamentos e áreas de preocupação, e tem o prazo de 30 dias para ajustar a informação. Por fim, o Tecpar Certificação valida se a metodologia foi aplicada de forma correta ou não.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
Published
3 horas agoon
12 de abril de 2025By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.
O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.
Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.
Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.
- Com avanços no saneamento, mortalidade infantil cai até 5,9% no Paraná, aponta estudo
- Sanepar investe em solução inovadora para monitorar ruídos e detectar vazamentos de água
ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.
CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.
Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.
Serviço:
Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:
Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo
Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva
Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163
Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua
Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru
Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos
Fonte: Governo PR

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Produtores cobram ações contra invasões e pedem mais segurança

Inovação rural ganha espaço no South Summit e aponta caminhos para o agro

Colheita avança, mas clima afeta desempenho da safra de grãos

Guerra tarifária entre China e Estados Unidos impulsiona exportações brasileiras
PARANÁ


Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento...


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril
Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....
ENTRETENIMENTO


Luciana Gimenez surge de lentes claras em evento e arrasa: ‘Primeiro após cirurgia’
Luciana Gimenez, de 55 anos, foi clicada durante um evento em São Paulo nesta sexta-feira (11), usando lentes de contato...


Rafael Cardoso exibe transformação corporal e impressiona: ‘Que shape!’
O ator Rafael Cardoso, de 39 anos, chocou seus seguidores no Instagram, nesta sexta-feira (11), ao compartilhar várias fotos de antes...


Filha do sertanejo Leandro, Lyandra Costa, se emociona em chá de bebê: ‘Caiu no choro’
A médica Lyandra Costa, de 29 anos, filha do saudoso sertanejo Leandro (1961-1998), que fazia dupla com o irmão Leonardo, de 61 anos,...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Preços dos ovos fecham março em queda, mas carne de frango sobe