NOVA AURORA

PARANÁ

Novo helicóptero do Projeto Falcão ajuda a recuperar carro roubado na RMC

Publicado em

O uso de aeronaves que utilizam tecnologias de última geração já se mostra efetivo no combate ao crime no Paraná. O emprego de um dos novos helicópteros do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que faz parte do Projeto Falcão, prestou apoio durante acompanhamento tático de veículo com alerta de roubo no estado de São Paulo. A ação ocorreu nesta semana na Avenida Comendador Franco, sentido BR-376.

Na ação do 20º e 17º Batalhões da Polícia Militar (MPM), diversas equipes atuaram no acompanhamento do veículo que seguia em alta velocidade pela via conhecida como Avenida das Torres.

Já na altura do município de São José dos Pinhais, o condutor, ao tentar despistar as equipes policiais, saiu do carro e fugiu a pé por uma área residencial, mas foi localizado com o uso da  tecnologia embarcada da aeronave Falcão, que indicou a localização do suspeito às equipes em terra. Ela conta com câmeras de alta precisão, dispositivos de visão noturna e monitoramento térmico

Leia Também:  Ceasa Curitiba imuniza trabalhadores contra Covid-19 e gripe nesta quarta-feira

Houve confronto com os policiais. Um homem morreu e um menor de idade foi apreendido. O veículo foi recuperado.

REFORÇO – Nesta sexta-feira (15), em Cascavel, durante a formatura de 319 novos soldados da PM, um dos helicópteros recém-entregues do Projeto Falcão foi apresentado aos novos policiais. A aeronave, modelo Robinson 66, também é equipada com tecnologias de última geração para suporte aéreo, incluindo também câmeras de alta precisão, dispositivos de visão noturna e monitoramento térmico. Ela já está sendo usada na região desde agosto, atuando nas áreas de fronteira, inibindo e combatendo o tráfico de drogas e o contrabando.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Consumo de energia cresceu 10% no quarto trimestre de 2023 no Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Unicentro abre processo seletivo para contratar 69 professores colaboradores

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA