NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos de Aventura e Natureza chegam às praias de água doce e Maringá nesta semana

Publicado em

A partir do próximo dia 22, os Jogos de Aventura e Natureza (JANS) vão agitar a região dos Corredores das Águas, no Noroeste do Estado. O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte (SEES), com o apoio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e Secretaria de Cultura, além dos municípios e das federações esportivas de cada modalidade. Serão 47 ações acontecendo até 1º de outubro em Marialva, Marilena, Maringá, Nova Londrina, Paranavaí, Porto Rico, São Pedro do Paraná e Terra Rica.

Os Jogos de Aventura e Natureza unem prática esportiva, turismo e natureza em um evento itinerante, proporcionando grandes benefícios à população dos municípios-sede e à economia do Estado. É uma iniciativa pioneira no Brasil.

As novidades dessa etapa são a inclusão da modalidade de enduro a pé, apresentações de wheeling em todos os municípios participantes, revoadas de balão e, pela primeira vez, uma prova de natação em águas abertas realizada fora do Litoral. 

A programação do evento conta com oficinas, apresentações e competições nas modalidades de bmx freestyle, beach tennis, stand up paddle, vôlei de praia, pesca embarcada, futevôlei, cross country, cross games, punhobol, patinação velocidade, estilingue, baseball kids, escalada, skate, futsal, teqball, flag football, paraquedismo, kart, handebol de areia, passeio ciclístico, basquete 3×3 e voo livre. 

Outra atração serão os Jogos Indígenas, nos quais atletas de diferentes etnias participam de uma série de competições tradicionais, celebrando suas culturas e fortalecendo os laços entre as comunidades. Nesta etapa são esperados mais de 400 pessoas de várias aldeias da região. Os jogos acontecem na Universidade Estadual de Maringá (UEM) nos dias 23 e 24 de setembro. Todas as atrações são gratuitas.

O Noroeste também receberá o Festival da Família, evento festivo que leva integração entre pessoas de todas as idades com atividades esportivas e culturais, também marcado pela iniciação esportiva. Ele acontece nos dias 23 e 24 de setembro, na Praça da Catedral de Maringá.

“Esse é um evento para quem gosta de esportes, de aventura e de estar em contato com a natureza. Teremos mais de 30 modalidades esportivas e várias novidades na região Noroeste. Estamos muito animados para receber mais de 3 mil pessoas no período de duas semanas, incluindo competidores de todo o País”, disse o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

Leia Também:  Equipamentos culturais do Estado preparam programação do Mês da Consciência Negra

Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento da SEES, Tiago Campos, a etapa Corredores das Águas promete integrar modalidades de terra, ar e água. “Teremos muitas atividades esportivas, físicas, recreativas e culturais para pessoas de todas as idades acontecendo durante as próximas semanas. Os destaques desta etapa ficam para o balonismo, paraquedismo, parapente e também para a competição de águas abertas em água doce”, explicou.

JOGOS – Os Jogos de Aventura e Natureza já passaram pela região de Londrina e Litoral (Festival de Inverno). Após o Corredor das Águas, os JANs chegam a Angra Doce (outubro), que reúne Siqueira Campos, Jacarezinho, Carlópolis, Ribeirão Claro, Tomazina e Tibagi.

Confira a programação de cada cidade:

Maringá

Festival da Família: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2

Jogos Indígenas: 23 e 24, às 9h – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Av. Colombo, 5790 – Zona 7

Copa TCL Cross Country: 24, às 8h – Distrito Floriano, Av. Antônio Santiago Gualda, ao lado da horta comunitário 

Wheeling: 24, às 19h – Estacionamento da Vila Olímpica, Av. Colombo – Zona 7

Crossgames: 23, às 7h – Estacionamento da Vila Olímpica, Av. Colombo – Zona 7

Punhobol: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2

Patinação de velocidade: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2

Estilingue: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2

Baseball kids: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2

Paredão de escalada: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2

Maratoninha: 23, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2

Balonismo: 23 e 24, às 9h – Praça da Catedral – Zona 2

Skate: 23 e 24, às 9h – Vila Olímpica, Av. Duque de Caxias, 1368 – Zona 7

Punhobol: 25 a 29, às 9h – Escolas públicas

Mano a mano X1: 30/09 a 01/10, às 9h – Centro Esportivo Municipal Miosotis, Rua Hermínio Girardi, Conjunto Habitacional Hermann Moraes Barros

Teqball: 30/09 a 01/10, às 9h – Centro Esportivo Municipal Miosotis, Rua Hermínio Girardi, Conjunto Habitacional Hermann Moraes Barros

BMX Freestyle: 29/09 a 01/10 – CT BMX Freestyle, Rua Policial M. Dulci Juvêncio, 382 – Conjunto Habitacional Requião 

Leia Também:  Pesquisas do Paraná apontam como clima e queimadas impactam a biodiversidade

Futevôlei: 23 a 24, às 9h – Arena Volpato, Rua Pioneiro Carlos Bulla, 571 – Jardim Paraíso

Marialva

BMX Freestyle: 26, às 19h – Av. Rui Barbosa – Jardim Macente  

Encontro de veteranos do motocross: 30/09 e 01/10, às 9h – Av. Cristóvão Colombo, 87 – Jardim Jaguaruna

Wheeling: 29, às 19h – Av. Rui Barbosa – Jardim Macente, ao lado da Paróquia

Marilena

Stand up paddle: 23 e 24, às 9h – Porto Maringá

Enduro a pé: 24, às 11h – Porto Maringá

Wheeling: 25, às 19h – Rua Ivaí, em frente a Praça Henrique Palma

Nova Londrina

Wheeling: 28, às 19h – Av. Brasil, 821

BMX Freestyle: 29, às 19h – Av. Brasil, 821

Paranavaí

Wheeling: 26, às 19h – Local a definir

BMX Freestyle: 27, às 19h – Local a definir

Paraquedismo: 22 a 24, às 8h – Aeroporto, Rua Vereador Fued Abdala Tapxure, 836 – Jardim São Jorge

Kart: 23, às 9h – Kartódromo, Av. Gabriel Esperidião – Zona 5

Vôlei de praia: 22 a 24, às 8h – Praça dos Pioneiros, Rua Manoel Ribas, 1643-1745 – Centro 

Beach tennis: 29/09 a 01/10 às 8h – Soccer Beach, Rua Santa Catarina, 3365 – Jardim Ouro Branco

Porto Rico

Wheeling: 27, às 19h – Av., Beira Rio, 343

Handebol de areia: 30/09 a 01/10, às 8h – Riviera Complexo Esportivo, Av. Central Sul

Stand up paddle: 28 e 29, às 9h – Trapiche, Av. Beira Rio, 343-173

BMX Freestyle: 28, às 19h – Av. Beira Rio, 343

São Pedro do Paraná

Passeio ciclístico: 23, às 17h – Prainha de Porto São José, Av. Paraná – Centro

Águas Abertas: 01/10 às 7h – Prainha de Porto São José, Av. Paraná – Centro

Wheeling: 23, às 19h – Prainha de Porto São José, Av. Paraná – Centro

Stand up paddle: 30/09 e 01/10, às 9h – Prainha de Porto São José, Av. Paraná – Centro

Terra Rica

Beach tennis: 23 e 24, às 9h – Local a definir

Wheeling: 25, às 19h – Local a definir

Basquete 3×3: 23 e 24, às 8h – Ginásio Municipal Solettão, Rua Luis Marques do Nascimento, 1734-1844

Voo livre: 30/09 e 01/10, às 8h – Três Morrinhos, PR-180

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Em um ano, Patrulha Rural registra aumento de 300% nas apreensões de armas no Paraná

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Equipamentos culturais do Estado preparam programação do Mês da Consciência Negra

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA