NOVA AURORA

PARANÁ

Maior evento de infraestrutura de transportes do País acontece em Foz do Iguaçu

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em parceria com a Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) e a Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), realiza em Foz do Iguaçu esta semana o 25º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor) e 48ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv), considerado o maior evento de infraestrutura de transportes do Brasil.

A abertura do Enacor/RAPv acontece às 19h30 desta terça-feira (19), mas outras atividades já acontecem ao longo do dia, incluindo grupos de trabalho e assembleia geral da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER), seis minicursos e o I Fórum Nacional sobre Gestão de Faixa de Domínio e Desapropriações.

Na quarta-feira (20), às 9h15, o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, realiza a primeira palestra do Enacor/RAPv, com o tema “Obras de Infraestrutura no Estado do Paraná nos últimos anos”. Ao todo serão 26 palestras, três mesas-redondas, apresentados 129 trabalhos técnicos-científicos e estudos de caso, realizados grupos de trabalho e reuniões, e lançados livros. As atividades vão até sexta-feira (22), com encerramento às 12h30. A programação pode ser verificada no portal do evento.

Leia Também:  Parte do Museu de Ciências Forenses, ex-necrotério já recebeu 2,7 mil visitantes

São aguardadas cerca de 1,5 mil pessoas, entre profissionais da área, pesquisadores e estudantes de engenharia.

Participam do encontro grandes empresas, órgãos públicos, organizações e associações, como a Itaipu Binacional, Petrobras, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), governo federal, Marvitec, Mútua, Sinasc Sinalização Viária, Strata Engenharia, CBB Asfaltos, Greca Asfaltos, Infratest, Stratura Asfaltos, DM Refletivos, Softplan, Traçado, Avery Dennison, Betunel, Bandeirantes Sinais, Sinalisa Segurança Viária, Indutil Tintas, 3M do Brasil, ACO Brasil, Base Forte, Betar, E-Vias, Geobrugg, Grupo GTO, Huawei, Lisy, Maccaferri, Owntec, Pavesys, Shempo, TPF Engenharia, Grupo SOS DOCS, Technomast, Ramm Química, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Aminocap Química, Huesker, Waybor, Renovaurb, MTS, entre outras.

As inscrições estão encerradas, mas interessados podem verificar a disponibilidade de vagas remanescentes diretamente no local onde o evento acontece, no Hotel Rafain. A participação é gratuita.

EXPOSITORES – Simultaneamente ao o 25º Enacor e 48ª RAPv, é realizada a 4ª ExpoEnacor, com estantes de expositores que participam do evento apresentando suas atividades e produtos, uma oportunidade para interação entre profissionais, empresas e entidades da área.

Leia Também:  Em 15 dias, Curitiba bate média histórica de chuva para todo o mês de julho

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

PCPR deflagra operação para prender criminosos que se passavam por policiais

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10) para cumprir 14 mandados judiciais contra membros de uma organização criminosa envolvida em homicídios registrados em Curitiba. Os alvos também são investigados por se passarem por policiais durante os crimes. A ação ocorre simultaneamente na Capital e em Colombo e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana.

Ao todo, 80 policiais civis cumprem 11 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária. A operação conta com o apoio aéreo de um helicóptero da PCPR e o auxílio de cães de faro para reforçar a eficácia das diligências.

As ordens judiciais são resultado de uma investigação de alta complexidade, conduzida ao longo de dois anos, que identificou a atuação do grupo criminoso em uma série de assassinatos ocorridos na região do bairro Abranches, entre 2022 e 2025.

Conforme apurado, os criminosos usavam roupas que simulavam fardamento policial, balaclavas e armamento pesado para praticar os delitos. Em alguns casos, sequestravam, agrediam e torturavam as vítimas antes de executá-las com extrema violência.

Leia Também:  Parte do Museu de Ciências Forenses, ex-necrotério já recebeu 2,7 mil visitantes

“Estamos agindo para desmantelar e responsabilizar esse grupo criminoso, impedir novos crimes e proteger as pessoas impactadas por essas atividades criminosas. Essa ação é fundamental para fortalecer a segurança na região”, afirmou a delegada Magda Marina Hofstaetter.

Entre os crimes atribuídos ao grupo, está o duplo homicídio registrado em janeiro de 2022 em um lava-car na Rodovia dos Minérios. Quatro homens encapuzados e vestidos como policiais desceram de um veículo e efetuaram diversos disparos contra duas vítimas.

Outro caso ocorreu em maio de 2023, quando um homem de 32 anos foi perseguido e morto com mais de 40 tiros por três suspeitos armados. Já em outubro de 2024, outro assassinato foi registrado no mesmo bairro: a vítima foi executada com mais de 10 disparos na frente de um supermercado.

O crime mais recente foi em 8 de março deste ano. Um homem que caminhava pela rua foi morto a tiros por um indivíduo que fugiu logo após o ataque.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA